Princípio ativo: levonorgestrelPostinor Uno

Laboratório

Aché

Apresentação de Postinor Uno

Comprimido contendo 1,5 mg de levonorgestrel.

Postinor Uno – Indicações

Postinor Uno é um contraceptivo de emergência, a base de levonorgestrel, que pode ser usado para evitar a gravidez após um coito sem proteção por método anticoncepcional, ou quando há falha conhecida ou suspeita do método contraceptivo empregado. Como um contraceptivo de emergência, Postinor Uno é indicado: quando nenhum método contraceptivo foi usado; quando um método contraceptivo possa ter falhado, incluindo: ruptura, deslizamento ou emprego incorreto da camisinha; desalojamento, rompimento ou remoção antecipada do diafragma ou do tampão; falha na interrupção do coito (por ex.: ejaculação na vagina ou na genitália externa); cálculo incorreto do método periódico de abstinência; expulsão do DIU e pílulas contraceptivas orais regulares tomadas de forma inadequada em um ciclo; em casos de estupro.

Contra-indicações de Postinor Uno

Postinor Uno não deve ser admnistrado em casos de gravidez confirmada ou suspeita. Este medicamento é contra-indicado para uso durante a gravidez. Pacientes com hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula. Situações em que haja ocorrência de sangramento genital anormal e de origem ainda não-esclarecida.

Advertências

Em pacientes portadoras ou com história de doenças hepáticas ativas ou tumores hepáticos; em doenças da vesícula biliar; carcinoma de mama, útero ou ovário; tromboflebite ativa ou doenças tromboembólicas, cardiopatia isquêmica, acidente vascular cerebral, trombose de retina, embolia pulmonar prévia; diátese hemorrágica; história prévia de hipertensão intracraniana idiopática, de gestação ectópica, de icterícia gravídica ou decorrente do uso de anticoncepcionais, Postinor Uno deve ser administrado após consideração cautelosa da relação risco/benefício. Outras condições que requerem observação cautelosa também, são: asma, doenças cardiovasculares severas, hipertensão, enxaqueca, epilepsia, doenças renais, diabetes mellitus, hiperlipidemias (hipertrigliceridemia, hipercolesterolemia) e história de estados depressivos severos. Em caso de atraso menstrual após a utilização de Postinor Uno deverá ser descartada a possibilidade de gravidez. Em caso de gravidez decorrente de falha da contracepção de emergência, recomenda-se exame complementar para avaliar a localização da gravidez. A possibilidade de gestação ectópica deverá ser afastada. Em usuárias de Postinor Uno que tenham atraso menstrual acompanhado de dor no baixo ventre, a possibilidade de gravidez ectópica deverá ser considerada. O tratamento não deve ser tardio já que a eficácia pode declinar se o mesmo for iniciado após as primeiras 24 horas. Postinor Uno é recomendado somente para as situações de emergência listadas acima (vide indicações); não sendo indicado para o uso rotineiro como contraceptivo. Postinor Uno não deve ser administrado e não terá eficácia caso haja vigência de gravidez. Em caso de suspeita de gravidez, recomenda-se o diagnóstico laboratorial antes da administração da medicação. A utilização de Postinor Uno não auxilia na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Uso na gravidez de Postinor Uno

As pílulas contraceptivas de emergência não devem ser administradas a uma mulher que tenha uma gravidez confirmada ou suspeita. O levonorgestrel é contra-indicado para uso em grávidas. Este medicamento causa malformação ao bebê se usado durante a gravidez. ESTE MEDICAMENTO CAUSA MALFORMAÇÃO AO BEBÊ SE USADO DURANTE A GRAVIDEZ. O levonorgestrel passa para o leite humano. O uso durante a lactação é contra-indicado nas primeiras seis semanas após o parto. Estudo em lactentes de usuárias portadoras de implantes de levonorgestrel não evidenciou alterações nos bebês. Entretanto, não foram estudados os efeitos sobre o lactente e sobre a lactação em usuárias de levonorgestrel no esquema posológico empregado para contracepção de emergência. Recomenda-se interrupção temporária da amamentação em caso de uso do Postinor Uno.

Interações medicamentosas de Postinor Uno

Algumas drogas podem acelerar o metabolismo de contraceptivos orais tomados concomitantemente. As drogas suspeitas de terem a capacidade de reduzir a eficácia dos contraceptivos orais incluem barbitúricos, fenitoína, fenilbutazona, rifampicina, ampicilina, griseofulvina, as tetraciclinas (tetraciclina, oxitetraciclina, doxiciclina, limeciclina ou minociclina), oxcarbazepina, carbamazepina, primidona e aminoglutetimida. Interação de levonorgestrel com varfarina foi relatada em usuária de anticoncepção de emergência. Sugere-se monitorizar a coagulação.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Postinor Uno

Os efeitos adversos mais comuns verificados durante estudos clínicos com emprego do levonorgestrel em dose única de 1,5 mg para contracepção de emergência foram: – Alterações no volume do fluxo ou na data esperada para o início do ciclo menstrual seguinte ao uso do Postinor Uno. Sangramento irregular ou sangramentos pontilhados podem acometer 15% a 31% das usuárias. Algumas mulheres podem experimentar pequenos sangramentos de escape após tomar Postinor Uno. A maioria das mulheres terão seu período menstrual seguinte ao uso do Postinor Uno na data esperada ou mais cedo. Os padrões de menstruação podem ser irregulares entre as mulheres que fizeram uso da medicação. A maioria das mulheres terá sua menstruação ocorrendo dentro do prazo previsto. Em 57% dos casos, a menstruação ocorrerá dentro de um intervalo de 2 dias em relação ao dia esperado. Em 5% dos casos, pode ocorrer atraso superior a 7 dias. Antecipação da menstruação também pode ocorrer. – Náusea: Pode ocorrer em cerca de 14% das mulheres tomando Postinor Uno; – Dor na parte inferior do abdômen (14%); – Fadiga (14%); – Tontura (10%); – Cefaléia (10%); – Sensibilidade dolorosa nos seios (8%); – Diarréia (4%); – Vômito (1%). Outras reações possíveis com uso de progestagênios são: aumento de peso; icterícia (ficar com pele, urina e escleróticas amareladas); elevação da pressão arterial, do colesterol, do açúcar do sangue.

Postinor Uno – Posologia

Este medicamento é para uso em dose única. Nos casos em que for indicado seu emprego, recomenda-se tomar 1 comprimido (1,5 mg de levonorgestrel), por via oral, o mais breve possível após o coito, não ultrapassando 72 horas (três dias).

Postinor Uno – Informações

O levonorgestrel apresenta vários metabólitos, sendo os principais, 3a,5b e 3a,5a-tetraidrolevonorgestrel, que são excretados principalmente pela urina e, em menor proporção, pelas fezes. Não está ainda determinado se seus metabólitos são biologicamente ativos ou não. O levonorgestrel radiomarcado penetra no leite materno. O mecanismo de ação do levonorgestrel quando usado na contracepção de emergência pode variar dependendo da fase do ciclo menstrual em que for utilizado. Sua ação pode se dar: inibindo ou retardando a ovulação; alterando a motilidade tubária e com isso dificultando a passagem do óvulo e/ou do espermatozóide; dificultando a penetração do espermatozóide no muco cervical. Não está totalmente elucidado se o medicamento pode ter ação após já ter ocorrido a fecundação. O levonorgestrel não exerce efeitos de interrupção sobre uma gravidez após a implantação da blástula no endométrio. A ação do Postinor Uno se inicia aproximadamente 1 hora após a tomada do comprimido.