Princípio ativo: carbocisteína
Leia com atenção, antes de usar o produto.
MUCOLITIC®
carbocisteína
Forma farmacêutica, apresentações e via de administração
Xarope adulto. Frascos com 100 ml. Xarope pediátrico. Frascos com 100 ml. Uso oral.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
Outras formas farmacêuticas e apresentações
Granulado adulto. Embalagens com 15 envelopes. Solução oral – Gotas. Frascos com 20 ml.
Composição Cada ml do xarope adulto contém: Carbocisteína ….. 50 mg Veículo q.s.p ….. 1 ml Veículo: sacarose, álcool etílico, corante caramelo, essência artificial de canela, essência artificial de rum, hidróxido de sódio, metilparabeno e água purificada. Cada ml do xarope pediátrico contém: Carbocisteína ….. 20 mg Veículo q.s.p ….. 1 ml Veículo: sacarose, metilparabeno, essência artificial de baunilha, essência artificial de framboesa, essência artificial de cereja, corante vermelho Ponceau 4R, hidróxido de sódio e água purificada.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
Como este medicamento funciona?
Mucolitic® ajuda a diminuir a produção das secreções respiratórias, assim como deixa as secreções menos espessas, facilitando sua eliminação pelo organismo, quando há um excesso destas secreções por doenças respiratórias. O Mucolitic® começa a fazer efeito cerca de 1 a 2 horas após a sua administração.
Por que este medicamento foi indicado?
Mucolitic® ajuda no tratamento de problemas respiratórios, quando há um excesso de secreções que podem piorar o estado do paciente.
Quando não devo usar este medicamento?
Contra-indicações
O produto não deve ser utilizado por pacientes com úlceras no estômago ou no duodeno ou com alergia aos componentes da formulação.
Advertências
O tratamento com Mucolitic® não substitui o tratamento específico das doenças respiratórias, como a bronquite, a asma ou as infecções dos pulmões. Assim, antes de começar o tratamento com Mucolitic®, o médico deve ser consultado para diagnosticar o tipo de doença, e indicar o tratamento ou medicamento específico para cada doença.
Atenção diabéticos: Mucolitic® Xarope contém açúcar. Este medicamento é contra-indicado na faixa etária abaixo de 2 anos de idade.
Precauções
Gravidez e lactação Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgiãodentista. Pacientes idosos Não existem restrições ou precauções especiais com relação ao uso do produto por pacientes idosos.
Interações medicamentosas
Ingestão juntamente com outras substâncias Durante o tratamento com Mucolitic®, você não deve fazer uso de medicamentos que inibem a tosse como os antitussígenos, bem como não deve fazer uso de medicamentos atropínicos (como por exemplo, atropina).
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.
Como devo usar este medicamento?
Aspecto físico
Mucolitic® xarope adulto é um líquido límpido, pouco viscoso e de cor âmbar. Mucolitic® xarope pediátrico é um líquido límpido, pouco viscoso e de cor vermelho cereja.
Características organolépticas
Mucolitic® xarope adulto possui odor e sabor artificial de canela. Mucolitic® xarope pediátrico possui odor e sabor artificial de cereja e framboesa.
Leia com atenção o item “”Modo de usar”” para a utilização correta do produto.
Modo de usar
Xarope adulto: 5 a 10 ml (para medir o volume, utilize o copo-medida) do xarope 3 vezes ao dia.
Xarope pediátrico: ? Crianças entre 2 e 5 anos: aconselha-se o uso de Mucolitic® Solução oral (gotas) devido à maior facilidade de administração e adequação da dose para essa faixa etária. ? Crianças entre 5 e 12 anos de idade: 5 a 10 ml (para medir o volume, utilize o copo-medida) do xarope 3 vezes ao dia.
Atenção: Para medir o volume de Mucolitic® Xarope, utilize o copo-medida verificando a posologia a ser adotada.
Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. O prazo de validade está impresso na embalagem do produto.
Quais os males que este medicamento pode causar?
Às vezes, este medicamento pode causar algumas reações desagradáveis como: dor no estômago, enjôo, diarréia, sangramento no estômago ou intestinos, alergia na pele, tontura, insônia, dor de cabeça, palpitação e leve diminuição da taxa de açúcar no sangue. Informe ao seu médico o aparecimento destas ou de quaisquer outras reações desagradáveis.
O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Nestes casos, os sintomas mais comuns que podem aparecer são dor de estômago, enjôo, vômito e diarréia. O médico deve ser imediatamente comunicado e, provavelmente, deverá ser feita uma lavagem gástrica, devendo o paciente ser mantido sob cuidadosa observação médica.
Onde e como devo guardar este medicamento?
Conserve o produto na embalagem original e à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC).
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE Características farmacológicas
A carbocisteína, cujo nome químico é S-(carboximetil)-1-cisteína, é um aminoácido dibásico, de peso molecular 179,2 e fórmula molecular C5H9NO4S.
Propriedades farmacodinâmicas O exato mecanismo de ação da carbocisteína ainda não foi totalmente elucidado. No entanto, sua ação parece estar relacionada à regulação da viscosidade das secreções mucosas do trato respiratório. Estudos em animais e em humanos demonstram que a carbocisteína altera a síntese das glicoproteínas do muco, aumentando, proporcionalmente, a produção de sialoglicoproteínas, o que torna a secreção mais fluida, e assim melhora a depuração mucociliar, tornando a tosse mais efetiva. (Brown DT. Carbocysteine. Drug Intell Clin Pharm 22:603-8, 1988).
Propriedades farmacocinéticas
A carbocisteína é rapidamente absorvida após a administração oral. As concentrações séricas máximas são alcançadas entre 1 a 2 horas após a administração e, após uma dose de 1,5 g, os valores máximos foram de 13 a 16 mg/l. A meia-vida plasmática foi estimada em 1,5 a 2 horas, e o volume aparente de distribuição foi de aproximadamente 60 litros. A carbocisteína parece distribuir-se bem no tecido pulmonar e no muco respiratório, sugerindo ação local. É metabolizada através de acetilação, descarboxilação e sulfoxidação. A produção do derivado descarboximetilado é muito pequena. A maior parte da droga é eliminada inalterada, por excreção urinária. Dois terços dos indivíduos excretam um glicuronídeo, como metabólito menor. Não há relatos de atividade farmacológica importante destes metabólitos. (Brown DT. Carbocysteine. Drug Intell Clin Pharm 22:603-8, 1988). A ação do Mucolitic® inicia-se aproximadamente 1 a 2 horas após a ingestão.
Resultados de eficácia
As doenças obstrutivas das vias respiratórias, como a bronquite crônica, a fibrose cística e o enfisema, embora apresentem grandes diferenças etiológicas e epidemiológicas, possuem uma importante característica em comum, que é o aumento da secreção brônquica, em algum estágio da doença. Esta secreção, devido às suas propriedades bioquímicas e físicas alteradas, não é eliminada pelos mecanismos mucociliares e pela tosse, determinando a necessidade de uma remoção terapêutica (Brown DT. Carbocysteine. Drug Intell Clin Pharm 22:603-8, 1988). Vários estudos clínicos comprovaram a eficácia da carbocisteína nas doenças obstrutivas crônicas das vias respiratórias, levando a alterações reológicas da secreção e o aumento da expectoração, indicando uma melhora primária da função mucociliar (Brown DT, 1988). Estudo duplo-cego comparou o uso da carbocisteína com placebo e com um esquema de nebulização com água em 82 pacientes com bronquite crônica. No grupo que utilizou a carbocisteína, verificou-se uma melhora consistente na viscosidade da secreção e da expectoração, com um aumento de 30% no volume expectorado após 8 horas do tratamento (p