Princípio ativo: corynebacterium parvum

PARVULAN 2 mg/mL

IMUNOMODULADOR

Suspensão injetável

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

PRINCÍPIO ATIVO: Corynebacterium parvum

Suspensão salina de C. parvum lisado. Contendo 2 mg de bacilos (pó seco) por mL.

COMPOSIÇÃO: cada mL contém:

Corynebacterium parvum (pó seco)……. 2    mg

Cloreto de Sódio…………. 0,009    g

Fenol………………. 0,003    g

Água Estéril q.s.p………… 1,000    mL

INFORMAÇÃO AO PACIENTE:

PARVULAN é indicado no tratamento da baixa resistência imunológica.

   Deve ser conservado na embalagem original em local seco ao abrigo da luz direta e em temperatura ambiente entre 15°C e 30°C.

   O prazo de validade deste medicamento é de 36 meses, a partir da data de fabricação, desde que observados os cuidados de conservação.

   Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem do produto.

NUNCA USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO

   Informar ao médico em caso de gravidez, amamentação ou se ocorrer gravidez durante o tratamento.

   Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

SOB HIPÓTESE ALGUMA, AUMENTE A DOSAGEM PRESCRITA PELO MÉDICO, POIS PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

   Para evitar reações adversas não deixe de avisar ao seu médico se está fazendo uso de algum outro medicamento, antes do início, ou durante o tratamento.

   Caso ocorram reações adversas com o uso do PARVULAN, informar ao seu médico.

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO:

Uso exclusivo por via subcutânea profunda.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

PARVULAN tem propriedades imunoestimuladoras semelhantes as do BCG vivo. Apresenta, no entanto, sobre o BCG, as seguintes vantagens: ser de aplicação mais fácil, mais cômoda e mais segura, não ocasionando supurações locais. Dentre as substâncias existentes no PARVULAN dotadas de ação imunoestimuladora, figuram frações glicoprotéicas, lípidicas (Corinemicolatos) e o Muramildipeptídeo. Os Corinemicolatos e o Muramildipeptídeo, em mistura com outras frações lipídicas têm sido considerados como principais substâncias do PARVULAN. A ação moduladora do PARVULAN sobre a imunidade celular pode ser evidenciada em diferentes modelos

experimentais: na capacidade de criar estados de hipersensibilidade tardia a antígenos timo-dependentes; no aumento do estado de hipersensibilidade tardia existente; no aumento da capacidade de rejeição de enxertos; na ativação in vitro dos linfócitos T, das células NK e dos macrófagos. Sabe-se, por outro lado, que inúmeros fatores interferem na resposta imune ao PARVULAN:

a) Imunogenicidade da amostra do C. parvum; b) Estado reacional do organismo. Interferência de agentes moduladores (adjuvantes, mitogênicos, supressores). Micolatos e Corinemicolatos possuem propriedades imunobiológicas de grande interesse, a saber:

I)    Ação potenciadora sobre antígenos timo-dependentes e timo-independentes, aumentando e prolongando a formação de anticorpos;

II)    Capacidade de ativação inespecífica dos macrófagos, dos linfócitos T auxiliares e das células NK; c) Aumento da atividade geral do SRE;

III)    Elimina a imunodepressão induzida pelos tumores e pelos agentes infecciosos. Os Corinemicolatos associados ao Muramildipeptideo, apresentam um efeito somatório de imunoestimulação. Muitas dessas propriedades são semelhantes àquelas existentes no corpo das micobactérias e das bactérias do gênero Nocárdia, todas largamente empregadas na inumoterapia das neoplasias. Os derivados do ácido corinemicólico são notáveis ativadores inespecíficos dos macrófagos. Também o Muramildipeptídeo, um dos principais constituintes da parede celular do C.parvum ativam os monócitos do sangue, os macrófagos teciduais, os linfócitos T auxiliares, os linfócitos B e as celulas NK.

INDICAÇÕES :

PARVULAN é indicado no tratamento de todas as condições acompanhadas de deficiências da resposta imune: Viroses crônicas, neoplasias, lepra, lepra lepromatosa, micoses profundas, leishmaniose, certas formas de tuberculoses, herpes simples, herpes zoster. PARVULAN também tem sido usado como agente estimulador do sistema linforeticular, em pessoas idosas, quando de vigilância imunológica desses indivíduos (estimulação dos macráfagos, das células K, NK).

CONTRA-INDICAÇÕES:

Não são conhecidas contra-indicações ao emprego do PARVULAN. Em pacientes hipersensíveis, poderão ocorrer reações locais mais intensas, com a aplicação do produto. Nesses casos o tratamento poderá prosseguir com doses menores e intervalos maiores a critério do médico.

REAÇÕES ADVERSAS:

PARVULAN é bem tolerado. Ainda não são conhecidas a intensidade e freqüência das reações adversas.

POSOLOGIA:

ADULTO: Recomenda-se aplicar o PARVULAN por via subcutânea profunda, injetando 0,1mL, 0,2mL, 0,3mL, 0,4mL e 0,5mL a cada 7 dias, até o término do conteúdo do frasco.

CRIANÇAS: (menores de 10 anos) receberão metade da dose. Poderá ser aplicado concomitantemente com outros tratamentos em uso pelo paciente. Uma vez obtidos os efeitos desejados, os pacientes deverão receber, uma dose de manutenção de 0,5mL a cada 15 ou 30 dias. Crianças receberão metade da dose (0,25mL). Sempre sob os cuidados do médico assistente.

SUPERDOSAGEM:

Sem riscos nas concentrações prescritas a cada paciente e, aumentar os intervalos entre as doses, quando necessário.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

SAC. TEL. (0XX) 21. 2220-4763 Reg. MS. N°: 1.1729.0006.001-7

Farmacêutica Responsável: M. Queiroz da Cruz – CRF-RJ n° 1560 Fabricante: Laboratório de Extratos Alergênicos Ltda .Endereço: Av. Rio Branco, 277 s/ 1101-1201 Rio de Janeiro – RJ    CNPJ: 28.614.626/0001-07

Indústria Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *