Princípio ativo: cloridrato de xilometazolinaOtrivina

DESCONGESTIONANTE NASAL DE USO TÓPICO

Formas farmacêuticas e apresentações – OTRIVINA

Gotas nasais a 1‰ (0,1%). Frasco plástico gotejador contendo 15 ml.Gel nasal a 1‰ (0,1%). Tubo contendo 10 gramas.

USO ADULTO E EM CRIANÇAS ACIMA DE 6 ANOS

Composição – OTRIVINA

Cada 100 ml de solução contém: cloridrato de xilometazolina 0,1 g, veículo (cloreto de benzalcônio, edetato dissódico, fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, cloreto de sódio e água deionizada) q.s.p. Cada 100 g do gel contém: cloridrato de xilometazolina 0,1 g, excipiente (cloreto de benzalcônio, edetato dissódico, óleo de rícino polietoxilado, hidroxipropilmetilcelulose, sorbitol, fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, cloreto de sódio, perfume e água deionizada) q.s.p.

Informação ao paciente – OTRIVINA

O produto deve ser protegido do calor. Não utilizar o produto após a data de validade impressa no cartucho e, após aberto o frasco (solução) ou a bisnaga (gel), o conteúdo somente pode ser utilizado durante um mês.Informe ao seu médico se estiver grávida, amamentando ou se ocorrer gravidez durante o tratamento. Não se recomenda o uso de OTRIVINA durante a gravidez.
OTRIVINA age rapidamente após a aplicação e seu efeito descongestionante prolonga- se por até 10 horas.
Cuidados de administração:
Solução – A fim de se obter uma aplicação adequada do produto, em pé ou sentado deve-se inclinar a cabeça ligeiramente para trás; se se estiver deitado, deve-se pender a cabeça sobre um dos lados. Colocar a extremidade do frasco próximo a cada narina e pressioná-lo até gotejar. Para se assegurar a boa distribuição de OTRIVINA no nariz, deve-se manter a cabeça inclinada por alguns minutos após a aplicação. A solução deve ser aplicada nas duas narinas.
Gel nasal – Aplicar uma pequena quantidade de gel tão profundamente quanto possível em cada narina.
Siga corretamente as instruções do médico quanto ao uso do produto, não interrompendo ou modificando o tratamento, sem antes consultá- lo.
OTRIVINA é geralmente bem tolerado. Entretanto, dependendo da sensibilidade de cada pessoa, podem ocorrer ocasionalmente algumas reações desagradáveis, tais como: sensação de queimação no nariz ou na garganta, irritação ou ressecamento da mucosa nasal, náusea ou dor de cabeça. Em casos isolados, pode ocorrer reação alérgica ou alteração passageira da visão. Caso ocorra qualquer reação, avise ao seu médico: ele lhe dará a orientação adequada.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Antes do início do tratamento com OTRIVINA, o paciente deve informar ao médico se está tomando qualquer outro medicamento. O paciente não deve tomar outro medicamento juntamente com OTRIVINA, sem orientação ou conhecimento do médico.
Contra- indicações: Hipersensibilidade ao princípio ativo ou a algum outro componente da formulação. Pacientes com hipofisectomia transesfenoidal ou cirurgia com exposição da dura-máter.
Precauções: O produto não é indicado para o tratamento contínuo e por períodos prolongados, como em resfriados crônicos. OTRIVINA deve ser utilizado com cautela em pacientes que apresentem forte reação a substâncias adrenérgicas, com hipertensão, doenças do coração e/ou da tireóide, assim como em uso simultâneo com antidepressivos tricíclicos ou tetracíclicos.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Informação técnica – OTRIVINA

Farmacodinâmica – OTRIVINA

A xilometazolina é um agente simpaticomimético que atua sobre os receptores – adrenérgicos.OTRIVINA para uso nasal contrai os vasos sanguíneos nasais, descongestionando assim a mucosa nasal e as regiões vizinhas à faringe.
O produto descongestiona as passagens nasais e possibilita ao paciente portador de congestão nasal respirar mais facilmente pelo nariz.
O efeito de OTRIVINA começa alguns minutos após sua aplicação e permanece por até 10 horas.
OTRIVINA é bem tolerado, mesmo por pacientes com mucosa sensível, e não prejudica a função mucociliar.
O gel é particularmente adequado para facilitar a respiração nasal à noite. Ele contém uma base que previne o ressecamento da mucosa nasal: é portanto especialmente apropriado para o tratamento de resfriados em que ocorra a formação de crostas dentro das narinas.

Farmacocinética – OTRIVINA

As concentrações  plasmáticas de xilometazolina no homem após aplicação nasal local do produto estão abaixo dos limites de detecção da maioria dos métodos mais sensíveis.

Indicações – OTRIVINA

Para o alívio da congestão nasal causada por resfriados, febre do feno ou outras rinites alérgicas e sinusite. Como auxiliar na drenagem das secreções em afecções dos seios paranasais.
Na otite média, como adjuvante para descongestionar a mucosa nasofaringeana.
Para facilitar a rinoscopia (somente OTRIVINA solução).

Contra-indicações – OTRIVINA

Hipersensibilidade a algum dos componentes da formulação.
Assim como para outros vasoconstritores, OTRIVINA não deve ser utilizado em pacientes com hipofisectomia transesfenoidal ou após cirurgias nas quais a dura- máter tenha sido exposta.

Advertências e precauções – OTRIVINA

OTRIVINA, assim como outros agentes simpaticomiméticos, deve ser utilizado com cuidado em pacientes que apresentam forte reação a substâncias adrenérgicas, evidenciadas por sinais de insônia, tontura, tremor, arritmias cardíacas ou pressão arterial elevada.Assim como outros vasoconstritores tópicos, OTRIVINA não deve ser utilizado continuamente por períodos que ultrapassem duas semanas: o uso excessivo ou prolongado pode causar congestão de rebote.
Não exceder a dose recomendada, especialmente em crianças e em idosos.
É recomendado cuidado em pacientes com hipertensão, doença cardiovascular e doença da tireóide.

Efeito sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas – OTRIVINA

Nenhum.

Gravidez e lactação – OTRIVINA

Em vista de seu efeito vasoconstritor sistêmico potencial, deve- se ter a precaução de não utilizar OTRIVINA durante a gravidez.OTRIVINA deve ser utilizada com cautela durante a lactação.

Interações medicamentosas – OTRIVINA

Assim como para todos os simpaticomiméticos, não pode ser excluído um aumento dos efeitos sistêmicos da xilometazolina, durante o uso concomitante de antidepressivos tricíclicos ou tetracíclicos, especialmente em casos de superdosagem.

Reações adversas – OTRIVINA

As seguintes reações adversas podem ocasionalmente ser observadas: sensação de queimação na narina ou na garganta, irritação local ou ressecamento da mucosa nasal, náuseas e cefaléia. Em casos isolados, foram registrados reações alérgicas sistêmicas ou distúrbios visuais passageiros.

Posologia e modo de aplicação – OTRIVINA

OTRIVINA deve ser aplicado após se assoar o nariz. Deve ser administrado somente a adultos ou a crianças acima de 6 anos de idade.OTRIVINA Gotas nasais: O paciente deve inclinar a cabeça para trás, se estiver em pé ou sentado, ou, se estiver deitado, deve pender a cabeça sobre um dos lados. Posicionar o gotejador próximo à narina e aplicar de 2 a 3 gotas da solução em cada narina. Manter a cabeça inclinada para trás por alguns minutos após a aplicação para que o medicamento se disperse por toda a narina. O produto pode ser aplicado 3 a 4 vezes ao dia.
OTRIVINA Gel: Aplicar uma pequena quantidade de gel, o mais profundamente possível, dentro de cada narina; é recomendável fazer a última aplicação imediatamente antes de dormir.
Nos resfriados, que levam à formação de crostas dentro do nariz, deve- se administrar preferencialmente OTRIVINA Gel.

Superdosagem – OTRIVINA

Em raros casos de envenenamento acidental em crianças, o quadro clínico foi principalmente marcado por sinais  como aceleração e irregularidade da pulsação, pressão arterial elevada e, algumas vezes, embotamento da consciência. Deve ser iniciado tratamento sintomático apropriado sob supervisão médica.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

LABORATÓRIO

NOVARTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *