Princípio ativo: acipimoxOlbetam
Classe terapêutica dos Antilipemicos
Princípio ativo Acipimox.

Indicações de Olbetam

Tratamento das dislipidemias caracterizadas, segundo a classificação de Fredrickson, por níveis sangüíneos elevados de triglicerídios (hiperlipoproteinemias do tipo IV), de colesterol (hiperlipoproteinemias do tipo II a), triglicerídios e colesterol (hiperlipoproteinemias dos tipos IIb, III e V) e dispipidemias do diabético.

Efeitos Colaterais de Olbetam

O fármaco pode determinar, especialmente após as primeiras administrações, fenômenos de vasodilatação cutânea (vermelhidão, sensação de calor, prurido) que desaparecem rapidamente durante os primeiros dias de tratamento. Foram observados ocasionalmente distúrbios gástricos moderados (pirose, epigastralgias), cefaléias, astenia.

Como Usar (Posologia)

A posologia diária deverá ser adaptada aos níveis de trigliceridemia e colesterolemia. A dose média é de 1 cápsula 2 ou 3 vezes ao dia após as refeições. Aconselha-se 1 cápsula 2 vezes ao dia nas hiperlipoproteinemias do tipo IV e 1 cápsula ao dia nas hiperlipoproteinemias do tipo II, III e V. Esta posologia pode ser aumentada a critério médico nos casos graves. Foram administrados por períodos prolongados de 1.200 mg ao dia sem inconvenientes. Nos casos em que haja clearance da creatinina segundo o seguinte esquema posológico com base nos valores compreendidos entre 80 a 40 ml/min, 1 cápsula ao dia; para valores compreendidos entre 40 e 20 ml/min, 1 cápsula a cada 2 dias.

Contra-Indicações de Olbetam

Hipersensibilidade ao medicamento e úlcera péptica.

Precauções

Da mesma forma como é recomendado para outros fármacos da mesma classe terapêutica, a utilização das dietas com baixos teores de lipídios e colesterol deve ser preferida e experimentada antes do recurso representado pelo emprego de Olbetam. Em tratamentos prolongados deve-se controlar as taxas das gorduras e das lipoproteínas plasmáticas, assim como a função hepática e renal. Desaconselha-se o uso do medicamento em gestantes ou em mulheres nas quais exista suspeita de gravidez e durante a lactação.

Apresentação

Caixa com 20 cápsulas.

Composição

Cada cápsula contém: acipimox 250,00 mg.Excipientes: amido de milho, gel de sílica, estearato de magnésio, laurilsulfato de sódio.

Laboratório

Searle Monsanto do Brasil Ltda.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Ateróide, Claripex Al, Davistar, Diocomb Si, Lescol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *