Princípio ativo: cefiximaPlenax
Classe terapêutica dos Antibioticos Sistemicos
Princípio ativo Cefixima.

Indicações de Plenax

Infecções causadas por microorganismos sensíveis à cefixima.

Efeitos Colaterais de Plenax

Cefixima é pouco tóxica. O padrão de reações adversas, em voluntários sadios que ingeriram 2 g do produto, não diferiu do daqueles tratados com a posologia recomendada. Não é de se esperar, portanto, quadro de intoxicação conseqüente à ingestão de grandes quantidades do produto. Nesse caso recomenda-se lavagem gástrica e tratamento sintomático. Não existe antídoto específico e a hemodiálise ou a diálise peritoneal não removem quantidades significativas de cefixima da circulação. As reações adversas são tratadas com medidas sintomáticas ou com a interrupção do tratamento. Em caso de manifestações alérgicas importantes, utilizar anti-histamínicos, adrenalina e corticóides.

Como Usar (Posologia)

Crianças com mais de 12 anos ou peso maior que 50 kg e adultos: 400 mg uma vez ao dia. Crianças com menos de 12 anos ou peso inferior a 50 kg: 8 mg/kg/dia em uma única tomada ou divididos em duas tomadas ao dia com intervalo de 12 horas. O produto pode ser tomado antes, durante ou após as refeições, pois a presença ou ausência de alimentos no tubo digestivo não influencia sua absorção. Em caso de insuficiência renal com clearance de creatinina de 20 ml/minuto não é necessário modificar a dose. Se o clearance for menor, a dose deverá ser reduzida à metade. Em pacientes hemodialisados a posologia não deve ultrapassar 200 mg ao dia. Uma vez que a cefixima não é metabolizada pelo fígado, não há necessidade de modificar a posologia em caso de insuficiência hepática. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras, sem mastigar, com um pouco de líquido. Uma vez preparada, a suspensão é válida por 14 dias, devendo ser conservada em geladeira (não colocar no congelador). Pacientes idosos: não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos. – Conduta na superdosagem e nas

Contra-Indicações de Plenax

Hipersensibilidade à cefixima ou história de alergia às cefalosporinas, às cefamicinas ou a qualquer um dos excipientes. Não é aconselhável administrar o produto a prematuros, recém-nascidos e lactentes até seis meses, uma vez que não foi determinada sua inocuidade para essas condições. Por não estar estabelecida a segurança de cefixima durante a gravidez, não é aconselhável o uso do produto por gestantes.

Precauções

Não foi determinado se o produto é excretado pelo leite humano, portanto não se recomenda seu uso por lactantes. Caso seja necessário utilizá-lo, a amamentação deverá ser interrompida durante o tratamento. O produto deve ser administrado com cautela a pacientes com história de alergia à penicilina, pois reações cruzadas com outros antibióticos betalactâmicos podem ocorrer em 10% desses pacientes. É necessária estrita supervisão médica quando o produto é prescrito a pacientes nefropatas, devendo a dose ser convenientemente ajustada de acordo com o clearance da creatinina. Nos tratamentos prolongados é recomendável o controle das funções renal e hepática, assim como da hematopoiese. O médico deve pensar na possibilidade de superinfecções por fungos e bactérias resistentes à cefixima. Nesse caso deve-se interromper a administração do produto e instituir o tratamento adequado. Interações medicamentosas: até o momento não são conhecidos relatos de interações significativas com outros medicamentos. A administração do produto pode ocasionar resultados falsamente positivos em testes para determinação de glicose na urina quando se usa solução de Fehling ou de Benedict, assim como Clinitest. Igualmente pode ocasionar reações falsamente positivas em testes para determinação de cetonas na urina que utilizam nitroprussiato. Existem relatos de que durante o tratamento com cefalosporinas pode-se observar resultado falsamente positivo em teste de Coombs direto.

Apresentação

Embalagem contendo 5 cápsulas de 400 mg, embalagem contendo um frasco com pó para preparo de 50 ml de suspensão oral 100 mg e um dosificador oral.

Composição

Cada cápsula contém: cefixima 400 mg eexcipientes (carboximetilcelulose cálcica, estearato de magnésio, macrogol 40 e sílica). Cada grama do pó para suspensão contém 37,736 mg de cefixima. Excipientes (aroma de morango, benzoato de sódio, goma de xantana e sacarose). Após adição de água até a marca, cada 5 ml da suspensão contém 100 mg de cefixima.

Laboratório

Merck S.A. Inds. Químs.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Ambezetal, Amicacina, Amikin, Amoxil, Ampicil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *