Princípio ativo: nicotinaNicolan
Indicações de Nicolan
Tratamento de dependência à nicotina, como auxiliar na abstinência ao fumo.
Efeitos Colaterais de Nicolan
As mais freqüentes, embora de intensidade leve são: irritação cutânea, náusea, vômito, hipersalivação, diarréia e cefaléia. A irritação cutânea consiste em eritema ou prurido no local da aplicação que desaparecem em 48 horas. Em alguns casos mais sérios, eritema e infiltração podem ocorrer dentro de 1 – 3 semanas. O início das reações cutâneas mais acentuadas ocorre dentro de 3 – 8 semanas após o início da terapia. Em alguns casos isolados, foram observadas reações cutâneas além dos locais de aplicação. Seqüelas de reações de pele a longo prazo não foram observadas. De maneira geral, as reações adversas são dose-dependentes. Sonhos anormais. Em raras ocasiões tem-se relatado descoloração da pele. Caso isso ocorra o tratamento com o produto deve ser suspenso.
Como Usar (Posologia)
Através de ensaios clínicos, chegou-se ao seguinte esquema de doses: pacientes com 50 kg ou mais: dose inicial: Nicolan 30 mg durante 4-8 semanas; dose opcional reduzida: Nicolan 15 mg durante 2-4 semanas. Pacientes com menos de 50 kg: Nicolan 15 mg durante 4-8 semanas. Um outro esquema de doses recomendado: pacientes com 45 kg ou mais: Nicolan 30 mg durante 6 semanas. Pacientes com menos de 45 kg ou que fume menos que 10 cigarros por dia: Nicolan 15 mg durante 4-6 semanas. Pacientes com doenças cardiovasculares estáveis (recomenda-se a estes pacientes, em especial, total abstinência após o início do tratamento): Nicolan 15 mg durante 4-6 semanas. Dependência não muito grande: Nicolan 30 mg durante 4 semanas, dose suplementar: Nicolan 15 mg durante 2 semanas. Grande dependência: Nicolan 30 mg durante 5 semanas, dose suplementar: Nicolan 15 mg durante 3 semanas. Limpar e secar uma região da pele sem pêlos e sem irritações. Separar cuidadosamente a proteção metálica do disco adesivo. Não utilizar o disco adesivo se o gel estiver com coloração amarelo intensa, pois isto pode ser um sinal de produto vencido ou ineficaz. Aplicar o disco adesivo. Pressionar levemente as bordas do disco adesivo, mas não pressionar a parte central do disco onde está contido o gel. Após 24 horas, remover o disco. Deve ser escolhido um local diferente de aplicação a cada dia. A mesma área só deve ser utilizada após intervalo de vários dias. Este procedimento ajudará a prevenir irritações cutâneas. Aplicar o disco adesivo cada 24 horas. Os períodos de tratamento duram, em geral, 6 semanas; a duração do tratamento não deverá superar os 3 meses. – Superdosagem: sintomas por superdosagem podem aparecer usando mais de um disco adesivo ao dia ou usando nicotina sob outras formas. Estes incluem náusea, hipersalivação, dor abdominal, diarréia, vertigens, confusão mental, distúrbios do aprendizado, da visão e da audição, fraqueza, convulsões, sudorese, distúrbios de reação neurológica e insuficiência respiratória. Em caso de superdosagem, retirar imediatamente o disco adesivo e contatar o médico.
Contra-Indicações de Nicolan
Hipersensibilidade ou alergia à nicotina; distúrbios dermatológicos que possam complicar com a aplicação do produto; gravidez; aleitamento; infarto agudo do miocárdio; angina pectoris instável ou agravada; presença ou agravamento de dores torácicas; arritmias cardíacas graves; acidente vascular cerebral recente. A nicotina está contra-indicada em pacientes não fumantes, crianças ou fumantes ocasionais. O produto está contra-indicado para pacientes com dermatite atópica, dermatite crônica ou que sejam sensíveis a qualquer um dos componentes usados no disco de nicotina (por exemplo: nicotina, adesivo, lâmina de metal).
Precauções
Aplicar somente um disco adesivo de cada vez. Usar Nicolan com prudência em caso de patologia cardiovascular, hipertireoidismo, diabetes mellitus, patologias gastrintestinais. Em particular o uso do produto em indivíduos com úlcera péptica e hipertensão deve ocorrer sob constante controle médico. Não usar o produto em pele não íntegra ou inflamada. O tratamento com nicotina deverá ser descontinuado se aparecerem sintomas de superdosagem. Os produtos contendo nicotina devem ser mantidos fora do alcance das crianças e descartados em lugar seguro após o uso. Não fumar porque a nicotina suplementar pode ser nociva. Não usar os discos adesivos por períodos mais longos dos que forem aconselhados. Durante o uso não expor o adesivo ao sol por tempo prolongado. Aconselham-se controles médicos periódicos a fim de verificar os progressos obtidos com o tratamento e controlar o uso continuado de Nicolan. Pode ocorrer tolerância a alguns dos efeitos farmacológicos da nicotina. A nicotina administrada por via transdérmica apresenta baixíssimo potencial de abuso, devido ao seu uso espaçado. Além disso, a cura gradual proveniente do sistema é estabelecida dentro do esquema de tratamento e o risco de dependência após a terapia é mínimo. Os efeitos de retirada abrupta do sistema são similares àqueles observados com a abstinência ao fumo, a partir de concentrações comparáveis de nicotina. Os pacientes devem ser encorajados a se curarem gradualmente durante o período de tratamento. Gravidez e lactação: o produto não deve ser usado durante a gravidez e o aleitamento. Antes do início do tratamento com Nicolan, é aconselhável informar a paciente sobre o risco potencial para o feto em caso de gravidez; se isso acontecer, o tratamento deve ser imediatamente suspenso. – Interações medicamentosas: o tabagismo reduz as concentrações sangüíneas de fármacos como antipirina, cafeína, estrógenos, desmetildiazepam, imipramina, lidocaína, oxazepam, pentazocina, fenacetina, teofilina e warfarina. A abstenção ao fumo pode resultar em elevação das concentrações dessas drogas. O fumo reduz a eficácia analgésica do propoxifeno, a resposta diurética à furosemida e altera a resposta farmacológica ao propranolol, bem como as proporções de cicatrização de úlcera com antagonistas H2. O ato de fumar e a nicotina podem aumentar os níveis circulantes de cortisol e catecolaminas. Doses de nifedipina, agonistas e antagonistas adrenérgicos podem necessitar de ajustes. Não se conhecem interferências com exames laboratoriais.
Apresentação
Caixa com 8 ou 21 discos adesivos.
Composição
Cada disco adesivo de Nicolan 15 mg contém:nicotina 15 mg. Cada disco adesivo de Nicolan 30 mg contém: nicotina 30 mg.
Laboratório
Laboratórios Biosintética Ltda.