Princípio ativo: permetrina

Piodrex

Permetrina 5%

Loção. Cartucho de cartolina contendo frasco plástico com 60 ml de loção cremosa.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Cada ml de Piodrex contém:

Permetrina …………… 50,0 mg

Veículo q.s.p…………….1,0 ml

Componentes não ativos: Hidroxietilcelulose, sepigel, álcool isopropílico, isocil, cloreto de benzalcônio, trietanolamina, unibase bk e propilenoglicol.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Piodrex é indicado no tratamento de escabiose (sarna) e para Pediculose (piolhos) do couro cabeludo.

Piodrex deve ser conservado em lugar fresco e ao abrigo da luz e da umidade.

Prazo de Validade: 36 meses. ATENÇÃO: Não utilize o produto após o vencido o prazo de validade, sob o risco de não produzir os efeitos desejados.

Informar ao médico se está amamentando.

Escabiose:

Aplique Piodrex com leve massagem no corpo inteiro, desde a cabeça até os pés; exceto no couro cabeludo, a não ser que seja por recomendação médica.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários e a duração do tratamento.

Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como: prurido, sensação de queimação e picada, vermelhidão, dormência, formigamento e erupções cutâneas.

Pediculose do couro cabeludo:

Lave o cabelo com shampoo comum, enxágue-o bem e seque com a toalha, não usar condicionador. Com o cabelo ainda úmido, aplique todo o conteúdo do frasco de Piodrex, de modo a saturar o cabelo e o couro cabeludo, especialmente atrás das orelhas e na nuca. Se o cabelo for comprido ou muito volumoso, utilize um segundo frasco. Deixe o produto agir por 10 (dez) minutos. Passe o pente fino para remoção dos piolhos e lêndeas. Enxágue completamente os cabelos com água morna. Repetir o tratamento se forem observados piolhos ou lêndeas no dia seguinte. Em geral uma única aplicação é suficiente. O tratamento deve ser refeito depois de 7 a 10 dias, pois a permetrina não é ovicida. Se a infestação persistir após o correto uso do produto, consulte um médico.

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS".

Piodrex Permetrina 5% é contra-indicado a pacientes alérgicos a permetrina.

Não use outros produtos juntamente com Piodrex Permetrina 5%, a não ser que seja por recomendação de seu médico.

Evite contato com os olhos. Caso isto ocorra, lave-os com água corrente imediatamente.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Não deve ser usado durante a gravidez e lactação a não ser que seja por orientação médica.

"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE".

INFORMAÇÃO TÉCNICA

Piodrex contém 5% de permetrina, um piretróide sintético constituído da mistura de isômeros e cis e trans (25:75) de 3-fenoxibenzil-3-(2,2 diclorovinil)-2,2-dimetilciclopropanocarboxilato. Na concentração de 5% a permetrina é utilizada no tratamento da escabiose e pediculose sob prescrição Médica.

A permetrina é ativa contra vários parasitas, incluindo piolhos, carrapatos, traças, ácaros, pulgas e outros artrópodes. Atua sobre a membrana das células nervosas dos parasitas, impedindo a repolarização, bloqueando os canais de sódio da membrana celular, e provocando, conseqüentemente, a paralisia e a morte do inseto.

A permetrina, por seu efeito residual nos cabelos, impede a reinfestação em geral num período de 10 (dez) a 14 (catorze) dias após a aplicação da loção. A permetrina é rapidamente metabolizada por hidrólise do éster à forma inativa. Supõe-se que cerca de 2% da dose aplicada chegue a ser absorvida pelo organismo. A excreção primária é através da urina. A permetrina apresenta maior duração de ação, menor toxicidade e melhor tolerância cutânea do que as piretrinas naturais.

Sua inucoidade para o homem é superior aos organofosforados e

organoclorados.

INDICAÇÕES

Piodrex é indicado no tratamento de infestações por Sarcoples scabiei (escabiose) e Pediculose do couro cabeludo. CONTRA-INDICAÇÕES

Não usar em crianças abaixo de dois meses de idade.

Piodrex é contra-indicado em pessoas que apresentem hipersensibilidade à permetrina bem como às piretrinas em geral. Não usar durante a gravidez e amamentação, a não ser sob prescrição médica. Em caso de ingestão acidental do produto, promover lavagem gástrica e procurar auxílio médico.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS

Piodrex é somente para uso externo. A escabiose é muitas vezes acompanhada por prurido, edema e eritema. O tratamento com Piodrex pode agravar estas condições temporariamente.

O tratamento deve ser suspenso quando ocorrerem reações de sensibilização.

O produto não deve ser aplicado sobre os olhos ou membranas mucosas, feridas ou queimaduras. Lavar abundantemente os olhos com água caso o produto entre em contato com os mesmos. Piodrex não deve ser inalado ou ingerido. Em alguns casos, o produto pode produzir coceira, vermelhidão ou irritação do couro cabeludo. Se estes sintomas persistirem, consulte seu médico.

USO NA GRAVIDEZ E LACTAÇÃO

Não existem estudos bem controlados do uso da permetrina em mulheres grávidas ou lactantes. Deste modo, deve ser avaliada a relação risco-benefício, quando a permetrina for utilizada nestas condições.

USO PEDIÁTRICO

A segurança e a eficácia da permetrina não foram estabelecidas em crianças menores de dois meses de idade.

CARCINOGENICIDADE, MUTAGENICIDADE

Estudos em ratos não demonstraram tumorigenicidade e mutagenicidade em animais tratados com a permetrina. Quanto à carcinogenicidade houve um aumento dos adenomas pulmonares e dos adenomas hepáticos benignos, em ratos, durante estudos realizados com a permetrina.

REAÇÕES ADVERSAS

Nos estudos clínicos realizados aproximadamente 75% dos pacientes tratados com a permetrina 5%, manifestaram sensação de prurido após duas semanas de tratamento; tiveram o sintoma cessado após quatro semanas.

Nos estudos clínicos, geralmente foram reportadas sensações leves e passageiras de queimação e picada, em 10% dos pacientes, e estavam em diferentes períodos após a aplicação. Eritema, dormência, formigamento e erupções cutâneas foram relatadas em 1 a 2% ou menos dos pacientes.

POSOLOGIA: Uso tópico. Escabiose:

Adultos e crianças: Massageie o produto na pele, desde a cabeça até a sola dos pés. A escabiose raramente infesta o couro cabeludo de adultos, embora o limite entre o couro cabeludo e a pele, pescoço, têmporas e nuca podem estar infestados em crianças e pacientes idosos. O produto deve ser removido através de lavagem com água depois de 8 a 14 horas da aplicação.

Os bebês devem ter o couro cabeludo, nuca e têmporas tratadas. Uma aplicação é curativa.

Os pacientes podem apresentar prurido persistente após o tratamento. Isto raramente é sinal de falha no tratamento e não é uma indicação para a reaplicação do produto. Caso seja demonstrado a presença de parasitas viáveis após 14 dias da aplicação o tratamento deve ser refeito.

Pediculose do couro cabeludo:

Lave o cabelo com shampoo comum, enxágue-o bem e seque com a toalha. Com o cabelo ainda úmido, aplique todo o conteúdo do frasco de Piodrex, de modo a saturar o cabelo e o couro cabeludo, especialmente atrás das orelhas e na nuca. Se o cabelo for comprido ou muito volumoso, utilize um segundo frasco. Deixe o produto agir por 10 (dez) minutos.

Passe o pente fino para remoção dos piolhos e lêndeas. Enxágue completamente os cabelos com água morna. Repetir o tratamento se forem observados piolhos ou lêndeas no dia seguinte. Em geral uma única aplicação é suficiente. O tratamento deve ser refeito depois de 7 a 10 dias, pois a permetrina não é ovicida.

Se a infestação persistir após o correto uso do produto, consulte um médico.

SUPERDOSAGEM

Até o momento não foram relatados casos de ingestão acidental da permetrina a 5%. Caso aconteça deve ser providenciada lavagem gástrica e adotadas as medidas de suporte.

USO GERIÁTRICO

Uso geriátrico:

Até o momento não foram realizados estudos apropriados sobre os efeitos da permetrina na concentração de 5% em idosos. No entanto, não foram relatados problemas relacionados com o uso de Piodrex em pacientes idosos.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Número do lote, data de fabricação e validade: vide cartucho. Reg. M.S. n° 10577.0046.005-4

Farm.Resp. Dra. Elaine C. M.Pessôa – CRF-SP n° 14.059

BUNKER

BUNKER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Rua: Aníbal dos Anjos Carvalho, 212 – Cidade Dutra São Paulo – SP – Fone: (11) 5666-0266 C.N.PJ. 47.100.862/000.1-50

Serviço de Atendimento ao Cliente: SAC 0800.142110 INDÚSTRIA BRASILEIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *