Princípio ativo: ambroxolMucosolvan Injetável
Composição – MUCOSOLVAN Injetável
cada ampola de 2 ml contém: cloridrato deambroxol 15 mg. Excipientes: ácido cítrico, fosfato dissódico, cloreto de sódio, água bidestilada.
Posologia e Administração – MUCOSOLVAN Injetável
adultos e adolescentes: 1 a 2 ampolas, 2 a 3 vezes ao dia. Crianças até 2 anos: 1/2 ampola, 2 vezes ao dia. Crianças de 2 a 5 anos: 1/2 ampola, 3 vezes ao dia. Crianças de 5 a 10 anos: 1 ampola, 2 a 3 vezes ao dia. Administrar as ampolas por via IM, IV, ou SC. Em caso de infusão endovenosa, Mucosolvan injetável pode ser adicionado a soluções de glicose, levulose, cloreto de sódio a 0,9% e à solução de Ringer. O produto não deve ser misturado a soluções com pH superior a 6,3 para evitar possível turvação ou floculação. – Superdosagem: se ocorrer, recomenda-se tratamento sintomático.
Reações adversas – MUCOSOLVAN Injetável
Mucosolvan é geralmente bem tolerado. Foram relatadas, sobretudo após administração parenteral, manifestações gastrintestinais leves (principalmente pirose, dispepsia e ocasionalmente náuseas e vômitos). Em raros casos ocorreram reações alérgicas, sobretudo erupções cutâneas. Em casos excepcionais foram relatadas graves reações agudas do tipo anafilático; entretanto, a sua relação com ambroxol é duvidosa; alguns destes pacientes tinham apresentado também reações alérgicas a outras substâncias. – Observação: não existem restrições ou precauções especiais para o uso do produto em pacientes com idade acima de 65 anos.
Contra-Indicações – MUCOSOLVAN Injetável
hipersensibilidade conhecida ao ambroxol e a outros componentes da fórmula. Gravidez e lactação: estudos pré- clínicos e a ampla experiência clínica com o emprego após a 28ª semana não evidenciaram efeitos prejudiciais durante a gravidez. Mesmo assim, devem ser observadas as precauções habituais a respeito do uso de fármacos durante a gravidez, sobretudo durante o primeiro trimestre. O fármaco passa para o leite materno; entretanto, não é provável que atue sobre o lactente quando administrado em doses terapêuticas. – Interações medicamentosas: a administração de ambroxol juntamente com antibióticos (amoxicilina, cefuroxima, eritromicina, doxiciclina) produz concentrações antibióticas mais elevadas no tecido pulmonar. Desconhecem-se interações prejudiciais de importância clínica com outras medicações.
Indicações – MUCOSOLVAN Injetável
processos agudos e crônicos das vias respiratórias, que exijam tratamento expectorante mucolítico, tais como, bronquite aguda e crônica, enfisematosa e asmática, traqueobronquites, pneumopatias inflamatórias, bronquiectasias e pneumoconiose. Profilaxia de complicações pulmonares no pré e pós- operatório, especialmente em cirurgia geriátrica e, sobretudo, em UTI. Para facilitar a expulsão de esputo, para fins diagnósticos, e para acelerar a expectoração de líquidos intrabrônquicos (por exemplo, soluções de contraste).
Apresentação – MUCOSOLVAN Injetável
embalagem com 5 ampolas de 2 ml.
LABORATÓRIO
Boehringer Ingelheim