Princípio ativo: albendazolMonozol

Indicações de Monozol

Tratamento das infestações isoladas ou mistas, causadas por Ascaris lumbricoides, Trichiuris trichiura, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Taenia sp e Strongyloides stercoralis.

Efeitos Colaterais de Monozol

Casos de desconforto gastrintestinal e cefaléia foram reportados sem, contudo, ser possível correlacionar ao uso da droga. – Interações medicamentosas: o uso concomitante da cimetidina pode inibir o metabolismo de alguns derivados benzimidazólicos, resultando no aumento da concentração plasmática do medicamento especialmente em uso prolongado.

Como Usar (Posologia)

Adultos e crianças acima de 2 anos: a dose usual é de 400 mg (1 comprimido ou 5 ml da suspensão oral) em dose única, tanto em adultos como em crianças. Os comprimidos podem ser mastigados, triturados e misturados a alimentos. A suspensão pode ser administrada diretamente ou misturada a líquidos. Nos casos de infestação confirmada ou suspeita de Strongyloides stercoralis e Taenia sp, a dose deve ser repetida por 3 dias consecutivos. Nos casos de infestação por Enterobius vermiculares, a dose usual em crianças acima de 2 anos é de 100 mg (1/4 comprimido) em dose única. Se o paciente não se curou após 3 semanas, um segundo tratamento está indicado. Não há necessidade de dietas especiais ou uso de purgantes. Superdosagem: não foram observadas reações de gravidade após a dosagem excessiva aguda. Medidas de suporte como lavagem gástrica ou indução ao vômito, é recomendada.

Contra-Indicações de Monozol

O albendazol é contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade à droga e a outros derivados benzimidazólicos. Como os demais derivados benzimidazólicos, o albendazol é teratogênico e embriotóxico nos animais em laboratório. Por essa razão não deve ser usado durante a gravidez ou em mulheres com possibilidade de engravidar. Deve-se assegurar, antes da utilização do produto, de que não há processo de gravidez. Para mulheres em idade fértil (15 a 40 anos), recomenda-se a administração do albendazol no período de 7 dias após o início da menstruação.

Precauções

A segurança do uso do albendazol em crianças abaixo de 2 anos de idade ainda não foi estabelecida. Não se sabe se o albendazol é excretado no leite materno. Portanto, seu uso é desaconselhável em mulheres que estejam amamentando.

Apresentação

Caixa com 1 e 3 comprimidos de 400 mg e suspensão oral em frasco contendo 5, 10 e 15 ml.

Composição

Cada comprimido contém 400 mg de albendazol.Excipiente q.s.p. 1 comprimido. Cada 5 ml da suspensão oral contém 400 mg de albendazol.

Laboratório

Legrand EMS Ind. Farm. Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *