Princípio ativo: cloridrato de tiamina

NERVEN

cloridrato de tiamina

Comprimido

IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Comprimido 300 mg: caixa com 30 comprimidos.

USO PEDIÁTRICO E ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Comprimido

Cada comprimido contém:

cloridrato de tiamina …300 mg

Excipientes: crospovidona, povidona, dióxido silício coloidal, celulose microcristalina, estearato magnésio, álcool isopropílico, polietilenoglicol, hipromelose, macrogol, dióxido titânio.

300 mg de cloridrato de tiamina Faixas Etárias

Adulto

% de IDR (Ingestão Diária Recomendada)

25000 %

300 mg de cloridrato de tiamina Faixas Etárias

Crianças 1-3 anos

% de IDR (Ingestão Diária Recomendada)

60000 %

300 mg de cloridrato de tiamina Faixas Etárias

Crianças 4-6 anos

% de IDR (Ingestão Diária Recomendada)

50000 %

300 mg de cloridrato de tiamina Faixas Etárias

Crianças 7-10 anos

% de IDR (Ingestão Diária Recomendada)

33333 %

300 mg de cloridrato de tiamina Faixas Etárias

Gestantes

% de IDR (Ingestão Diária Recomendada)

21428 %

300 mg de cloridrato de tiamina Faixas Etárias

Lactantes

% de IDR (Ingestão Diária Recomendada)

20000 %

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO:

NERVEN é indicado para a prevenção e tratamento das deficiências (carências) de tiamina (vitamina B1).

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO:

Conserve o produto na embalagem original, protegido do calor excessivo (temperatura acima de 40° C), protegido da luz e da umidade.

PRAZO DE VALIDADE:

24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho). Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO:

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando. A ingestão de doses excessivas durante a gravidez ou lactação pode ser perigosa para a criança. Nesses casos, o médico deverá ser consultado.

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO:

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

REAÇÕES ADVERSAS:

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como: sensação de intranqüilidade, agitação, vermelhidão na face, palpitações, coceira, pulsação no ouvido, tosse, espirro, dificuldade de respirar, entre 1 e 15 minutos da administração do medicamento, é necessário procurar auxílio médico com urgência.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS:

Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com o cloridrato de tiamina.

CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES:

O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Deve ser usado com cautela, as vitaminas não devem ser usadas como substitutos de uma dieta balanceada. Bons hábitos nutricionais são necessários para evitar a deficiência de vitaminas. As melhores fontes de tiamina na dieta incluem: cereais (grãos inteiros e enriquecidos, arroz integral), carnes (especialmente carne de porco e de boi ou vaca), ervilha, feijão, nozes, vegetais de folhas verdes, legumes e gema de ovo. Durante o cozimento ocorre perda da tiamina, podendo chegar a 50%.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

CARACTERÍSTICAS:

A vitamina B1 (cloridrato de tiamina) se combina com o ATP (adenosina trifosfato) formando a coenzima tiamina pirofosfato (tiamina difosfato cocarboxilase) que é necessária para o metabolismo dos carboidratos. A deficiência de tiamina pode ocorrer como resultado de dieta inadequada ou má absorção intestinal, sendo que os principais sintomas estão relacionados com o sistema nervoso (beribéri seco) e com o sistema cardiovascular (beribéri úmido). Muitos dos sinais e sintomas neurológicos são característicos da neurite periférica, com distúrbios sensitivos nas extremidades, incluindo áreas localizadas de hiperestesia ou anestesia. A força muscular é perdida gradativamente e pode resultar em punho caído ou em paralisia completa de um membro. Distúrbios de personalidade, depressão, falta de iniciativa e falha na memória também podem resultar da deficiência da vitamina, da mesma forma que síndromes tão extremas como a encefalopatia de Wernicke e a psicose de Korsakoff. Os sintomas cardiovasculares podem ser proeminentes e incluem dispnéia aos esforços, palpitação, taquicardia e outras anormalidades cardíacas que se caracterizam por ECG anormal (principalmente baixa voltagem da onda R, inversão da onda T e prolongamento do intervalo QT) e insuficiência cardíaca do tipo de débito elevado. Essa insuficiência foi denominada beribéri úmido, ocorre edema extenso, em grande parte conseqüente à hipoproteinemia proveniente da ingestão inadequada de proteína ou hepatopatia concomitante, juntamente com falência da função ventricular.

A deficiência nutricional simples de vitaminas do complexo B é rara, uma vez que a dieta inadequada normalmente resulta em múltiplas deficiências. Para a profilaxia da deficiência de tiamina, a melhora na dieta, mais do que suplementos, é recomendável. Para o tratamento da deficiência de tiamina, a suplementação é preferida. A ingestão recomendada de tiamina está relacionada com a ingestão calórica. Dietas incomuns (por exemplo, dieta que restringe drasticamente a seleção de alimentos) podem não suprir as necessidades diárias mínimas de tiamina. A ingestão recomendada de todas as vitaminas e da maioria dos minerais é maior durante a gravidez. Muitos médicos recomendam que as mulheres grávidas recebam suplementos multivitamínicos com minerais, especialmente aquelas gestantes que não consumem uma dieta adequada e aquelas em categorias de alto risco (por exemplo, mulheres carregando mais de um feto, fumantes muito ativas e viciadas em álcool e drogas). A ingestão excessiva de suplementos polivitamínicos e minerais pode ser perigosa para a mãe e para o feto e deve ser evitada. A ingestão recomendada de todas as vitaminas e da maioria dos minerais é maior durante a amamentação.

As vitaminas do complexo B são prontamente absorvidas no trato gastrintestinal, exceto na presença de síndromes de má absorção. A tiamina é absorvida principalmente no duodeno. O álcool inibe a absorção da tiamina. Em indivíduos com absorção gastrintestinal normal, a absorção oral total máxima diária de tiamina é de 5 a 15mg (é maior quando dada em doses diárias divididas com alimentos). A biotransformação é hepática. A eliminação é renal, quase que completamente na forma de metabólitos.

O excesso ingerido além da necessidade diária é excretado na urina na forma inalterada e na forma de metabólitos.

INDICAÇÕES:

NERVEN é indicado para a prevenção e tratamento das deficiências de tiamina, como beribéri, síndrome de Wernicke-Korsakoff e neurites e polineurites (tratamento adjuvante). As necessidades de tiamina podem ser maiores e/ou a suplementação pode ser necessária nas seguintes condições: gravidez, amamentação, alcoolismo, queimaduras, febre crônica, gastrectomia, hemodiálise crônica, doença do trato hepato-biliar (alcoolismo com cirrose e insuficiência hepática), hipertiroidismo, infecção prolongada, doença intestinal (celíaco, ressecção ileal, espru tropical, enterite regional, diarréia persistente), trabalho manual pesado por período prolongado e estresse prolongado. A suplementação é necessária em pacientes recebendo nutrição parenteral total ou que tenham perdido peso rapidamente ou naqueles mal nutridos devido à ingestão inadequada.

CONTRA-INDICAÇÕES:

O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS: Gerais: As vitaminas não devem ser usadas como substitutos de uma dieta balanceada.

Bons hábitos nutricionais são necessários para evitar a deficiência de vitaminas. As melhores fontes de tiamina na dieta incluem cereais (grãos inteiros e enriquecidos, arroz integral), carnes (especialmente carne de porco e de boi ou vaca), ervilha, feijão, nozes, vegetais de folhas verdes, legumes e gema de ovo. Durante o cozimento ocorre perda da tiamina, podendo chegar a 50%. Na maioria dos casos, a administração parenteral é indicada somente quando a administração oral não é aceitável (por exemplo, náusea, vômito, condições pré e pós-operatórias) ou possível (por exemplo, nas síndromes de má absorção ou após ressecção gástrica).

Gravidez: não foram relatados problemas em gestantes conforme consta na Posologia. Entretanto, a ingestão de doses excessivas durante a gravidez pode ser perigosa para a mãe e para o feto. O médico deve ser consultado.

Amamentação: não foram relatados problemas em lactantes e lactentes conforme consta na Posologia. O médico deve ser consultado. Se ocorrer deficiência de tiamina durante o período de amamentação, tanto a mãe como a criança, devem ser tratadas. Pediatria: não foram relatados problemas em crianças com a "Ingestão Diária Recomendada".

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:

Não são conhecidos relatos de interações da tiamina (oral) com outros medicamentos.

INTERFERÊNCIA EM EXAMES

LABORATORIAIS:

Altas doses de tiamina podem interferir no resultado da determinação da concentração sérica de teofilina através do método espectrofotométrico de Schack e Waxler. Também pode produzir resultados falso-positivos nas determinações da concentração de ácido úrico pelo método de fototungstato ou nas determinações de urobilinogênio usando reagente de Ehrlich.

REAÇÕES ADVERSAS/COLATERAIS:

Não são conhecidos efeitos adversos sérios associados ao uso de tiamina (oral), exceto com altas doses administradas por via parenteral. No entanto, dependendo da sensibilidade individual, podem ocorrer reações imprevisíveis.

Neste caso, suspenda o uso de NERVEN e informe imediatamente seu médico.

POSOLOGIA:

Um a dois comprimidos ao dia ou a critério médico.

SUPERDOSAGEM:

Não são conhecidos casos de superdosagem com o uso de tiamina (oral).

PACIENTES IDOSOS:

Alguns estudos têm demonstrado que pacientes idosos podem apresentar maior deficiência de tiamina, por isso necessitam de suplementos dessa vitamina.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Número do lote, data da fabricação e data da validade: vide cartucho

Registro MS – 1.0974.0165

Farm. Resp.: Dr. Dante Alario Junior

CRF-SP no 5143

BIOLAB SANUS Farmacêutica Ltda. Av. Paulo Ayres, 280 – Taboão da Serra –

SP

CEP 06767-220 SAC 0800 11 1559

CNPJ 49.475.833/0001-06 – Indústria Brasileira

Distribuição:

UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA

NACIONAL S/A

Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90 – Embu-Guaçu – SP

CEP 06900-000 SAC 0800 11 1559

CNPJ 60.665.981/0001-18 – Indústria Brasileira

EE 025018 A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *