Princípio ativo: nifedipinoOxcord Retard 20 mg
Comprimidos
Nifedipina
FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES – OXCORD RETARD
Comprimidos: caixas com 20, 30 e 60 comprimidos
COMPOSIÇÕES – OXCORD RETARD
Cada comprimido OXCORD RETARD contém:
Nifedipina ……………….. 20 mg
Excipiente q.s.p. ……………….. 1 comprimido
USO ADULTO
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – OXCORD RETARD
. Este medicamento destina- se ao tratamento da pressão alta.
. Conserve o medicamento em lugar seco e escuro.
. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
. Informe seu médico se durante o tratamento houver ocorrência de gravidez.
. Use este medicamento sempre sob prescrição médica.
. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – OXCORD RETARD
MODO DE AÇÃO – OXCORD RETARD
A nifedipina é potente bloqueador do fluxo transmembrana de cálcio dos depósitos extracelulares.
Desta forma, a nifedipina dificulta a contração das miofibrilas da musculatura lisa dos vasos, promovendo vasodilatação coronariana, aumentando a oferta de oxigênio à musculatura cardíaca, e vasodilatação sistêmica, diminuindo a resistência vascular periférica, o trabalho cardíaco e, portanto, o consumo de oxigênio da fibra cardíaca.
A atividade relaxante da nifedipina sobre a musculatura lisa dos vasos periféricos é responsável pela sua eficácia anti- hipertensiva. Concomitantemente à queda da pressão arterial, a nifedipina aumenta discretamente a frequência cardíaca; porém, em grau maior, aumenta o débito cardíaco.
OXCORD RETARD pode ser associado com diuréticos. Também pode ser associado com beta- bloqueadores que antagonizam a resposta adrenérgica (aumento da frequência cardíaca e aumento da atividade plasmática da renina) provocada pela atividade anti-hipertensiva da nifedipina.
A associação de OXCORD RETARD com alfa- metildopa é particularmente útil quando se deseja proteger o parênquima renal das lesões consequentes da hipertensão, pois, se a nifedipina aumenta o débito cardíaco, a alfa-metildopa aumenta o fluxo plasmático renal.
OXCORD RETARD também pode ser associado a outros agentes anti- hipertensivos.
INDICAÇÕES – OXCORD RETARD
OXCORD RETARD está indicado no tratamento de todas as formas de hipertensão: hipertensão primária ou essencial (seja qual for o grau de gravidade) e hipertensão secundária.
OXCORD RETARD é também indicado no tratamento da insuficiência coronariana.
CONTRA-INDICAÇÕES – OXCORD RETARD
OXCORD RETARD está contra- indicado em casos de hipersensibilidade à nifedipina, no choque cardiogênico, durante a gravidez e/ou nas emergências hipertensivas.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – OXCORD RETARD
Os efeitos de OXCORD RETARD podem ser potencializados por outras drogas anti- hipertensivas. Quando usado com beta-bloqueadores pode ocorrer forte hipotensão, além de insuficiência cardíaca, (o beta-bloqueador deve ser retirado de maneira gradual). O efeito anti-hipertensivo também pode ser intensificado pela administração concomitante de cimetidina.
REAÇÕES ADVERSAS – OXCORD RETARD
Os efeitos colaterais são incomuns e aparecem com maior frequência no início do tratamento; tendem a desaparecer com a continuação do mesmo tratamento. Podem ser observados: sensação de pressão na cabeça, cefaléia, rubor e sensação de calor na face (flush), náuseas e vertigens.
Deve- se controlar pacientes em diálise. O paciente deve ter cuidado quando dirigir ou operar máquinas.
POSOLOGIA E MODO DE USAR – OXCORD RETARD
A dose inicial é de 20 mg, deglutidos 2 vezes ao dia, podendo ser aumentada em casos especiais para 2 comprimidos 3 vezes ao dia. O intervalo entre as tomadas é de 12 horas, não devendo ser inferior a 4 horas.
SUPERDOSAGEM – OXCORD RETARD
Recomenda- se a lavagem gástrica e administração lenta de gluconato de cálcio.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
LABORATÓRIO
BIOSINTETICA