Princípio ativo: salbutamolPneumocris 2mg – Cx C/ 50 Env X 10 Cps
Pneumocris 2mg – cx C/ 50 env X 10 cps
PNEUMOCRIS Sulfato de Salbutamol
Xarope – 2 mg/5 ml
Comprimidos – 2 mg
FORMAS FARMACÊUTICAS E DE APRESENTAÇÃO – Pneumocris
Xarope 2 mg/5mlCaixa contendo 50 frascos de 120 ml
Comprimidos 2 mg
Embalagem com 1 e 500 comprimidos
USO PEDIÁTRICO OU ADULTO
COMPOSIÇÃO:
XAROPE COMPRIMIDO – Pneumocris
Sulfato de Salbutamol (DCB 1102.02- 8) ….. 2 mg 2 mg
Equivalente a de Salbutamol de Salbutamol
Veículo q.s.p. ……………….. 5 ml –
Excipiente q.s.p. ……………….. – 1 comp.
(Veículo: sacarose, ciclamato de sódio, sacarina sódica, corante vermelho ponceau, citrato de sódio, aroma de morango, metilparabeno, propilparabeno, ácido cítrico, água purificada)
(Excipiente: lactose, amido de milho, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, corante vermelho ponceau, dióxido de silício coloidal)
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – Pneumocris
O produto é indicado para o alívio da obstrução das vias aéreas, como ocorre na asma e no controle de trabalho de parto prematuro não complicado.Conservar a embalagem fechada, em temperatura ambiente, entre 15 e 30oC, protegida da luz e no caso dos comprimidos, também da umidade.
O prazo de validade é de 36 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Não utilize medicamento vencido.
Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez ou se estiver grávida, durante o tratamento com este medicamento, ou após o seu término. Não deve ser usado se a paciente estiver amamentando.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Siga corretamente a orientação médica, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis como pequeno aumento no número de batimentos cardíacos, dor de cabeça e tremores de mãos, principalmente.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – Pneumocris
O Salbutamol é um estimulante beta- adrenérgico dotado de atividade altamente seletiva sobre os receptores beta-2, sendo assim capaz de promover broncodilatação eficaz, sem estimulação cardíaca significativa, já que sua atividade sobre os receptores beta-1 do coração é nula ou praticamente nula, nas doses terapêuticas. Possui também efeito relaxante sobre a musculatura uterina.
O Salbutamol possui meia- vida de eliminação de 3,8 horas e plasmática de 2,7 a 5 horas e o seu pico de efeito, por via oral, situa-se entre 2 a 3 horas, após a administração.
A droga é rapidamente absorvida no trato gastrointestinal; e é excretada, essencialmente, pelo rim, e secundariamente, pelas fezes.
INDICAÇÕES – Pneumocris
O PNEUMOCRIS é indicado para o alívio do broncoespasmo na asma brônquica de qualquer tipo, de bronquite crônica e enfisema.A forma xarope é mais adequada para crianças ou para aqueles adultos que preferem medicamentos sob a forma líquida.
O comprimido está também indicado como terapia de manutenção no controle de trabalho de parto prematuro não complicado, após cessadas as contrações e a infusão de PNEUMOCRIS injetável tenha sido descontinuada.
CONTRA-INDICAÇÕES – Pneumocris
O Salbutamol é contra- indicado em infecção intra-amniótica, hemorragia uterina, cardiopatia grave, hipertensão arterial grave, tireotoxicose, eclâmpsia e pré-eclâmpsia e em pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Não deve ser usado em ameaça de aborto durante o primeiro ou segundo trimestres da gravidez.
PRECAUÇÕES – Pneumocris
Não é aconselhável a administração de medicamentos no primeiro trimestre da gravidez. A administração de drogas durante a gravidez somente deve ser efetuada se o benefício esperado para a mãe for maior do que qualquer possibilidade de risco ao feto.Este medicamento tem sido usado em recém- nascidos sem aparente consequência danosa.
A terapia com agonistas beta- 2 pode resultar em hipopotassemia potencialmente séria, principalmente na administração parenteral ou por nebulização.
GRAVIDEZ:- o Salbutamol administrado intravenosamente ou oralmente, durante o trabalho de parto, pode inibir as contrações uterinas.
AMAMENTAÇÃO:- como o Salbutamol é provavelmente excretado no leite materno, o seu uso em lactantes não é recomendado, a menos que os benefícios esperados prevaleçam sobre qualquer risco potencial. Não se sabe se o Salbutamol no leite materno tem efeito prejudicial sobre o recém-nascido.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – Pneumocris
A administração concomitante de teofilina com agonistas beta- adrenoceptores pode potencializar os efeitos adversos, incluindo hipopotassemia, hiperglicemia, taquicardia, hipertensão e tremor.
Pacientes com asma grave, recebendo concomitantemente tratamento com salbutamol e xantina derivada, devem ter seus níveis séricos de potássio monitorados.
O uso concomitante de Salbutamol com terapia diurética pode intensificar a hipopotassemia; sendo que o potencial arritmogênico desta interação pode ser clinicamente importante em pacientes com doença isquêmica cardíaca.
REAÇÕES ADVERSAS E/OU EFEITOS COLATERAIS – Pneumocris
O Salbutamol pode causar tremor fino da musculatura esquelética (particularmente as mãos), palpitações e cãibras.Reações como taquicardia leve, cefaléias, cansaço e vasodilatação periférica foram relatadas após altas dosagens.
O Salbutamol, em conjunto com outros agonistas beta- 2, pode ter efeitos no balanço eletrolítico e no metabolismo, como hipopotassemia e hiperglicemia.
POSOLOGIA – Pneumocris
Para alívio do broncoespasmo:
ADULTOS:
A dose eficaz, na maioria das vezes, é de 4 mg de PNEUMOCRIS, três ou quatro vezes ao dia.
Caso não seja obtida broncodilatação adequada, a dose pode ser gradualmente aumentada até 8 mg.
Contudo, tem- se observado que alguns pacientes obtêm alívio adequado com 2 mg, três ou quatro vezes ao dia.
CRIANÇAS:
As seguintes doses devem ser administradas três ou quatro vezes ao dia.
2 a 5 anos: 1 a 2 mg; 2,5 a 5 ml (meia a uma colher das de chá) do xarope ou meio a 1 comprimido de 2 mg.
6 a 12 anos: 2 mg; 5 ml ( uma colher das de chá) do xarope ou um comprimido de 2 mg.
Acima de 12 anos: 2 a 4 mg. O medicamento é muito bem tolerado pelas crianças, de modo que, se necessário, estas doses podem ser aumentadas a critério médico.
No bloqueio do trabalho de parto prematuro: Após terem sido controladas as contrações uterinas, através da infusão intravenosa de salbutamol injetável (e após a sua suspensão), a manutenção do tratamento pode ser efetuada com PNEUMOCRIS comprimidos na dose usual de 4 mg, três ou quatro vezes ao dia.
SUPERDOSAGEM – Pneumocris
Pode ocorrer hipopotassemia, taquicardia, tremor, hiperglicemia, na superdosagem com Salbutamol.
Os níveis séricos de potássio devem ser monitorados.
O antídoto de escolha para a superdosagem com salbutamol é um agente betabloqueador cardiosseletivo mas, estas drogas, devem ser usadas com cautela em pacientes com história de broncoespasmo.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
N.º do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide rótulo/cartucho
Reg. MS N.º 1.0298.0076
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis – CRF-SP N.º 5061
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 0800- 7011918
CRISTÁLIA – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rod. Itapira- Lindóia, km 14 – Itapira – SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001- 51
Indústria Brasileira
REVISADO EM 29/09/01
LABORATÓRIO
CRISTALIA