Princípio ativo: ofloxacinoOfloxacino 0,3%

Ofloxacino 0,3%

Solução Oftálmica Estéril

USO ADULTO

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: – Ofloxacino

Solução oftálmica estéril apresentada em frasco plástico conta- gotas contendo 5 ml.

COMPOSIÇÃO – Ofloxacino

Cada ml contém:

Ofloxacino……………….3,0 mg

Veículo constituído de cloreto de sódio, ácido clorídrico e/ou hidróxido de sódio, cloreto de benzalcônio como conservante e água purificada q.s.p. 1,0 ml.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE – Ofloxacino

O ofloxacino combate as infecções causadas por microrganismos sensíveis.O produto deve ser protegido da luz e do calor.
Prazo de validade: 24 meses. Não utilize medicamento com prazo de validade vencido.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe o médico se está amamentando.
Para evitar a contaminação do produto não toque o conta- gotas do frasco em qualquer superfície.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe o médico se ocorrerem reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: – Ofloxacino


O ofloxacino, potente fluoroquinolona de terceira geração, é um agente bactericida cujo mecanismo de ação pode ser explicado pela inibição das enzimas sintetizadoras de DNA, observando- se lise bacteriana quando se usam as concentrações inibitórias mínimas (CIM). Os estudos disponíveis demonstram que o ofloxacino tem amplo espectro de ação contra a maioria dos microorganismos Gram-positivos e Gram-negativos mais comuns: Staphylococcus sp., Streptococcus sp., S. pneumoniae, pneumococos, Micrococcus sp., Corynebacterium sp., Branhamella catarralis, Pseudomonas sp., P. aeruginosa, Haemophilus influenzae, Moraxella sp., Serratia sp., Proteus sp., Klebsiella sp. e Chlamydia trachomatis. Em coelhos com úlcera da córnea infectada por Pseudomonas aeruginosa o ofloxacino exerce ação preventiva e terapêutica. Os estudos em animais demonstraram que a aplicação de aproximadamente 40 ng de solução oftálmica de ofloxacino 0,3% em olho normal de coelho era seguida de absorção com níveis máximos de 9,27 mg/g na conjuntiva bulbar e 1,61 mg/g na esclerótica após 5 minutos, caindo depois gradativamente. Os níveis máximos no humor aquoso e na córnea foram de 0,69 mg/ml e 4,87 mg/g, respectivamente, detectados após 1 hora, diminuindo rapidamente. Também nos estudos em animais, não se observaram sinais de irritação ocular ou lesão após aplicação tópica de solução oftálmica de ofloxacino 0,3%.

INDICAÇÕES: – Ofloxacino

Ofloxacino 0,3% solução oftálmica estéril é indicado nos processos de blefarite, dacriocistite, conjuntivite, meibomite, ceratite, úlcera da córnea, infecção pós- operatória e profilaxia de infecção no pós-operatório, cujo agente etiológico seja um microrganismo sensível ao ofloxacino.

CONTRA-INDICAÇÕES: – Ofloxacino


Ofloxacino 0,3% solução oftálmica estéril é contra- indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade ao ofloxacino.

PRECAUÇÕES: – Ofloxacino

Ofloxacino 0,3% solução oftálmica estéril não deve ser usado por período prolongado. Seu uso é exclusivamente tópico.

Gravidez e lactação: Não existe estudo nesse período e, por essa razão o produto deve ser utilizado durante a gravidez ou lactação somente quando os benefícios justificarem os riscos potenciais.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS: – Ofloxacino


Não são conhecidas interações com outros medicamentos.

REAÇÕES ADVERSAS – Ofloxacino

Raramente foram relatadas reações adversas com o uso de ofloxacino 0,3% solução oftálmica estéril. Em menos de 1% dos casos foi relatado o aparecimento de alteração na pele do tipo eczema de intensidade leve, na face.

POSOLOGIA: – Ofloxacino


Dose Usual: 1 a 2 gotas, no(s) olho(s) afetado(s), a cada 2 a 4 horas, nos primeiros dois dias de tratamento.
A seguir: 1 a 2 gotas, quatro vezes por dia, pelo período de até dez dias. A dose pode ser aumentada ou diminuída, de acordo com a intensidade do caso e a critério médico.

SUPERDOSAGEM: – Ofloxacino


Em geral, superdosagens não provocam problemas agudos. Se acidentalmente for ingerido, beba bastante líquido para diluir e procure orientação médica.

PACIENTES IDOSOS: – Ofloxacino


Não existem restrições de uso em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para as outras faixas etárias.

NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

LABORATÓRIO

ALCON

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *