Princípio ativo: ondansetronaOntrax

ONTRAX®Ondansetron

APRESENTAÇÕES – ONTRAX

Cartucho de cartolina contendo 1 blíster com 10 comprimidos revestidos de 4mg ou 8mg.

USO ADULTO OU PEDIÁTRICOCada comprimido de ondansetron 4 mg contém:

Cloridrato de ondansetron dihidratado (equivalente a 4 mg de ondansetron base)………………..5 mg
Lactose, Amido, Celulose Microcristalina, Amido Glicolato de Sódio, hidroxipropilcelulose, Estearato de magnésio, Dióxido de Titânio e Benzoato de sódio..q.s.p………………..1 compr.    

Cada comprimido de ondansetron 8 mg contém:

Cloridrato de ondansetron dihidratado (equivalente a 8 mg de ondansetron base)………………..10 mg
Lactose, Amido, Celulose Microcristalina, Amido Glicolato de Sódio, Hidroxipropilcelulose, Estearato de magnésio, Dióxido de Titânio e Benzoato de sódio..q.s.p………………..1 compr.    

INFORMAÇÃO AO PACIENTE – ONTRAX

ONTRAX® Ondansetron age inibindo náuseas e vômitos. Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15ºC a 30ºC).
Prazo de validade: 36 meses. ATENÇÃO: Não utilize o produto após vencido o prazo de validade, sob risco de não produzir os efeitos desejados.
“Informar ao médico a ocorrência de gravidez  na vigência de tratamento ou após o seu término.” “Informar ao médico se está amamentando.”
Siga orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como: dor de cabeça, calor ou vermelhidão na face e na barriga, prisão de ventre e borramento visual.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”.

ONTRAX® Ondansetron está contra- indicado a pacientes que apresentem hipersensibilidade conhecida à droga.

ONTRAX® Ondansetron não estimula a secreção gástrica ou peristase intestinal, e portanto não deve ser usada em substituição a aspiração nasogástrica.

O uso do produto em pacientes, logo após a cirurgia abdominal ou a quimioterapia indutora de náusea ou vômitos, pode mascarar uma obstrução intestinal.

Gravidez: Como acontece com outras drogas, não deve ser usado durante gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre.

Lactação: Recomenda- se que nutrizes sob tratamento com ONTRAX® Ondansetron não devem amamentar.

“NÃO TOME REMÉDIO SEM CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.”

INFORMAÇÃO TÉCNICA – ONTRAX

O ONTRAX® Cloridrato de Ondansetron, forma racêmica do ondansetron é um agente bloqueador seletivo do receptor tipo 5HT 3 da serotonina. Quimicamente denominado monocloridrato dihidratado (±) 1,2,3,9 tetrahidro- 9-metil-3-[(2-metil-1H-imidazo-1-il)metil ] 4H-carbazol-4 ona.

Farmacodinâmica:Ondansetron é um antagonista seletivo dos recetores 5HT 3. O mecanismo de ação do ondansetron não está totalmente definido, ele não é um antagonista dos receptores- dopaminérgicos. Receptores serotoninérgicos do tipo 5HT 3 estão presentes tanto perificamente na terminação do nervo vago quanto centralmente, nos quimioreceptres da zona gatilho da área pós-trema. Não está certo se a ação antiemética do ondansetron na quimioterapia indutora de vômitos é mediada centralmente, perifericamente ou em ambos os sítios. Entretanto a quimioterapia citotóxica parece estar associada com a liberação da serotonina das células enterocromafins do intestino grosso.
No homem, a excreção urinária de 5- HIAA (ácido 5-hidroxi-indol-acético) após a administração de cisplatina aumenta paralelamente com o ínicio dos vômitos.
A serotonina liberada pode estimular o vago eferente através dos receptores 5HT 3 e iniciar o reflexo do vômito.
Em animais, a resposta emética a cisplatina pode ser prevenida por um pré- tratamento com um inibidor da síntese de serotonina.
Em voluntários normais, dose única IV de 015mg/kg de ondansetron não apresenta efeito sobre a motilidade esofágica, motilidade gástrica, pressão do esfincter esofágico inferior ou sobre o tempo do trânsito do intestino grosso. Em outro estudo com seis voluntários normais, do sexo masculino, a infusão de dose de 16 mg durante 5 minutos não mostrou efeito da droga sobre o débito cardíaco, frequência cardíaca, volume sistólico, pressão sanguínea, ou eletrocardiograma (ECG). Administração prolongada de ondansetron tem revelado determinar trânsito intestinal lento em voluntários normais. Ondansetron não tem efeito sobre a concentração plasmática de prolactina.
Ondansetron não altera o efeito depressor respiratório produzido pelo anfetanil ou o grau de bloqueio  neuromuscular produzido pelo antracúrio. Interações com anestésicos locais e gerais não tem sido estudados.

Farmacocinética: Ondansetron é amplamente metabolizada no homem, com aproximadamente 5% da dose radio- marcada recuperado como composto inalterado na urina. A via principal de metabolização é a hidroxilação ao indol seguida de glicuronide ou conjugação de sulfato.
Em voluntários normais, dados farmacocinéticos médios foram determinados após dose única de dose de 0,15mg/kg.

Farmacocinética em voluntários normais Grupo Etário    nº de particip.    Conc. pico plasmático (ng/ml)    Meia- vida média de eliminação     Clearance Plasmático (l/h/kg)      19- 40    11    102    3,5    0,381    
61- 74    12    106    4,7     0,319    
³ 75    11    170    5,5    0,262    
Do estudo de infusão de dose única, pacientes com alteração hepática grave mostraram uma redução de cinco vezes e aqueles com alteração hepática leve à moderada uma redução de duas vezes, com aumento no volume de distribuição médio aparente de menos do que duas vezes, quando comparado com normais. A meia- vida média de 3,6 horas em normais aumentou para 9,2 horas em pacientes com alteração hepática leve à moderada e foi prolongada para 20,6 horas em pacientes com insuficiência hepática grave.
Uma redução no clearence e uma aumento na meia- vida de eliminação foi observado em um paciente com 75 anos de idade. Em ensaios clínicos com pacientes portadores de câncer, nenhuma diferença na segurança e eficácia entre pacientes com 65 anos de idade e naqueles com mais que 65 anos de idade foi observada; devido ao número insuficiente de pacientes com idade acima de 75 anos, não se pode fazer conclusão para essa faixa etária. Nenhum ajuste de dose é recomendado para pacientes idosos. Em pacientes adultos portadores de câncer, a meia-vida média de eliminação foi de 4,0 horas e não houve nenhuma diferença na farmacocinética de multidoses em um período superior a 4 dias. Em um estudo com 21 crianças portadoras de câncer (idade variando entre 4 a 18 anos) que receberam três doses, sob infusão IV, de 0,15 mg/kg de ondansetron a intervalos de 4 horas, pacientes, maiores de 15 anos apresentaram parâmetros farmacocinéticos de ondansetron semelhantes aos dos adultos. Pacientes entre 4 a 12 anos de idade, geralmente mostraram maiores clearance e uma parte, volume de distribuição maiores do que adultos. A maioria dos pacientes portadores de câncer e idade de 15 anos tiveram uma menor meis-vida plasmática de ondansetron (2,4 horas) do que pacientes com idade superior a 15 anos. Não se tem certeza se essas diferenças na meia-vida plasmática podem resultar em diferenças na eficácia entre algumas crianças mais novas.
Em voluntários normais (19 a 39 anos, n=23), o pico de concentração plasmática foi 264 ng/ml após uma dose única de 32 mg administrada sob infusão IV durante 15 minutos. A meia- vida de eliminação foi 4,1 horas. Exposição sistêmica a 32 mg de ondansetron não foi proporcional à dose quando medida por comparação aos valores AUC-dose normalizada à uma dose de 8 mg. Isto é compatível com uma menor diminuição no clearance sistêmico com aumento das concentrações plasmáticas.
A ligação do ondansetron as proteínas plasmáticas, quando medida in vitro foi 70% a 76%. A droga circulante também é distribuída nos eritrócitos.
Um teste de transformação linfoblástica positivo ao ondansetron foi reportado, o qual sugere sensibilidade imunológica ao ondansetron.

INDICAÇÕES – ONTRAX


ONTRAX® Ondansetron está indicado para o controle de náusea e do vômito induzidos por quimioterapia citotóxica e radioterapia.
ONTRAX® Ondansetron está também indicado para a prevenção e tratamento de náuseas e vômitos do pós- operatório.  

CONTRA-INDICAÇÕES – ONTRAX

ONTRAX® Ondansetron está contra- indicado a pacientes que apresentem hipersensibilidade conhecida à droga.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS – ONTRAX

ONTRAX® Ondansetron não estimula a secreção gástrica ou peristase intestinal, e portanto não deve ser usada em substituição a aspiração nasogástrica. O uso de ondansetron em pacientes, logo após a cirurgia abdominal ou a quimioterapia indutora em pacientes, logo após a cirurgia abdominal ou a quimioterapia indutora de náusea ou vômitos, pode mascarar um íleo progressivo e ou a distensão gástrica.

Gravidez: Embora não tenham sido observados efeitos teratogênicos com estudos em animais e não havendo experiências em seres humanos, o ondansetron, como acontece com outras drogas, não deve ser usado durante a gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre, a não ser que o benefício esperado seja maior do que o risco provável ao feto.

Lactação: Os testes têm demonstrado que o ondansetron é excretado no leite de animais. Por este motivo recomenda- se que lactantes sob tratamento com ondansetron não deve amamentar.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – ONTRAX

ONTRAX® Ondansetron não parece inibir ou induzir, por si mesmo, o sistema enzimático metabolizador de droga citocromo P- 450 do fígado. Devido o ondansetron ser metabolizado por enzimas metabolizadoras de drogas citocromo P-450 hepática, indução ou inibição dessas enzimas pode alterar o clearance e, consequentemente, a meia-vida do ondansetron. Com base em dados disponíveis limitados, nenhum ajuste de dose é recomendado para pacientes sob tratamento com essas drogas. Resposta tumoral à quimioterapia em modelos de leucemia em ratos P388 não foi afetada pelo ondansetron. No homem, carmustina, etopósido, e cisplatina não afetam a farmacocinética do ondansetron.  

POSOLOGIA – ONTRAX

(1)    Prevenção de náusea e vômitos induzidos por quimioterapia altamente emetogênica: A dose oral recomendada para um adulto é uma dose única (24mg)  administrados 30 minutos antes do início da quimioterapia, inclusive cisplatina ³ 50 mg/m2. A posologia em vários dias de ONTRAX® não foi estudada.  

(2) Prevenção de náusea e vômitos induzidos por quimioterapia moderadamente emetogênica: A dosagem oral recomendada é um comprimido de 8 mg de ONTRAX®. A primeira dose deve ser administrada 30 minutos antes do início da quimioterapia, com uma dose subsequente após 8 horas a primeira dose. Um comprimido de 8 mg de ONTRAX® deve ser administrado duas vezes ao dia (a cada 12 horas) por 1 ou 2 dias depois de concluída a quimioterapia.      
Uso pediátrico: Para pacientes de 12 anos de idade ou mais velhos, a dosagem é a mesma que para adultos. Para pacientes de 4 a 11 anos de idade, a dosagem é um comprimido de 4mg de ONTRAX® administrados três vezes ao dia. A primeira dose deve ser administrada 30 minutos antes do início da quimioterapia emetogênica, com doses subsequentes 4 e 8 horas após a primeira dose. Um comprimido de 4mg de ONTRAX® deve ser administrado três vezes ao dia (a cada 8 horas) durante 1 a 2 dias após concluída a quimioterapia.       
Idosos: A recomendação de dosagem é a mesma para a população em geral.  

(3)    Náusea pós- operatória e vômitos: A dosagem recomendada é 16mg, administrada com dois comprimidos de 8 mg de ONTRAX®, 1 hora antes da indução da anestesia.      
Uso pediátrico: Não há nenhuma experiência com o uso de comprimido de ONTRAX®, na prevenção de náusea e vômitos em crianças induzidas pela radiação.
Idosos: A recomendação da dosagem é igual para a população em geral.  

(4) Ajuste da dose para pacientes com função renal prejudicada:
Nenhum estudo específico foi realizado em pacientes com insuficiência renal.
 
(5) Ajuste da dose para pacientes com função hepática prejudicada: Em pacientes com insuficiência hepática severa, o clearence é reduzido, o volume aparente de distribuição é aumentado com um aumento resultante na meia- vida plasmática, e a bioequivalência aproxima ao 100%. Em tais pacientes, não deve ser excedida a uma dose diária total de 8 mg.  
 

SUPERDOSAGEM – ONTRAX

Não são conhecidos casos de superdosagem com o produto. Em caso de ingestão acidental, recomenda- se procurar imediatamente atendimento médico.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICANo. Do lote, data de fabricação e validade: vide cartucho.

LABORATÓRIO

BLAUSIEGEL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *