Princípio ativo: ampicilina
Neo Ampicilin
ampicilina
FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES
Cápsula 500mg: Embalagens com 10 e 500* cápsulas.
Pó para Suspensão Oral 250mg/5mL: Embalagens com 1 e 50* frascos de 60mL (após reconstituição). *Embalagem Hospitalar
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
USO ORAL COMPOSIÇÕES
Cada cápsula contém:
ampicilina ……………………………..500 mg
excipientes q.s.p………………………….. 1 cápsula
(estearato de magnésio e dióxido de silício).
Obs.: O material da cápsula de Neo Ampicilin (500 mg) contém o corante amarelo de TARTRAZINA (FDC n° 05). Cada 5 mL da suspensão após reconstituição contém:
ampicilina………………………….250 mg
excipientes q.s.p……………………………. 5 mL
(benzoato de sódio, corante vermelho eritrosina FDC n° 03, essência de morango, açúcar, citrato de sódio, dióxido de silício e goma xantana).
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
– Neo Ampicilin é um antibiótico de amplo espectro tendo ação especialmente sobre bacilos gram-negativos.
– Conservar em temperatura ambiente (15° a 30° C). Proteger da luz e umidade. Após reconstituição, a suspensão se mantém estável por 7 dias, à temperatura ambiente.
– Prazo de validade: VIDE CARTUCHO. Não use medicamento com o prazo de validade vencido; poderá ocorrer diminuição significativa do seu efeito terapêutico.
– "Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término". "Informe seu médico se está amamentando.
– "Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
– "Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
– "Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: hipersensibilidade, mal-estar e dores abdominais".
– "O material da cápsula de Neo Ampicilin (500 mg) contém o corante amarelo de TARTRAZINA (FDC n° 05) que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico".
– "ATENÇÃO: Este medicamento contém AÇÚCAR, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes".
– "TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
– Não administrar ampicilina concomitantemente à: alopurinol, contraceptivos orais, probenecida, dentre outros (ver INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS).
– Antes do tratamento de pacientes com Neo Ampicilin deve ser realizada anamnese completa para buscar histórico alérgico do mesmo tanto às penicilinas como cefalosporinas e outros agentes alergênicos.
– Contra-indicado para pacientes hipersensíveis às penicilinas ou a quaisquer dos componentes da fórmula. Gravidez e lactação.
– "Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento".
– "NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
A ampicilina é uma aminopenicilina de amplo espectro (tanto para bactérias gram-positivas como gram-negativas), especialmente contra determinados bacilos gram-negativos, inibindo a etapa final da síntese da parede celular das bactérias, tendo mais facilidade de penetração em membranas de bactérias gram-negativas devido ao grupo amino.
A ampicilina é ácido-resistente sendo bem absorvida pelo trato gastrintestinal, após administração oral. Alimentos podem interferir na sua
absorção devendo suas doses preferivelmente serem dadas 30 minutos antes das refeições.
A ampicilina sódica ou anidra difunde-se rapidamente na maioria dos tecidos e fluidos do organismo.
INDICAÇÕES
Neo Ampicilin é usado no tratamento de uma variedade de infecções por microrganismos a ela sensíveis, podendo-se citar: Streptococcus pneumonias, Enterococcus faecalis, Listeria monocitogenes, (como Gram-Positivos) e Moraxella catarrhalis, Neisseria gonorrhoeae, N. meningitidis, Haemophilus influenzae e enterobactérias como Escherichia coli, Proteus mirabilis, Salmonella e Shiguella, (como gram-negativos). É inativa contra Pseudomonas aeruginosa. Deste modo pode abranger tratamento de infecções do trato biliar, bronquites, endocardites, epiglotites, gonorréia, listerioses, meningites, otites médias, peritonites, pneumonia, septicemia, febre tifóide e paratifóide e infecções do trato urinário.
CONTRA-INDICAÇÕES
É CONTRA-INDICADO PARA PACIENTES SENSÍVEIS ÀS PENICILINAS OU A QUAISQUER DOS COMPONENTES DA FÓRMULA.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO.
PRECAUÇÕES
Recomenda-se o uso de antibiogramas para definição da sensibilidade do(s) microrganismo(s) em qualquer tratamento com antimicrobiano.
Antes do tratamento de pacientes com Neo Ampicilin deve ser realizada anamnese completa para buscar histórico alérgico do mesmo tanto às penicilinas como cefalosporinas e outros agentes alergênicos. Reações anafiláticas intensas requerem tratamento de emergência com adrenalina, oxigênio, corticosteróides e controle respiratório (se necessária, intubação traqueal).
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Uso concomitante de alopurinol pode levar ao surgimento freqüente de erupções cutâneas.
Redução na excreção urinária de estrógenos em pacientes grávidas, casos isolados de irregularidade menstrual e gravidez não planejada em pacientes usando anticoncepcionais orais.
A depuração renal é retardada pela administração concomitante de probenecida. Pode diminuir a absorção de outras drogas devido ao efeito sobre a flora gastrintestinal.
Pode existir antagonismo entre ampicilina (um agente bactericida) e agentes bacteriostáticos (como o cloranfenicol).
REAÇÕES ADVERSAS
Erupção cutânea é o efeito adverso mais comum, podendo aparecer após 7 dias do início do tratamento, (regridem com a suspensão do uso e normalmente reagem bem a anti-histamínicos). Efeitos gastrintestinais, particularmente diarréia, podendo ocorrer também náuseas e vômitos (usualmente pela administração oral).
"O material da cápsula de Neo Ampicilin (500 mg) contém o corante amarelo de TARTRAZINA (FDC n° 05) que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico". "ATENÇÃO: Este medicamento contém AÇÚCAR, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes".
POSOLOGIA
A dosagem de Neo Ampicilin depende da intensidade da infecção, da idade e da função renal do paciente; a dose deve ser reduzida em complicação renal severa.
O Neo Ampicilin pó para suspensão oral deve ser ressuspenso com água filtrada até a indicação da seta do rótulo. Neo Ampicilin, a critério médico, deve obedecer à seguinte posologia:
INFECÇÕES
ADULTOS
CRIANÇAS
Geniturinárias:
500mg, de 6 em 6 horas
50 a 100mg/kg/dia, a cada 6-8 horas
Respiratórias:
250 a 500mg, de 6 em 6 horas
25 a 50mg/kg/dia, a cada 6-8 horas
Gastrintestinais:
500mg, de 6 em 6 horas
50 a 100mg/kg/dia, a cada 6-8 horas
Sistema Nervoso Central:
8 a 14g diárias
100 a 200mg/kg/dia
Atenção: Se o cálculo da dose para crianças de alto peso ultrapassar o limite inferior da dose para adultos, administrar a dose para adultos.
Recomenda-se aos pacientes, que dêem continuidade ao tratamento por 48 a 72 horas após o desaparecimento dos sintomas ou resultados negativos dos exames laboratoriais.
Para o tratamento das infecções cervicais, uretrais, retais ou faringeanas provocadas pela Neisseria gonorrhoeae recomenda-se uma dose única, via oral, da associação: 3,5 g de Neo Ampicilin com 1,0 g de probenecida. Deve-se fazer acompanhamento (culturas) de 4 a 7 dias para homens e 7 a 14 dias para mulheres.
SUPERDOSE
Ampicilina é removida por hemodiálise. O controle das reações cutâneas pode ser feito com anti-histamínico. A urticária pode ser tratada com corticosteróides por via oral.
Em casos de reações alérgicas, mais intensas, servir as medidas apropriadas para cada caso, conforme orientação médica.
PACIENTES IDOSOS
O uso em pacientes idosos (acima de 60 anos) requer prescrição e rigoroso acompanhamento médico.
Registro M.S. n° 1.0465.0218 Farm. Responsável: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho – CRF-GO n° 3.524 N° do lote, data de fabricação e prazo de validade: VIDE CARTUCHO
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Prezado Cliente:
Você acaba de receber um produto Neo Química. Em caso de alguma dúvida quanto ao produto, lote, data de fabricação, ligue para nosso SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.
VPR 1 – Quadra 2-A – Módulo 4 – DAIA – Anápolis – GO – CEP 75132-020
www.neoquimica.com.br 506^-00502 C.N.P.J.: 29.785.870/0001-03 – Indústria Brasileira 3000513 – 02/2006