Princípio ativo: sulfato de glicosamina

Ortosamin

sulfato de glicosamina

FORMAS FARMACÊUTICAS, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÕES

Pó para solução oral. Embalagens com 4, 7, 10, 15, 30 ou 50 saches de dose única.
EMBALAGEM FRACIONÁVEL com 20 saches de dose única.
EMBALAGEM HOSPITALAR com 100 saches de dose única.

USO ORAL USO ADULTO

COMPOSIÇÃO

Cada sache contém:

sulfato de glicosamina sódica **………………..1,884 g

excipientes* q.s.p…………………….3,95 g

*sorbitol, ácido cítrico, macrogol e aspartamo. **equivalente a 1,5g de sulfato de glicosamina.

Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação esperada do medicamento: Ortosamin é um medicamento utilizado no tratamento de artrose primária e secundária, osteocondrose, espondilose, condromalacia de rótula, periartrite escapulo-humeral.

Cuidados de armazenamento: Conservar o produto em sua embalagem original. Manter à temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco.

Prazo de validade: O número de lote e as datas de fabricação e validade estão impressos no cartucho do medicamento.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Gravidez e lactação: Não há dados com relação ao uso de Ortosamin na gravidez e lactação humana, portanto, seu uso não é recomendado nestes casos. Este medicamento só deve ser administrado sob supervisão médica.

Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas: Informe o seu médico caso ocorram reações desagradáveis. Os efeitos adversos mais comuns são reações de origem gastrintestinal de intensidade leve a moderada, como desconforto gástrico, diarreia, náusea, prurido e cefaleia.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Interações Medicamentosas: A administração oral de Ortosamin pode favorecer a absorção gastrintestinal de tetraciclinas e reduzir a de penicilina e cloranfenicol. Não existe limitação para administração simultânea de analgésico ou anti-inflamatórios esteroides e não esteroides.

Contraindicações/Precauções: Ortosamin é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade a glicosamina ou a qualquer outro componente da fórmula. Também não deve ser utilizado durante a gravidez, lactação ou em casos de fenilcetonúria. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PREJUDICIAL A SUA SAÚDE.

INFORMAÇÕES AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE Mecanismo de ação

0 sulfato de glicosamina é uma molécula naturalmente presente no organismo humano utilizada para a biossítese dos proteoglicanos da substância fundamental da cartilagem articular e do ácido hialurônico do líquido sinovial. Esta biossíntese é alterada na artrose, processo degenerativo dismetabólico que compromete a cartilagem articular.

Normalmente a chegada da glicosamiona na articulação está assegurada por processo de biotransformação da glicose. Na artrose tem sido observada ausência local de glicosamina devido a uma diminuição da permeabilidade da cápsula articular e por alterações enzimáticas nas células da membrana sinovial e da cartilagem. Nestas situações propõe-se entrada exógena de sulfato de glicosamina como suplemento das carências endógenas desta substância, estimulação da biossíntese dos proteoglicanos, desenvolvimento de uma ação trófica nos sulcos articulares e favorecimento da fixação de enxofre na síntese do ácido condrointinsulfúrico e a disposição normal de cálcio no tecido ósseo. A experiência clínica também confirma a ótima tolerância de glicosamina devido a sua origem natural.

INDICAÇÕES:

É indicado no tratamento de artrose primária e secundária, osteocondrose, espondilose, condromalacia de rótula, periartrite escápulo-humeral.

CONTRAINDICAÇÕES:

Ortosamin é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade a glicosamina ou a qualquer outro componente da fórmula. Também não deve ser utilizado durante a gravidez, lactação ou em casos de fenilcetonúria.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS:

Informar ao médico caso esteja utilizando outros medicamentos.

Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:

A administração oral de Ortosamin pode favorecer a absorção gastrintestinal de tetraciclinas e reduzir a de penicilina e cloranfenicol.

REAÇÕES ADVERSAS:

Os efeitos colaterais mais comuns são de origem gastrintestinal, de intensidade leve a moderada, consistindo em desconforto gástrico, diarreia, náusea, prurido e cefaleia.

Reações hematológicas: não foram observadas alterações clínicas significativas durante os estudos. Testes laboratoriais: não se observam diferenças significativas nos valores médios nem nos dados individuais das provas laboratoriais e constantes vitais.

POSOLOGIA:

1 sachê por dia, dissolvido em um copo com água. Duração do tratamento: a critério médico.

CONDUTA NA SUPERDOSAGEM:

Não é conhecido antídoto específico para glicosamina. Em caso de superdosagem recomendam-se as medidas de suporte clínico.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Reg. MS: n° 1.0583.0686

Farm.Resp.: Dra. Maria Geisa P. de Lima e Silva

CRF – SP n° 8.082

Registrado por: GERMED FARMACÊUTICA LTDA

Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, km 8 – Chác. Assay CEP: 13186-901, Hortolândia – SP CNPJ: 45.992.062/0001-65 INDÚSTRIA BRASILEIRA

Fabricado por: EMS S/A Hortolândia – SP

Distribuído por: NOVAQUÍMICA FARMACÊUTICA LTDA.

Rio de Janeiro – RJ

"Lote, Fabricação e Validade: vide cartucho"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *