Princípios ativos: acetonido de fluocinolona, neomicina, polimixina b

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Otosynalar
Classe terapêutica dos Antibioticos Topicos Orl e Corticoides Topicos Orl
Princípios ativos Acetonido de Fluocinolona, Neomicina e Polimixina B. Uso adulto e pediátrico.

Indicações de Otosynalar

Otite externa e outras condições inflamatórias que respondem à corticoterapia onde infecção bacteriana esteja presente ou suspeita.

Efeitos Colaterais de Otosynalar

Sensação de ardor, coceira, irritação, secura, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite alérgica de contato, infecção secundária e atrofia da pele, têm sido relatadas com o uso de corticosteróides de uso tópico.

Tem sido relatadas ototoxicidade e nefrotoxicidade com o uso tópico de neomicina.

Contra-Indicações de Otosynalar

1. Infecções do ouvido, micótica ou virais, não tratadas.

2. Herpes simples, vacina e varicela.

3. Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

4. Nas perfurações timpânicas.

Advertências e Precauções

O uso prolongado de corticosteróides tópicos pode produzir atrofia da pele e tecidos subcutâneos. Os glicorticóides podem mascarar alguns sinais de infecção e novas infecções podem aparecer durante o seu uso.

OTOSYNALAR não é recomendado no primeiro trimestre da gravidez. Se for usado no segundo trimestre deve-se avaliar os benefícios esperados frente os perigos potenciais ao feto.

O uso prolongado pode resultar em supercrescimento de bactérias e fungos não-susceptíveis.

Uma vez que não se tem observado atividade sistêmica com as doses terapêuticas de OTOSYLANAR, deve-se tomar cuidado ao transferir paciente sob corticoterapia sistêmica para OTOSYNALAR se houver uma suspeita de função adrenal prejudicada. A administração de corticosteróides tópicos a criança deve-se restringir a um curto período de tempo e à menor quantidade possível do produto, compatível com um regime terapêutico eficaz.

Podem ocorrer reações cruzadas alérgicas as quais poderão impedir o uso futuro de Kanamicina, paranomicina e estreptomicina.

Esta preparação não se destina a uso oftálmico.

Composição

Acetonido de flucionolona………………..0,275 mg (.)
Sulfato de polimixina B………………..11.000 U.I
Neomicina base(como sulfato)………………..3,85 mg
Cloridrato de lidocaína………………..0,02 g
Ácido cítrico………………..0,10 mg
Propilenoglicol………………..0,40 g
Água destilada q.s.p………………..1,00 ml
(.) inclui 10% de excesso

Descrição

A terapêutica tópica das OTITES externas exige, em geral, a instituição simultânea de um medicamento capaz de corrigir o fator inflamatório, de tanta importância nas mesmas e responsáveis pela dor em muitos casos, e de um antibiótico ou associação antibiótica eficaz contra os germes mais habitualmente responsáveis pelos processos infecciosos auriculares.

No primeiro estágio , o acetonido de flucinolona Syntex (Synalar) constitui o esteróide antiiflamatório tópico que da lugar, de um modo rápido, à regressão da sintomatologia inflamatória ou alérgica e ao quadro subjetivo que a acompanha.

O acetonido de flucinolona é capaz, por si só, de corrigir os quadros de eczema e prurido do ouvido externo, assim como grande número de otites externas, tão freqüentemente de origem alérgica. Por outra parte, a otalgia que acompanha estas síndromes também desaparece, ou é substancialmente aliviada.

Em veículo adequado o OTOSYNALAR se difunde nas secreções próprias das otites e chega à lesão, levando a cabo sua ação antiiflamatória.

A polimixina B constitui um antibiótico bactericida face aos germes Gram-negativos habitualmente responsáveis pelas infecções auriculares, sobre as quais resulta ser eficaz.

A neomicina, antibiótico de largo espectro e de notável estabilidade, não só reforça a atividade da polimixina B sobre alguns germes, como também aumenta o campo de ação antibiótica.

O cloridrato de lidocaina, como anestésico local, combate o sintoma dor, tão freqüente nas afecções do ouvido.

O propilenoglicol que aparece como veículo solvente da flucinolona, facilita a penetração das substâncias ativas.

OTOSYNALAR constitui, por conseguinte, medicamento eficaz nas síndromes otológicas externas, nas quais ao mesmo tempo em que corrige a inflamação e a infecção, faz desaparecer os sintomas subjetivos (prurido,ardor e dor).

Forma Farmacêutica e Apresentação

Solução otólogica. frascos com 5 ml, com bico conta-gotas.

Informação ao Paciente

OTOSYLANAR é uma associação medicamentosa para tratamento tópico das afecções do ouvido externo (conduto auditivo externo).

Os medicamentos devem ser sempre conservados em local fresco e seco, em condições de higiene mantendo seus rótulos de maneira sempre visível e legível, para fácil identificação no momento de usar. Manter o frasco sempre fechado para evitar contaminação.

O prazo de validade do produto consta da embalagem externa.

Evitar o uso de medicamentos com prazo de validade esgotado.

O medicamento deve ser empregado sob prescrição médica e de acordo com o modo de usar e posologia constante desta bula.

Informar ao médico sobre possíveis ocorrências de fenômenos indesejáveis.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”
O medicamento está contra-indicado nos casos de hipersensibilidade aos componentes da formulação; nas perfurações do tímpano e também no herpes simples, vacina e varicela.

Não é recomendado o uso do produto no primeiro trimestre da gravidez e no segundo trimestre deve-se avaliar os benefícios frente aos riscos que podem advir ao feto.

O uso em crianças deve-se limitar a curto espaço de tempo e usando a menor quantidade possível do produto, condizente com o tratamento eficaz.

Este medicamento não se destina a uso oftálmico.

” NÃO USE REMÉDIO SEM CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE”.

Modo de Usar

Dose inicial usual
Três ou quatro gotas instaladas no ouvido 2 a 4 vezes ao dia.

Não há evidência de que excedendo as doses máximas recomendadas obtenha-se maior eficácia, portanto, doses maiores devem ser evitadas.

MANTER EM LOCAL FRESCO BEM FECHADO E EVITAR CONTAMINAÇÃO DO FRASCO.

Laboratório

Labs. Silva Araujo Roussel S.A.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Adermikon C, Colutóide, Elotin, Fonergin, Garasone

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Cicatrizan, Cimecort, Colpagex N, Colutóide, Conjuntin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *