Princípio ativo: zopiclona

B1 – Psicotrópicos – Receituário de controle especial

Neurolil

Indicações de Neurolil

Todos os tipos de insônia.

Efeitos Colaterais de Neurolil

Foram observados, de acordo com a dose e a sensibilidade individual do paciente, alguns efeitos desagradáveis, tais como: sonolência matinal residual; sensação de boca amarga e/ou secura da boca; hipotonia muscular; amnésia anterógrada; sensação de embriaguez; em alguns pacientes, pode-se observar reações paradoxais como irritabilidade, agressividade, subexcitação, síndrome de confusão onírica (própria dos sonhos); cefaléia, astenia. A retirada abrupta do medicamento após tratamento prolongado, pode acarretar a possibilidade de incidentes menores, como irritabilidade, ansiedade, mialgias, tremores, insônia e pesadelos, náuseas e vômitos e, excepcionalmente, de incidentes maiores (geralmente precedidos de sintomas menores) como convulsões e estado de mal-mioclônico com síndrome confusional.

Como Usar (Posologia)

A dose habitual para adultos é de 1 comprimido (7,5 mg), antes de deitar-se. Em casos de insônia leve, em pacientes idosos e/ou pacientes com insuficiência hepática, o tratamento pode ser iniciado com a dose de 3,75 mg (1/2 comprimido). Em pacientes portadores de insônia persistente e severa, a dose pode ser aumentada até 2 comprimidos (15 mg) por dia. Recomenda-se não prolongar seu uso indefinidamente. Superdosagem: em casos de superdosagem (acima de 340 mg) verifica-se sono prolongado, letargia, ataxia. Dependendo da dose ingerida o sono pode ser comatoso. O tratamento é sintomático devendo-se monitorar pulso, pressão sangüínea e respiração e ainda proceder lavagem gástrica. Procurar um centro especializado.

Contra-Indicações de Neurolil

Pacientes que apresentam hipersensibilidade aos componentes da fórmula, naqueles com insuficiência respiratória severa e em crianças menores de 15 anos. É ainda contra-indicado nos períodos de gravidez e lactação.

Precauções

Apesar de não terem sido encontradas reações embriotóxicas ou teratogênicas nos estudos realizados com animais, Neurolil não deve ser administrado a mulheres grávidas; também está desaconselhado no período de lactação, pois o zopiclone é excretado no leite materno. Em paciente com miastenia, devido à possível acentuação da fatigabilidade muscular, a administração de Neurolil deve ser feita sob cuidadosa vigilância médica. Em caso de insuficiência respiratória moderada é recomendável adaptar-se a posologia. A mesma atenção deve ser dada a pacientes portadores de insuficiência hepática severa e/ou insuficiência renal. A ingestão de bebidas alcoólicas ou outras drogas depressoras do SNC, na vigência do tratamento com Neurolil, está formalmente desaconselhada. Os pacientes que conduzem veículos ou utilizam-se de máquinas potencialmente perigosas devem tomar cuidados especiais devido ao risco de sonolência residual no dia seguinte à ingestão do medicamento. Interações medicamentosas: apresenta sinergismo com depressores do SNC (neurolépticos) e com os depressores neuromusculares (miorrelaxantes, curarizantes).

Apresentação

Caixa com 20 comprimidos de 7,5 mg.

Composição

Cada comprimido contém: zopiclone 7,5 mg;excipientes q.s.p. 1 comprimido.

Laboratório

Novaquímica Natures Plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *