Princípio ativo: nimodipinaOxigen – Solução Oral
Nimodipina
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES – OXIGEN – Solução Oral
Solução oral. Cartucho contendo frasco de vidro âmbar com 25 ml e conta- gotas graduado.
COMPOSIÇÃO – OXIGEN – Solução Oral
Cada ml contém:
Nimodipina ……………….. 40 mg
Excipiente q.s.p. ……………….. 1 ml
USO ADULTO
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – OXIGEN – Solução Oral
Conserve este medicamento em temperatura ambiente e protegido da luz.
Prazo de validade: vide cartucho/rótulo. OXIGEN solução oral, como todo medicamento, não deve ser administrada fora do seu prazo de validade.
OXIGEN solução oral, somente poderá ser administrada durante a gravidez com ordem do médico. Ocorrendo gravidez na vigência do tratamento, este deverá ser avisado.
No início do tratamento pode ocorrer dor de cabeça, irritação gastrintestinal, náuseas, tontura, fraqueza, rubor facial, sensação de calor e queda da pressão arterial, se esta já estiver elevada.
Raramente, em pessoas que reagem rapidamente à nimodipina, podem surgir dores no peito as quais deverão ser imediatamente comunicadas ao médico.
Nimodipina pode aumentar a eficácia de outros medicamentos utilizados para tratamento da pressão arterial alta; caso esteja fazendo uso desse tipo de medicamento, avise o médico.
Nimodipina não está indicada no período de aleitamento.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Use este medicamento sempre sob orientação médica.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – OXIGEN – Solução Oral
MODO DE AÇÃO – OXIGEN – Solução Oral
OXIGEN Nimodipina é um novo antagonista do cálcio, seletivo, com ação vasodilatadora sobre as artérias cerebrais. Em condições fisiológicas, reduz seletivamente o tono dos vasos cerebrais.
Consequentemente, o fluxo sanguíneo cerebral aumenta, enquanto o fluxo sanguíneo periférico e a pressão arterial sistêmica quase não se modificam. A nimodipina previne a vasoconstrição cerebral e o dano cerebral em experimentações agudas e crônicas em animais.
A interação de OXIGEN Nimodipina com os canais de cálcio foi estudada na aorta isolada da rata, demonstrando que inibe o espasmo produzido pelo Ca++ e, na artéria basilar isolada do coelho, a nimodipina mostrou- se uma potente inibidora da fase tônica das contrações produzidas pela serotonina.
A introdução recente das dihidropiridinas tritiadas permitiu conhecer como a nimodipina interage com as estruturas neuronais a nível cerebral. Desta forma estabeleceu- se a existência de receptores específicos no cérebro para as dihidropiridinas, principalmente nos neurônios do hipocampo e córtex, estruturas cerebrais com intervenção decisiva nas funções de memória e aprendizado.
A partir deste fato, concluiu- se que em razão da elevada lipofilia, a Nimodipina atravessa a barreira hematoencefálica, distribui-se em todo o tecido cerebral e se liga aos receptores dihidropiridínicos das células cerebrais, inibindo, assim, o influxo aumentado de cálcio para dentro dos neurônios.
Deste modo, as células restauram a homeostase dos íons cálcio e se protegem de uma auto destruição por uma alta concentração de cálcio.
Portanto, a nimodipina é um efetivo antagonista do cálcio cerebral, que em seu duplo modo de ação tanto nos neurônios quanto nos vasos cerebrais normaliza a homeostase de cálcio alterada.
Com isso a nimodipina consegue proteger os neurônios, estabilizar suas funções, incrementar o fluxo sanguíneo cerebral e aumentar a tolerância à isquemia.
Estudos de farmacodinâmica demonstraram que OXIGEN Nimodipina dilata os vasos cerebrais depois da sua administração intra- arterial, I.V., perlingual e oral em doses baixas. Como seu efeito sobre os vasos sanguíneos periféricos é menos potente, a droga incrementa o fluxo cerebral sem diminuição significativa da pressão arterial sanguínea.
Clinicamente, OXIGEN Nimodipina foi avaliado em numerosas patologias relacionadas com alterações na circulação cerebral, tais como: insuficiência cerebrovascular crônica em pacientes idosos, na síndrome depressiva involutiva, hemorragia subaracnóidea, enxaqueca e cefaléia, surdez súbita, vertigem central e nistagmo vestibular, bem como na síndrome de disfunção cerebral por envelhecimento. Os estudos com placebo e duplo- cego confirmam sua eficácia clínica e excelente tolerância.
INDICAÇÕES – OXIGEN – Solução Oral
OXIGEN está indicado na profilaxia e tratamento das deficiências isquêmicas neurológicas devidas a espasmo dos vasos cerebrais, após hemorragias subaracnóideas. Profilaxia e tratamento da cefaléia de origem vascular. Tratamento das alterações orgânicas cerebrais decorrentes do envelhecimento, caracterizadas, principalmente por alterações de memória, concentração e comportamento, labilidade emocional e redução da capacidade intelectual.
CONTRA-INDICAÇÕES – OXIGEN – Solução Oral
Não são conhecidas.
PRECAUÇÕES – OXIGEN – Solução Oral
USO NA GRAVIDEZ E LACTAÇÃO – OXIGEN – Solução Oral
OXIGEN, como todo medicamento, somente deve ser administrada na gravidez sob rigoroso controle médico; devem ser avaliados os riscos e as vantagens decorrentes do tratamento. O uso do produto durante a amamentação não é indicado, em consequência de não se disporem de dados sobre sua passagem para o leite materno.
USO GERIÁTRICO – OXIGEN – Solução Oral
Nimodipina está indicada em pacientes gerontes com alterações orgânicas cerebrais decorrentes do envelhecimento.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – OXIGEN – Solução Oral
O uso concomitante de OXIGEN com anti- hipertensivos pode levar a um aumento da potência destes últimos e, sempre que possível, nimodipina não deve ser associada a outros antagonistas do cálcio, beta-bloqueadores ou anti-hipertensivos. Se, porém, for imprescindível recorrer a tal associação, deve-se manter o paciente sob rigorosa vigilância.
REAÇÕES ADVERSAS – OXIGEN – Solução Oral
Com o uso de OXIGEN poderão ocorrer cefaléia, “flush” cutâneo, complicações gastrintestinais, hipotensão (no caso de valores iniciais elevados desta), náuseas, tonturas, astenia, sensação de calor. Em casos raros, especialmente nos doentes que reagem rapidamente à nimodipina, podem surgir dores no peito, fato que deve ser comunicado ao médico.
Ligeira redução tensional, queda da frequência cardíaca ou mais raramente aumento da frequência cardíaca, extra- sístole, rubefação facial, sudorese, aumento das transaminases, aumento da fosfatase alcalina e da gama-glutamil-transferase e comprometimento da função renal com aumento da uréia e/ou creatinina sérica têm sido relatados.
POSOLOGIA – OXIGEN – Solução Oral
Adultos: 30 mg (0,75 ml), 3 vezes ao dia. A dosagem poderá ser aumentada até 360 mg/dia, segundo critério médico. No tratamento das alterações orgânicas decorrentes do envelhecimento recomenda- se uma dose de 30 mg (0,75 ml), 3 vezes ao dia. A melhora da sintomatologia é notada após um período de 2 a 3 meses.
Caso seja necessário, a critério médico, pode- se alterar a dose. O conta gotas está graduado da seguinte forma: 0,25 ml = 10 mg; 0,50 ml = 20 mg; 0,75 ml = 30 mg e 1,00 ml = 40 mg.
MODO DE USAR – OXIGEN – Solução Oral
Retirar a tampa metálica (1) e dosar 0,75 ml através do conta gotas (2), usando como referência a marca existente na cânula de vidro. Transferir para um copo com pequena quantidade de água (3) e ingerir. Fechar o frasco com o conta gotas (4). Se necessário o produto pode ser administrado diretamente na boca do paciente ou através de sonda nasogastrica. Nesse caso após administração a sonda deve ser lavada com 30 ml de água ou solução fisiológica.
CONDUTA NA SUPERDOSAGEM – OXIGEN – Solução Oral
Em caso de superdosagem pode- se esperar queda acentuada da pressão arterial, acompanhada de taquicardia ou bradicardia. Recomenda-se lavagem gástrica imediata acrescida de carvão. Para o tratamento da hipotensão arterial administrar dopamina, noradrenalina ou substâncias simpaticomiméticas. Não há antídoto específico.
ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E EMBORA AS PESQUISAS REALIZADAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA, QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS. EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA, O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
LABORATÓRIO
BIOSINTETICA