Princípio ativo: piroxicamPiroxicam Gel

Apresentação – PIROXICAM GEL

Gel : Bisnaga 30 g. USO ADULTO

Composição – PIROXICAM GEL

Gel 0,5%: cada 1 g contém: Piroxicam – 5 mg Excipiente: Carbopol, Trietanolamina, Metilparabeno, Álcool Absoluto, Hidroxietilcelulose, Álcool Benzílico, Propilenoglicol e Água de Osmose.

Cuidados na conservação – PIROXICAM GEL

O medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade, em temperatura entre 15 e 30°C. Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação. Verifique a data de fabricação no cartucho. Não use medicamento com prazo de validade vencido.

Cuidados na administração – PIROXICAM GEL

Aplicar o gel sobre a pele e espalhar bem, sem deixar qualquer resíduo. Não colocar nenhuma bandagem (faixa) no local em que foi aplicado o medicamento. Evitar aplicar sobre lesões da pele, olhos, mucosas e em pacientes que desenvolveram asma, renite ou urticária após o uso de ácido acetilsalicílico e a outros antiinflamatórios não esteróides. Piroxicam Gel 0,5% não é indicado para crianças menores de 12 anos. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Gravidez e lactação – PIROXICAM GEL

No momento não existem trabalhos que comprovem segurança durante a gravidez e o período de amamentação, podendo no caso ser utilizado somente sob supervisão médica. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término.

Interrupção no tratamento – PIROXICAM GEL

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas – PIROXICAM GEL

Com o uso de Piroxicam Gel 0,5% poderá ocorrer as seguintes reações adversas: irritação local, erupção e descamação da pele, coceiras ou manchas avermelhadas pelo corpo. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

Informações – PIROXICAM GEL

Piroxicam Gel 0,5% está indicado somente para uso externo. É um agente antiinflamatório não esteroidal que também possui propriedades analgésicas.

Informações técnicas – PIROXICAM GEL

O mecanismo de ação do Piroxicam Gel 0,5% não é totalmente conhecido, porém em estudos in vivo e in vitro tem demonstrado que interage em vários passos da resposta imune e da inflamação através: – Inibição da síntese de prostanóides, incluindo as prostaglandinas, através da inibição reversível da ciclo-oxigenase; – Inibição da agregação dos neutrófilos; – Inibição da migração das células polimorfonucleares e monócitos para a área de inflamação; – Inibição da liberação de enzimas lisossomais de leucócitos estimulados; – Inibição da formação de ânion superóxido pelo neutrófilo; – Redução da produção do fator reumatóide sistêmico e sinovial em pacientes com artrite reumatóide soro-positiva. O Piroxicam Gel também foi avaliado em relação à irritação primária da pele, nos olhos e a fototoxicidade em coelhos em relação a fotoalergia e o potencial de sensibilização em cobaias, onde não ocorreram alterações significantes. A meia-vida de eliminação neste estudo foi calculada em aproximadamente 79 horas. Em humanos, Piroxicam Gel demonstrou ser bem tolerado na pele de voluntários com sensibilidade cutânea.

Indicações – PIROXICAM GEL

O uso do Piroxicam Gel 0,5% tem a sua principal indicação nos processos que necessitem de atividade antiinflamatória ou analgésica tais como: osteoartrite (artrose, doença articular degenerativa), distúrbios pós- traumáticos ou músculos-esqueléticos agudos, incluindo tendinite, tenossinovite, periartrite, luxações, entorse e lombalgia.

Precauções e advertências – PIROXICAM GEL

O uso na gravidez e lactação ainda não foi bem estabelecido. A presença de piroxicam no leite materno foi verificada durante o tratamento inicial e o tratamento de longa duração e observou- se que a concentração de Piroxicam no leite materno é de 1% a 3% da do plasma, não garantindo a segurança de seu uso em lactantes. Piroxicam inibe a síntese e a liberação das prostaglandinas através de uma inibição reversível da enzima ciclo-oxidase. As drogas antiinflamatórias não esteróides podem também induzir ao fechamento do ducto arterioso em crianças. Posologia e indicações para crianças abaixo de 12 anos, ainda não foram estabelecidas.

Contra-indicações – PIROXICAM GEL

Não deve ser aplicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade à droga. Existe potencial de sensibilidade cruzada com ácido acetilsalicílico e a outros antiinflamatórios não esteróides (AINEs), não devendo ser administrado em pacientes que desenvolveram asma, pólipo nasal, angioedema ou urticária e que tenham apresentado hipersensibilidade à droga.

Reações adversas/colaterais e alterações de exames laboratoriais – PIROXICAM GEL

As reações adversas possivelmente relacionadas ao tratamento com Piroxicam Gel 0,5% não tem sido bem frequentemente relatadas. Em estudos clínicos a maioria dos efeitos adversos observados foram de natureza leve e moderada, tais como: irritação local, eritema, erupção, descamação, prurido e reações no local da aplicação.

Posologia – PIROXICAM GEL

Piroxicam Gel 0,5% é indicado somente para uso externo Recomenda- se aplicar 1(um) grama de gel (correspondente a 5 mg de piroxicam), na área afetada, de três a quatro vezes ao dia. Espalhar homogeneamente o gel sobre a pele, sem deixar qualquer resíduo.

Superdosagem – PIROXICAM GEL

Até o momento não há relatos de superdosagem com Piroxicam Gel 0,5%. Em casos de reações alérgicas, o tratamento deverá ser suspenso de acordo com instrução médica.

Pacientes idosos – PIROXICAM GEL

Não há restrição de uso em pacientes com idade acima de 65 anos desde que observadas as precauções comuns do produto.

LABORATÓRIO

ATIVUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *