Princípios ativos: bacitracina, sulfato de neomicina
Neocetrin
sulfato de neomicina + bacitracina
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:
Pomada: Embalagens contendo bisnagas com 15 e 30 g de pomada.
USO ADULTO E/OU PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO:_
Cada grama de pomada contém:
Sulfato de neomicina………………5 mg
Bacitracina ……………….. 250 UI
Excipientes (Vaselina Sólida, Vaselina Líquida, Lanolina, Álcool cetílico, Tween 80 e Essência de rosas) q. s. p…………….. 1 g
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
? A ação esperada de sulfato de neomicina + bacitracina é a de antiinfeccioso tópico de uso externo.
? NEOCETRIN pomada deve ser conservado à temperatura ambiente.
? Prazo de validade:_36 meses. ATENÇÃO: Não utilize os produtos após vencido o prazo de validade, sob o risco de não produzir os efeitos desejados.
? Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
? Informar ao médico se está amamentando.
? Não aplicar sobre os olhos. Antes de aplicar o produto, lavar a região afetada com água e sabão e secar cuidadosamente o local; depois da aplicação, pode-se cobrir a zona tratada com gaze.
? Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
? Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
? Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como prurido, vermelhidão, inchaço ou qualquer irritação local não existente antes do uso do produto, ou caso ocorra qualquer diminuição da audição.
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS"
? Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
"NÃO TOME REMÉDIO SEM CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE."
INFORMAÇÃO TÉCNICA_
O sulfato de neomicina é um antibiótico aminoglicosídeo, bactericida, ativo contra numerosas bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Atravessa a membrana celular bacteriana mediante transporte ativo e interfere na síntese proteica do microorganismo.
A bacitracina, antibiótico polipeptídio, possui ação bactericida frente a microrganis-mos Gram-positivos e alguns cocos Gram-negativos. Age interferindo na síntese da parede celular bacteriana. Apesar de não ser absorvida através da pele intacta, a neomicina aplicada topicamente é facilmente absorvida através de grandes regiões expostas, queimadas, ou com tecido de granulação. A bacitracina, por sua vez, não apresenta absorção significativa após aplicação tópica sobre a pele intacta ou
lesionada, ou sobre membranas mucosas. Não ocorrendo absorção, a ação do medicamento é limitada ao local de aplicação.
A associação de ambos em seu uso tópico, se justifica como prevenção de desenvolvimento de microrganismos resistentes à neomicina e bacitracina, pela somação de efeitos.
INDICAÇÕES:_
No tratamento de infecções bacterianas da pele e mucosas, causadas por microorganismos sensíveis à ação da neomicina e bacitracina, tais como: pioder-mltes, impetigo, eczemas infectados, furúnculos, antraz, éctima, abscessos, acne infectada, intertrigo, úlceras cutâneas e queimaduras infectadas na profilaxia de infecções cutaneo-mucosas decorrentes de cortes (inclusive de origem cirúrgica), abrasões, queimaduras pouco extensas, ferimentos, produzidos por microorganismos sensíveis. Infecções nasais e do ouvido externo, causadas por microorganismos sensíveis
CONTRA-INDICAÇÕES:_
Hipersensibilidade aos componente da associação.
PRECAUÇÕES:_
Pode ocorrer sensibilidade cruzada se o paciente utilizar outros produtos contendo antibióticos aminoglicosídeos. Quando o produto é aplicado em grandes áreas da pele, com lesão, pode ocorrer absorção sistêmica significativa, com risco de nefrotoxicidade ou ototoxicidade, especialmente se a função renal estiver prejudicada, ou na administração concomitante de fármacos sistêmicos nefrotóxicos e ototóxicos. Não empregar para uso oftálmico.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:_
Não se recomenda o uso simultâneo desta associação com fármacos relacionados, por exemplo, outros aminoglicosídeos, por via sistêmica, já que reações de hipersensibilidade podem ocorrer com maior frequência.
REAÇÕES ADVERSAS:_
Podem ocorrer prurido, rash cutâneo, vermelhidão, inchaço ou outros sinais de irritação local.
POSOLOGIA:_
Aplicar sobre a região afetada 2 a 5 vezes ao dia, utilizando-se ou não curativos semi-oclusivos. Em queimaduras e cavidades pós-cirúrgicas pode-se utilizar faixas de gaze untadas com o produto.
SUPERDOSAGEM:_
O quadro clínico por ingestão acidental ou superdosagem ainda não é conhecido. Na eventualidade, adotar as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Reg. M.S. n° 1.0577.0149.001-1
Farm. Resp.: Dra. Elaine C.M. Pessôa – CRF-SP n° 14.059
BUNKER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Rua Aníbal dos Anjos Carvalho, 212. Cidade Dutra – São Paulo – SP – Fone: 011-5666-0266
C.G.C. 47.100.862/000.1-50 Indústria Brasileira
BUNKER