Princípio ativo: norfloxacino

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Ocinoflox

norfloxacino

NOME GENÉRICO:

norfloxacino

FORMAS FARMACÊUTICAS:

Comprimidos revestidos

APRESENTAÇÃO:

Caixa com 14,100, 420 e 500 comprimidos

USO ADULTO-Uso Oral

COMPOSIÇÃO:

Cada comprimido revestido contém:

norfloxacino……………..400mg

Excipienteq.s.p………..1 comprimido.

(celulose microcristalina, carboximetilcelulose, estearato de magnésio, eudragit-E, acetona, isopropanol, talco,dióxido de titânio, polietilenoglicol).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE:

Ação esperada do medicamento: O Ocinoflox – norfloxacino é um medicamento com ação antibacteriana, indicado para tratamento de infecções do trato genitourinário e/ou gastrintestinal, causadas por microorganismos sensíveis ao norfloxacino.

Aspectos físicos: Ocinoflox – norfloxacino – comprimidos, possui coloração branca a levemente amarelada, com aspecto circular, liso e uniforme. Cuidados de conservação: Manter em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz.

Prazo de validade: 36 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Uso durante a gravidez e lactação: Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Reações adversas: Podem ocorrer ocasionalmente pequenos distúrbios gastrintestinais e também dor de cabeça, tontura e leves reações na pele. Durante o tratamento evitar exposições excessivas ao sol. O Ocinoflox – norfloxacino não deve ser utilizado por crianças e adolescentes com menos de 17 anos.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Em uso do medicamento, abster-se de bebidasalcoólicas.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes

do início, ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE

4h

SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

O norfloxacino atua pela inibição da síntese do DNA bacteriano, portanto é bactericida. Essa inibição ocorre a partir de três eventos: inibição da girase do DNA, que catalisa a reação de superespiralamento do DNA, ATP -dependente; Inibição do relaxamento do DNA superespiralado; Promoção da ruptura do DNA de cadeia dupla. O norfloxacino é rapidamente absorvido após administração oral (cerca de 35 a 40%). Após uma dose de 400mg, atinge o pico de concentração sérica de 1,50mcg/ml, em uma hora. Apresenta uma meia-vida plasmáticade2 a4 horas e uma taxa de ligação às proteínas plasmáticas inferior a 15%. É metabolizado possivelmente no fígado e foram identificados 6 metabólitos. É excretado através da urina (cerca de 35 a 40% da dose administrada) sob a forma inalterada (70%) e sob a forma de metabólitos(30%);epelasfezes(cercade60 a 65%dadoseadministrada).

INDICAÇÕES:

No tratamento das infecções causadas por germes sensíveis ao norfloxacino, tais como: infecções do trato urinário altas ou baixas, complicadas ou não, agudas ou crônicas; gastrenterites agudas bacterianas causadas por germes sensíveis ao norfloxacino: uretrite, faringite, proctite e cervicites gonocócicas causadas por cepas de Neissería gonorrhoeae; febre tifóide e profilaxia de sepse em pacientes com neutropenia intensa.;

CONTRA- INDICAÇÕES:

O uso do produto é contra-indicado nos pacientes com antecedentes de hipersensibilidade ao norfloxacino e aos demais fármacos do grupo das quinolinas, bem como a qualquer componente da fórmula.

PRECAUÇÕES:

Como as demais quinolinas o norfloxacino deve ser usado com cautela em pacientes com história de convulsões ou de outros fatores que predispõem a convulsões.

Durante o tratamento deve ser evitada a exposição excessiva ao sol devido a possibilidade de ocorrer fotossensibilização.

O norfloxacino deve ser utilizado com cautela em pacientes com insuficiência renal (vide posologia).

A segurança do uso do norfloxacino em mulheres grávidas e nutrizes não foi estabelecida, portanto, a droga não deve ser utilizada nessas pacientes. Estudos experimentais indicaram que as quinolonas afetam a cartilagem de crescimento, portanto, o norfloxacino não deve ser usado em crianças e adolecentes com menos de 17 anos.

REAÇÕES ADVERSAS:

Efeitos colaterais mais comuns (0,1 a 3% dos pacientes): Náuseas, cefaléia, tontura, pirose, dor abdominal, diarréia, fadiga, depressão, sonolência, constipação, flatulência e rash cutâneo. Outros efeitos colaterais observados: nefrite intersticial, angioedema, anafilaxia, artrite, mialgia, artralgia, vasculite, fotossensibilidade, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise focai epidérmica, dermatite esfoliativa, urticária, eritema multiforme, prurido, colite pseudomembranosa e muito

raramente pancreatite.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:

Probenecida: diminui a excreção urináriado norfloxacino.

Teofilina e ciclosporina: têm seus níveis séricos significativamente

aumentados.

Anticoagulantes orais: têm seus efeitos anticoagulantes potencializados.

Multivitaminas contendo Ferro e Zinco, antiácidos e sucralfatos: diminuem

a absorção do norfloxacino. podendo ser administrados com intervalos

superior à 2 horas da administração do norfloxacino.

Cafeína: tem seu clearance reduzido.

Fembufeno: O uso concomitante pode levar a convulsões.

INTERFERÊNCIAS EM EXAMES LABORATORIAIS:

Pode provocar aumentos transitórios nos níveis séricos de TGO, TGP,

fosfatasealcalina, bilirrubina, uréiaecreatinina.

POSOLOGIA:

Infecção do trato urinário: 400mgde 12 em 12 horasdurante 7-10 dias.

Cistite aguda não complicada: 400mg de 12 em 12 horas durante 3 – 7 dias.

Infecção do trato urinário crônica recidivante: 400mg de12em12horas durante até 12 semanas. Se for obtida supressão adequada dentro de 4 semanas de tratamento, a dose de norfloxacino pode ser reduzida para 400mg/dia.

Para o tratamento de prostatite crônica, o tratamento por 4 semanas tem-se apresentado bastante eficaz.

Castrenterite bacteriana aguda: 400mgde 12 em 12 horasdurante 5 dias.

Uretrite. faringite. proctite e cervicite gonocócica agudas: 800mg em dose única.

Febre tifóide: 400mg de 8 em 8 horas durante 14 dias.

Profilaxia da sepse com neutropenia intensa: 400mg de 8 em 8 horas enquanto houver neutropenia (não há dados disponíveis para recomendar o tratamento além de 8 semanas).

Profilaxia da gastroenterite bacteriana: 400mg/dia, devendo ser iniciada 24 horas antes da chegada e continuada a administração por 48 horas após a saída de áreas endêmicas.

Pacientes com insuficiência renal: 400mg. umavezaodia.

SUPERDOSAGEM:

Não há informações específicas relativas ao tratamento na superdosagem. Em casos de superdosagem aguda deve-se proceder o esvaziamento gástrico, manter a hidratação adequada e ministrar tratamento sintomático e de apoio.

PACIENTES IDOSOS:

O tratamento de pacientes idosos deverá ser feito com acompanhamento médico.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

LOTE, DATA DE FABRICAÇÃO E VALIDADE: VIDE EMBALAGEM

HIPOLABOR FARMACÊUTICA Ltda Rod BR 262 – Km 12,3 • Borges Sabará/MG • CEP 34.735-010 CNPJ: 19.570.720/0001-10 • Indústria Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *