Princípio ativo: cloreto de cetilpiridínioPastilhas Cepacol®
cloreto de cetilpiridínio
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO
PASTILHAS CEPACOL® – caixa com 12, 16 ou 24 pastilhas.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO (CRIANÇAS ACIMA DE 6 ANOS)
Composição
Pastilhas Cepacol®
Cada pastilha contém: cloreto de cetilpiridínio monoidratado ….. 1,34 mg excipientes q.s.p. ….. 1 pastilha (álcool benzílico, óleo de menta, corante tartrazina, simeticona emulsão a 30%, sacarose, glicose líquida)
Pastilhas Cepacol® Cereja-Hortelã
Cada pastilha contém:cloreto de cetilpiridínio monoidratado ….. 1,34 mg excipientes q.s.p. ….. 1 pastilha (ácido cítrico anidro, essência cereja-hortelã, corante vermelho 40, simeticona emulsão a 30%, sacarose, glicose líquida)
Pastilhas Cepacol® Menta-Limão
Cada pastilha contém:cloreto de cetilpiridínio monoidratado ….. 1,34 mg excipientes q.s.p ….. 1 pastilha (ácido cítrico anidro, essência menta-limão, simeticona emulsão a 30%, corante tartrazina, corante azul brilhante, sacarose, glicose líquida)
Pastilhas Cepacol® Cereja
Cada pastilha contém:cloreto de cetilpiridínio monoidratado ….. 1,34 mg excipientes q.s.p. ….. 1 pastilha (corante vermelho 40, álcool benzílico, corante amarelo crepúsculo, essência cereja, simeticona emulsão a 30%, sacarose, glicose líquida)
Pastilhas Cepacol® Menta
Cada pastilha contém: cloreto de cetilpiridínio monoidratado ….. 1,34 mg
excipientes q.s.p. ….. 1 pastilha (álcool benzílico, eucaliptol, mentol, simeticona emulsão a 30%, corante tartrazina, corante azul brilhante, sacarose, glicose líquida)
INFORMAÇÃO AO PACIENTE
Ação esperada do medicamento: PASTILHAS CEPACOL® (cloreto decetilpiridínio) está indicado na higiene oral, por apresentar ação anti-séptica, auxiliando no combate aos germes da boca, promovendo uma sensação de alívio e conforto, modificando o hálito, proporcionando um sabor refrescante e agradável.
Cuidados de armazenamento: PASTILHAS CEPACOL® (cloreto de cetilpiridínio) deve ser armazenado em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 – 30°C) e ao abrigo da luz.
Prazo de validade: vide cartucho. Verifique sempre o prazo de validade do medicamento antes de usá-lo. NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO, POIS PODE SER PREJUDICIAL À SAÚDE. Antes de utilizar o medicamento, confira o nome na embalagem, para não haver enganos. Não utilize PASTILHAS CEPACOL® (cloreto de cetilpiridínio) caso haja sinais de violação e/ou danificações da embalagem.
Gravidez e Lactação: Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante
o tratamento ou após o seu término ou se está amamentando.
Interrupção do tratamento: o tratamento pode ser descontinuado a qualquer momento sem que ocorram riscos ao paciente.
Reações adversas: informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Contra-indicações e precauções: PASTILHAS CEPACOL® (cloreto de cetilpiridínio) é contra-indicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade ao cetilpiridínio ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. PASTILHAS CEPACOL® (cloreto de cetilpiridínio) não deve ser usado porcrianças com idade inferior a 6 anos.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
ATENÇÃO DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCAR.
Para os produtos Pastilhas Cepacol®, Pastilhas Cepacol® Menta-Limão e Pastilhas Cepacol® Menta observar a menção abaixo:
ESTE PRODUTO CONTÉM O CORANTE AMARELO DE TARTRAZINA QUE PODE CAUSAR REAÇÕES DE NATUREZA ALÉRGICA, ENTRE AS QUAIS ASMA BRÔNQUICA, ESPECIALMENTE EM PESSOAS ALÉRGICAS AOÁCIDO ACETILSALICÍLICO.
INFORMAÇÃO TÉCNICA
O cloreto de cetilpiridínio é um derivado do amônio quaternário compropriedades e usos similares aos outros detergentes do tipo catiônico. Corresponde ao cloreto de 1-hexadecilpiridínio. Neste tensoativo catiônico, o nitrogênio quaternário faz parte do anel heterocíclico. A ausência do grupo benzílico talvez explique sua menor toxicidade com relação a outros compostos do mesmo grupo.
Seu modo de ação baseia-se nas propriedades tensoativas e anti-sépticas dos derivados do amônio quaternário em geral. É administrado na forma de pastilhas ou solução para o tratamento de pequenas infecções da boca e garganta.
Conforme a concentração bactericida ou bacteriostática, há diminuição da tensão superficial e conseqüente permeabilização da membrana celular e, por isso, os microorganismos perdem a capacidade de manter seu equilíbrio no meio em que se vinham implantando e perecem. Este modo de ação pode também ser interpretado como uma intervenção do detergente sobre a superfície, por mecanismo de troca iônica, provocando a ruptura do sistema iônico essencial à sobrevivência da célula.
INDICAÇÕES
PASTILHAS CEPACOL® (cloreto de cetilpiridínio) possui em sua composição o ingrediente ativo cloreto de cetilpiridínio que apresenta uma ação anti-séptica, auxiliando no combate aos germes da boca, promovendo uma sensação de alívio e conforto. É indicado na higiene oral, por apresentar um sabor refrescante, modificando o hálito, proporcionando sensação agradável e refrescante.
CONTRA-INDICAÇÕES
PASTILHAS CEPACOL® (cloreto de cetilpiridínio) é contra-indicado aos pacientes que apresentam hipersensibilidade ao cloreto de cetilpiridínio, ou a qualquer um dos componentes da fórmula. É também contra-indicado aos diabéticos, pois as PASTILHAS CEPACOL® (cloreto de cetilpiridínio) apresentam açúcar em sua composição.
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS
Se a dor de garganta for intensa, persistir por mais de dois dias ou se for acompanhada de hiperemia ou febre, cefaléia, náusea ou vômito, consulte seu médico imediatamente.
Se os sintomas bucais não melhorarem durante 7 dias, ou se a irritação, dor ou hiperemia persistir ou intensificar, procure seu dentista ou médico imediatamente.
PASTILHAS CEPACOL® (cloreto de cetilpiridínio) não deve ser usado por crianças com idade inferior a 6 anos, a não ser se indicado pelo médico ou dentista. Mantenha fora do alcance das crianças.
ATENÇÃO DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCAR.
Para os produtos Pastilhas Cepacol®, Pastilhas Cepacol® Menta-Limão e Pastilhas Cepacol® Menta observar a menção abaixo: ESTE PRODUTO CONTÉM O CORANTE AMARELO DE TARTRAZINA QUE PODE CAUSAR REAÇÕES DE NATUREZA ALÉRGICA, ENTRE AS QUAIS, ASMA BRÔNQUICA, ESPECIALMENTE EM PESSOAS ALÉRGICAS AO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO.
USO NA GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: como todo medicamento, consulte seu médico ou dentista antes de utilizar PASTILHAS CEPACOL® (cloreto de cetilpiridínio) durante a gravidez e lactação.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Deve-se evitar o uso concomitante ou sucessivo com outros antissépticos, pois podem ocorrer possíveis interações (inativação, antagonismo).
REAÇÕES ADVERSAS
Não há relato até o momento.
POSOLOGIA
Adultos e crianças acima de 6 anos de idade: dissolver 1 pastilha lentamente na boca , sem mastigar, a cada 2 horas, se necessário.
SUPERDOSAGEM
Não foram relatados casos de superdosagem com cloreto de cetilpiridínio. Em caso de superdosagem, instituir tratamento sintomático e de suporte.
PACIENTES IDOSOS
Não são conhecidas advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento por pacientes idosos.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
MS 1.1300.0265
Farm. Resp. Antonia A. Oliveira – CRF-SP 5.854
Fabricado por:
Atlante Balas e Caramelos Ltda. Rua Dona Rosália, 181 Piracicaba – São Paulo
C.N.P.J. 54.360.508/0001-20
Embalado por: Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda
Rua Conde Domingos Papais, 413 Suzano – São Paulo Cep: 08613-010
C.N.P.J. 02.685.377/0008-23 Indústria Brasileira ® Marca RegistradaIB201102d
Atendimento ao Consumidor 0800-703-0014 www.sanofi-aventis.com.br
Nº Lote: Data Fabricação: I vide cartucho Vencimento: /