Princípio ativo: nimesulidaNisulid
Classe terapêutica dos Analgesicos, Antiinflamatorios e Antipireticos
Princípio ativo Nimessulida.
Indicações de Nisulid
NISULID® é indicado em todas as doenças que requerem alvidade antiinflamatória, analgésica ou antipirética. No tratamento coadjuvante de doenças otorrinolaringológicas e respiratórias, tais como, otites, amigdalites, faringites, laringotraqueítes, bronquites e gripe. Em ginecologia: tratamento da dismenorréia primária. Nos estados inflamatórios dolorosos pós-traumáticos. Nos processos inflamatórios musculoesqueléticos agudos. Inflamação e dor nos estados pós-operatórios. Cirurgias odontológicas. Doenças reumatológicas, tais como, osteoartrose e artrite reumatóide. Processos inflamatórios urológicos, tais como, cistite, uretrite, orquiepididimite e prostatite. Nas flebites e tromboflebites.
NISULID® também é indicado nas cefaléias mialgias e nas reações pós-imunizações.
Efeitos Colaterais de Nisulid
Ocasionalmente podem ocorrer febre, náuseas e epigastralgias, geralmente leves e transitórias. Estes efeitos, dificilmente são de ordem tal que seja necessária a suspensão do tratamento. À semelhança de outros fármacos antiinflamatórios não-esteróides, o medicamento pode provocar sonolência, vertigens, ulcerações pépticas e sangramento gastrinitestinal. Foram observados, raras vezes, casos de erupções cultâneas do tipo alérgico.
Como Usar (Posologia)
Gotas: crianças acima de 1 ano.
Administrar 1 gota por kg de peso, 2 vezes ao dia, diretamente na boca da criança, ou diluída em um pouco de água açucarada. Cada gota contém 2,5 mg de nisulid®e.
Comprimidos: adultos.
50-100 mg (1/2 a 1 comprimido) 2 vezes ao dia, podendo alcançar até 200 mg 2 vezes ao dia.
Envelopes:
50 a 100 mg (1/2 a 1 envelope dissolvido em um pouco de água ou suco) 2 vezes ao dia, após as refeições, podendo alcançar até 200 mg.
Suspensão: crianças
A posologia recomendada é de5mg/kg/dia – fracionada a critério médico em 2 administrações.
Supositórios: crianças
Crianças de 3 a 7 anos – 1 supositório de 50 mg, 2 vezes ao dia.
Crianças de 8 a 10 anos – 1 supositório de 50 mg, 3 vezes ao dia.
Crianças de 11 a 12 anos – 1 supositório de 100 mg, 2 vezes ao dia.
Supositórios: adultos
Adultos: 50 a 100 mg, 2 vezes ao dia, podendo alcançar até 200 mg (2 supositórios de 100 mg) 2 vezes ao dia.
Contra-Indicações de Nisulid
Hipersensibilidade individual ao produto, ao ácido acetilsalicílico, ou a outros fármacos antiinflamatórios não esteróides; hemorragias gastrointestinais;
úlcera duodenal em fase ativa e disfunções hepática ou renal graves.
Precauções
O produto deve ser administrado com cautela a pacientes com histórico de doenças hemorrágicas, portadores de afecções do trato gastrointestinal superior e em pacientes sob tratamento com anticoagulantes e outros fármacos inibidores da agregação plaquetária. Pacientes em tratamento com substâncias de limitada tolerabilidade gástrica devem ser submetidos a rigoroso controle médico. Por ser a eliminação do fármaco predominantemente renal, o produto deve ter sua posologia adaptada a pacientes com insuficiência renal. O tratamento deve ser suspenso e deve-se proceder a um exame oftalmológico caso ocorram perturbações visuais em pacientes apresentando histórico de alterações.
Não foram relatadas até o momento evidências teratogênicas ou detecção no leite materno, porém o emprego nao é aconselhado durante os períodos de gravidez e lactação. Em pacientes idosos é necessária particular atenção na administração do produto.
Apresentação
Frasco conta-gotas com 15 ml
Caixa com 12 comprimidos sulcados.
Caixa com 12 envelopes de 2,0 g.
Frasco com 60 ml ( Suspensão oral a 1% ).
Caixa com 12 supositórios de 50 mg.
Caixa com l2 supositórios de 100 mg.
Composição
Gotas 50 mg/ml
Cada ml contém:
nisulid®………….. 50 mg
Suspensão oral a 1%
Cada ml contém:
nisulid®……… 10 mg
Comprimido sulcado:
Cada comprimido contém:
nisulid®e………….. 100 mg
Granulado 2,0 g:
Cada envelope contém:
nisulid®e………….. 100 mg
Supositórios:
Cada supositório pediátrico 50 mg contém:
nisulid®e………….. 50 mg
Cada supositório 100 mg contém:
nisulid®e………….. 100 mg
Interaçoes Medicamentosas
À semelhança de outros fármacos antiinflamatórios não esteróides, o nisulid®e pode sofrer interações com o álcool e com substâncias comprovadamente irritativas da mucosa gástrica, exacerbando os respectivos potenciais gastrolesivos; também interage com ácido acetilsalicílico, metotrexato, lítio e anticoagulantes, aumentando o risco de hemorragias gastrintestinais.
Propriedades
O nisulid®e (4′ – nitro-2′ fenoximetanosulfonanilida) é um novo fármaco antiinflamatório não esteróide, que difere dos outros compostos desta categoria por apresentar um radica1 sulfonanilida em lugar de um radical carboxílico. À semelhança de outros fármacos antiinflamatórios não esteróides possui
também ação analgésica e antipirética. Evidências demonstraram que a ação se dá por inibição da biossíntese de prostaglandinas, por bloqueio competitivo da prostaglandina-sintetase. Estc modo de ação também influi sobre a agregação plaquetária, causando inibição da mesma. A estrutura química do nisulid®e indica um mecanismo do tipo scavenger, através do qual o fármaco neutraliza a formação de radicais livres de oxigênio produzidos ao nível da cascata do ácido araquidônico e liberados em grande quantidade na origem do processo inflamatório por diversos tipos de células (granulóticos, neutrófilos, macrófagos). Os mecanismos descritos são mais eficazes in vivo, o que sugere uma possível ativação biológica do composto tornando-o um fármaco de ação antiinflamatória potente.
Alguns estudos indicam ter o nímesulide melhor tolerabilidade e causar menor incidência de efeitos colaterais em comparação com outros fármacos desta classe terapêutica. O nisulid®e quando administrado por via oral é prontamente absorvido a partit do trato gassrintestinal, alcansando o pico de concetração plasmática em 1-2 horas.
A eliminação é predominantemente renal, não dando origem a fenômenos de acúmulo, mesmo após administrações repetidas, e além disso apresenta uma boa tolerabilidade sistêmica e gastrintestinal.
Laboratório
Asta Médica Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica
A.a.s., Acetofen, Actiprofen, Algifen, Alginac
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo
Antiflogil, Deflogen