Princípios ativos: gentamicina, lidocaína

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Otigent
Classe terapêutica dos Antibioticos Topicos Orl
Princípios ativos Gentamicina e Lidocaina.

Indicações de Otigent

Tratamento tópico dos processos infecciosos do ouvido por germes sensíveis à gentamicina.

Efeitos Colaterais de Otigent

Pode ocorrer o aparecimento de cepas de microorganismos resistentes e conseqüente superinfecção. O uso do produto poderá, eventualmente, acarretar efeitos, tais como, reações de hipersensibilidade, assim como efeitos colaterais sistêmicos. Sendo a gentamicina um aminoglicosídeo, poderá produzir ototoxicidade, devendo-se tomar extrema cautela ao se prescrever o produto. Uma redução na taxa de audição pode ocorrer em caso de uso de posologia maior que a indicada, devido ao cloridrato de lidocaína.

Como Usar (Posologia)

Instilar 2 a 3 gotas no conduto auditivo externo, 3 a 5 vezes ao dia, conforme orientação do médico assistente. – Superdosagem: nos casos de superdosagem suspender o tratamento, avisar o médico e instituir terapêutica adequada.

Contra-Indicações de Otigent

Casos de hipersensibilidade aos componentes da fórmula, perfurações timpânicas, todo tipo de infecções viróticas ou por fungos.

Precauções

A antibioticoterapia pode ensejar o surgimento de cepas de microorganismos resistentes e superinfecção. O produto não deve ser usado no período da gravidez e lactação. Devido ao cloridrato de lidocaína contido na fórmula, a posologia não deverá ser excedida sob o risco de vir a causar redução na taxa de audição. Interações medicamentosas: Otigent poderá ser utilizado concomitantemente em associação com penicilinas e cefalosporinas. O uso concomitante do produto com o cloranfenicol e com a tetraciclina pode levar a uma redução na eficácia da gentamicina.

Apresentação

Solução otológica apresentada em frasco plástico conta-gotas com 10 ml.

Composição

Cada ml do produto contém: sulfato degentamicina (equivalente a 3 mg de gentamicina base) 5 mg, cloridrato de lidocaína 30 mg, veículo q.s.p. 1 ml. Veículo basicamente constituído de metabissulfito de sódio, citrato de sódio, edetato dissódico, glicerina e cloreto de benzalcônio.

Laboratório

Allergan Prods. Farms. Ltda.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Adermikon C, Colutóide, Elotin, Fonergin, Garasone

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Adermikon C, Amplomicina, Dermomax, Diprogenta, Elotin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *