Princípio ativo: aesculus hippocastanum

Phytovein

Aesculus hippocastanum L. Castanha da Índia

Medicamento Fitoterápico

Nomenclatura e parte da planta utilizada:

Castanha da Índia – Aesculus hippocastanum L. -Hippocastanaceae – sementes

Forma farmacêutica e apresentação:

Cápsula dura – Cartucho com 3 blisters x 15 unidades

VIA ORAL

USO ADULTO

Composição:

Cada cápsula contém 300mg de extrato seco padronizado de castanha da Índia [equivalente a 6,5% ou 19,5mg de escina (marcador)] e excipientes [dióxido de silício e talco].

Contém 45 cápsulas

INFORMAÇÕES AO PACIENTE:

Ação do medicamento

Phytovein® é um medicamento fitoterápico e tem propriedades circulatórias. Por isso, é indicado para o tratamento da insuficiência venosa (perturbações da circulação venosa) e para a prevenção de varizes e hemorróidas. Varizes são veias que se dilataram e ficaram tortuosas. Normalmente, acometem bem mais às mulheres, devido à influência dos hormônios sexuais femininos, gravidez e menor massa muscular que os homens. Proporciona grande alívio na sensação de cansaço, de peso e dor nas pernas.

O medicamento demonstrará ação, em média, 10 a 19 horas após cada administração da dose terapêutica. O efeito cumulativo depende de cada situação individual, podendo variar de pessoa para pessoa.

Indicações do medicamento

Phytovein® é indicado no tratamento da insuficiência venosa crônica, prevenindo varizes e hemorróidas e na fragilidade capilar.

Riscos do medicamento

Phytovein® não deve ser utilizado em pessoas que estão em tratamento com anticoagulantes. Também não é recomendado administrar o produto a pessoas com insuficência hepática, insuficiência renal ou lesões da mucosa digestiva (gastrite e úlceras).

Não deve ser utilizado durante a lactação e por crianças ou por pacientes com hipersensibilidade à droga ou a seus componentes.

O uso de Phytovein® não é recomendado durante a gravidez e a lactação visto que os efeitos não são conhecidos.

Interações medicamentosas

Castanha da Índia tem um componente cumarínico que

pode interagir com medicamentos anticoagulantes.

Este medicamento não deve ser utilizado por via de administração não recomendada.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista [Categoria C].

Este medicamento é contra-indicado na faixa etária menor de 12 anos.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Modo de uso

Phytovein® apresenta-se em cápsulas gelatinosas duras, de coloração verde escuras, contendo um pó fino, homogêneo e solto, de cor castanho claro com odor característico.

A posologia foi estabelecida em 1 a 2 cápsulas, 3 vezes ao dia, antes das refeições.

As cápsulas devem ser ingeridas por via oral.

Ao analisar vários estudos (n = 12), observou-se que a média de duração dos tratamentos com castanha da Índia

foi de 2 a 3 meses onde encontrou-se resultados positivos de eficácia. Baseado nesses dados, a duração do tratamento com Phytovein® deverá ser de 8 a 12 semanas.

Há pouca informação sobre o uso prolongado da castanha da Índia mas em um estudo clínico, ela foi administrada por 56 semanas sem causar efeitos adversos relevantes.

Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Para consulta do prazo de validade: vide cartucho.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Reações adversas

Em alguns casos podem aparecer espasmos musculares, náuseas, nefropatia, reações de hipersensibilidade (ex. prurido), urticária e vômitos.

Conduta em caso de superdosagem

Na superdosagem, foram relatados casos de irritação do trato digestivo, náusea e vômitos.

Se ocorrer ingestão acidental do produto em doses excessivas, deve-se procurar orientação médica e deve ser considerado o esvaziamento gástrico logo após o acidente.

Cuidados de conservação e uso

Phytovein® deve ser guardado em sua embalagem original, evitando-se o calor excessivo [manter entre 15 e 30 °C] e protegendo-se da luz e umidade.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE:

Características farmacológicas Farmacodinâmica:

A escina, o principal componente ativo do Phytovein®, possui propriedades anti-inflamatórias. Essas propriedades reduzem a filtração transcapilar de água e proteínas através da redução da permeabilidade vascular, e

aumentam o tônus venoso relacionado a um aumento da prostaglandina F2 alfa (vasoconstritor). Também estabilizam as membranas dos lisossomas que contêm colesterol e limitam a liberação das enzimas. Em geral, a liberação dessas enzimas aumenta nas condições patológicas crônicas das veias. Essas enzimas normalmente degradam os mucopolissacarídeos das membranas celulares nas paredes dos capilares, porém essa ação é inibida pela escina. Desta forma, o Phytovein® ativa a circulação sangüínea e favorece o retorno venoso, auxiliando na diminuição da inflamação das veias (flebite) e na prevenção e tratamento das varizes e hemorróidas.

O medicamento demonstrará ação, em média, 10 a 19 horas após cada administração da dose terapêutica. O efeito cumulativo depende de cada situação individual, podendo variar de pessoa para pessoa.

Farmacocinética

O extrato das sementes de castanha da Índia é um composto complexo. Por isso, experimentos farmacocinéticos são difíceis e apenas disponíveis para alguns constituintes.

Estudos farmacocinéticos de extrato com castanha da Índia em humanos (n = 9) mostraram consideráveis variações na biodisponibilidade de escina, de um extrato para o outro e de um lote para o outro do mesmo extrato.

A dificuldade parece ser a ausência de um método confiável e eficaz para determinar a variação de escina e frações de saponinas individuais neste extrato.

Um levantamento dos estudos demonstrou a performance para a escina. Cerca de 10 a 15% da escina são absorvidas no intestino. A meia-vida plasmática varia de 10 a 19 horas.

Resultados de eficácia

Em um estudo clínico com 842 pacientes tratados com extrato de castanha da Índia por 90 dias, em mais de 84% dos pacientes os sintomas ou melhoraram ou desapareceram, com uma boa tolerância em 90% dos casos.

Indicações

Phytovein® é indicado no tratamento da insuficiência venosa crônica, prevenindo varizes e hemorróidas, e na fragilidade capilar.

Contra-indicações

Não deve ser utilizado em pessoas que estão em tratamento com anticoagulantes. Também não é recomendado administrar o produto a pessoas com insuficência hepática, insuficiência renal ou doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlceras).

Modo de usar e cuidados de conservação depois de aberto

As cápsulas devem ser ingeridas por via oral.

Phytovein® deve ser guardado em sua embalagem original, evitando-se o calor excessivo [manter entre 15 e 30 °C] e protegendo-se da luz e umidade.

Posologia

A posologia foi estabelecida em 1 a 2 cápsulas, 3 vezes ao dia, antes das refeições, por via oral.

Ao analisar vários estudos (n = 12), observou-se que a média de duração dos tratamentos com castanha da Índia foi de 2 a 3 meses onde encontrou-se resultados positivos de eficácia. Baseado nestes dados, a duração do tratamento com Phytovein® deverá ser de 8 a 12 semanas.

Há poucas informações sobre o uso prolongado da castanha da Índia mas em um estudo clínico, ela foi administrada por 56 semanas sem causar efeitos adversos relevantes.

Advertências

Não deve ser utilizado durante a gravidez, lactação e em crianças ou em pacientes com hipersensibilidade à droga ou a seus componentes.

Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este medicamento só deve ser utilizado por via oral.

Uso em pacientes idosos, crianças e outros grupos de risco

Phytovein® é bem tolerado por pacientes idosos e nas doses terapêuticas descritas na posologia, ainda não são conhecidas a intensidade e freqüência das reações advesas ou efeitos colaterais relevantes.

Não deve ser utilizado durante a gravidez, lactação e para crianças ou para pacientes com hipersensibilidade à droga ou a seus componentes.

Interações medicamentosas

Castanha da Índia tem um componente cumarínico que pode interagir com medicamentos anticoagulantes.

Reações adversas

Em alguns casos podem aparecer espasmos musculares, náuseas, nefropatia, reações de hipersensibilidade (ex. prurido), urticária e vômitos.

Superdose

Se ocorrer ingestão acidental do produto em doses excessivas, deve-se procurar orientação médica e deve ser considerado o esvaziamento gástrico logo após o acidente.

Armazenagem

Phytovein® deve ser guardado em sua embalagem original, evitando-se o calor excessivo [manter entre 15 e 30 °C] e protegendo-se da luz e umidade.

M.S. 1.0066.3383.002-4 Farm. Resp.: T Fujii – CRF-SC N° 947 Laboratório Catarinense S.A.

Rua Dr. João Colin, 1053 89204-001 – Joinville – SC CNPJ 84.684.620/0001-87 Indústria Brasileira ® SAC 0800-474222 www.labcat.com.br

® = marca registrada do Laboratório Catarinense S.A.

Cód.: 114014    Rev.: 07/2005

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *