Princípio ativo: salicilato de bismuto monobásico

Pepto-Zil

SALICILATO DE BISMUTO MONOBÁSICO

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Comprimidos mastigáveis. Display contendo 25 blísteres com 6 comprimidos mastigáveis.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO: cada comprimido mastigável contém:

salicilato de bismuto monobásico (DCB 0342) ……….. 262,40 mg

*excipiente q.s.p………………. 1 comprimido

*carbonato de cálcio, manitol, sacarina sódica, corante CI n° 45.430, polivinilpirrolidona, aroma de morango, estearato de magnésio, talco, mentol e álcool etílico.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE: Ação esperada do medicamento: Pepto-Zil, comprimidos mastigáveis, dissolve-se no estômago para proteger, suavizar e aliviar desconfortos de ordem gastrintestinal. Cada dose de 2 comprimidos equivale a uma dose completa da fórmula líquida (30 ml). Os sinais de melhora nos sintomas podem ocorrer em um prazo variável de dias, após o início do tratamento. Seu médico é a pessoa adequada para dar-lhe mais informações sobre o tratamento; siga sempre suas orientações. Não devem ser utilizadas doses superiores às recomendadas. A interrupção repentina deste medicamento não causa efeitos desagradáveis, nem risco, apenas cessará o efeito terapêutico.

CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO: evitar calor excessivo (temperatura superior a 40° C) e proteger da luz e umidade.

PRAZO DE VALIDADE: 24 meses a partir da data de fabricação.

Ao comprar qualquer medicamento, verifique o prazo de validade.

Atenção: não use medicamento com o prazo de validade vencido. Além de não obter o

efeito desejado, você poderá prejudicar sua saúde.

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: informe a seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO: siga sempre a orientação do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento.

INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO: não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

REAÇÕES ADVERSAS: EM ALGUNS CASOS, O PRODUTO PODE PRODUZIR, TRANSITÓRIAS

NA MAIORIA DAS VEZES, ALGUMAS REAÇÕES DESAGRADÁVEIS. SE ESSES SINTOMAS PERSISTIREM, CONSULTE IMEDIATAMENTE O SEU MÉDICO.

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS."

Durante o tratamento, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

CONTRA-INDICAÇÕES: O PRODUTO É CONTRA-INDICADO PARA PACIENTES QUE APRESENTAREM ANTECEDENTES DE HIPERSENSIBILIDADE A QUALQUER UM DOS COMPONENTES

DA FÓRMULA.

PRECAUÇÕES: A ADMINISTRAÇÃO DO PRODUTO DEVE SER CUIDADOSA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS, SOB RIGOROSA SUPERVISÃO MÉDICA.

"INFORME A SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER MEDICAMENTO QUE ESTEJA USANDO, ANTES DO INÍCIO, OU DURANTE O TRATAMENTO."

"NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE."

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: Características químicas e farmacológicas: o salicilato de bismuto monobásico possui ação na diarréia, sem contudo agir negativamente sobre a flora intestinal. Possui ação antiácida. O produto, depois de ingerido, tende a revestir e aliviar a mucosa gástrica e intestinal irritadas durante episódios de agressão gástrica e de diarréia simples. A ação revestidora da base demulcente do produto proporciona alívio rápido da irritação

gastrintestinal. O produto não interfere com o processo digestivo normal; a formulação não exerce efeito tampão nem atua sobre a motilidade gastrintestinal, limitando-se ao efeito reves-tidor suavizante. Para os sintomas de desconforto estomacal, isto é, má digestão, azia, náusea e sensação de peso no estômago, acredita-se que o salicilato de bismuto monobásico atue via efeito tópico na mucosa do estômago. Para a diarréia, acredita-se que atue através de diversos mecanismos no trato gastrintestinal, incluindo: normalização do movimento de fluidos via mecanismo anti-secretor; ligação às toxinas bacterianas, atividade antimicrobiana. INDICAÇÕES: antiácido e antidiarréico.

CONTRA-INDICAÇÕES: O USO DEVE SER EVITADO POR PACIENTES ALÉRGICOS AO SALI-

CILATO DE BISMUTO MONOBÁSICO, BEM COMO POR PACIENTES ALÉRGICOS A ASPIRINA.

PRECAUÇÕES/ADVERTÊNCIAS: ESTE MEDICAMENTO CONTÉM SALICILATOS. SE INGERIDO COM ASPIRINA E OCORREREM PERTURBAÇÕES AUDITIVAS, SUSPENDA O USO. CRIANÇAS OU ADOLESCENTES COM SINTOMAS DE CATAPORA OU GRIPE NÃO DEVEM FAZER USO DO

PRODUTO PARA NÁUSEA OU VÔMITOS, DEVENDO CONSULTAR O MÉDICO SOBRE A SÍNDRO-ME DE REYE, ANTES DE USAR O MEDICAMENTO, UMA DOENÇA RARA, MAS SÉRIA. ESTE PRODUTO NÃO CONTÉM ÁCIDO ACETILSALICÍLICO, MAS NÃO DEVE SER USADO POR PACIENTES SABIDAMENTE ALÉRGICOS A ASPIRINA OU AOS SALICILATOS, POIS PODEM OCORRER

REAÇÕES ADVERSAS. RECOMENDA-SE CAUTELA NA ADMINISTRAÇÃO DO PRODUTO A PACIENTES FAZENDO USO DE MEDICAMENTOS ANTICOAGULANTES, PARA DIABETES OU GOTA. SE A DIARRÉIA ESTIVER ACOMPANHADA DE FEBRE ALTA OU PERSISTIR POR MAIS DE 2 DIAS, CONSULTE O MÉDICO. EVITAR ADMINISTRAR DOSES ALTAS POR PERÍODOS PROLONGADOS, ESPECIALMENTE EM PACIENTES COM ULCERAÇÃO CRÔNICA DO TRATO GASTRINTESTINAL.

AVISO: ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR ESCURECIMENTO DA LÍNGUA E/OU FEZES, TEMPORÁRIO E INOFENSIVO. CONSULTE O MÉDICO ANTES DE ADMINISTRAR ESTE MEDICAMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE ESTIVEREM COM CATAPORA, GRIPE OU CONVALESCENTES

DESSAS DOENÇAS. COMO QUALQUER OUTRO MEDICAMENTO, SE ESTIVER GRÁVIDA OU AMA-

MENTANDO, PROCURAR A ORIENTAÇÃO DE UM MÉDICO, ANTES DE USAR ESTE PRODUTO. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS: AINDA NÃO FORAM TOTALMENTE RELACIONADAS AS INTERAÇÕES DO PRODUTO COM OUTRAS DROGAS E/OU MEDICAMENTOS. REAÇÕES ADVERSAS: O USO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR ESCURECIMENTO DA LÍNGUA E/OU FEZES.

POSOLOGIA E MODO DE USAR: Comprimidos mastigáveis:

Adultos: 2 comprimidos.

Crianças de 6 a 9 anos: 2/3 do comprimido.

Crianças de 3 a 6 anos: 1/3 do comprimido.

Crianças abaixo de 3 anos: Consulte o médico.

Os comprimidos devem ser mastigados e dissolvidos na boca. Não tome o comprimido com água, mastigue-o. Repita a cada 1/2 hora ou 1 hora, quando necessário, no máximo de 8 comprimidos no período de 24 horas. Se os sintomas persistirem, consulte um médico. Nos casos de diarréia, recomenda-se a ingestão de bastante líquido, passado algum tempo da mastigação e dissolução do comprimido na boca, para prevenir a desidratação que geralmente acompanha estes quadros. SUPERDOSAGEM: na eventual superdosagem acidental, imediatamente suspender a medicação e procurar assistência médica. Recomenda-se tratamento de suporte sintomático. A indução de êmese é indicada para grandes quantidades ingeridas, através da administração de xarope de ipeca na primeira hora da ingestão. Após o esvaziamento gástrico, pode ser administrado carvão ativado. Os pacientes devem ser avaliados pelos sinais e sintomas de toxicidade dos salicilatos. PACIENTES IDOSOS: não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes maiores de 65 anos de idade.

"SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE

ORIENTAÇÃO MÉDICA."

NÚMERO DO LOTE, DATA DE FABRICAÇÃO E PRAZO DE VALIDADE: Vide display/blíster.

Venda sem prescrição médica.

Reg. MS – 1.7287.0016 – Farm. Responsável: Dr. Carlos Takashi Maki – CRF-SP n° 5606 Hypermarcas S/A Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, 1000 – Barueri – SP – CNPJ

02.932.074/0013-25 – Indústria Brasileira – Marca Registrada H1 BPZC25-6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *