Princípios ativos: carbonato de cálcio, hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio
KOLLANGEL TABS
hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e carbonato de cálcio.
APRESENTAÇÕES
Forma farmacêutica: comprimido mastigável.
Concentração:
hidróxido de alumínio -15 9,9mg/comp; hidróxido de magnésio -208,9mg/comp; e carbonato de cálcio – 231,5mg/comp.
Linha Fanna- Kollagel Tabs sabores cereja, menta e laranja nas seguintes apresentações:
Cartucho contendo blister com 8,16 e 32 comprimidos mastigáveis.
Frasco contendo 56 comprimidos mastigáveis.
Embalagem múltipla (display) contendo 160,400 e 800 comprimidos mastigáveis.
USO ORAL USO ADULTO
COMPOSIÇÃO Sabor Cereja
Cada comprimido mastigável contém:
hidróxido de alumínio……………….159,9mg
hidróxido do magnésio………………208,9mg
carbonato de cálcio……………….231,5mg
excipiente (sacarina sódica, sorbitol, sacarose, manitol, dióxido de silício, aroma cereja, sucralose, amido de milho, corante laca vermelho, talco c estearato de magnésio) q.s.p…..1 comprimido
Sabor Menta
Cada comprimido mastigável contém:
hidróxido de alumínio………………..159,9mg
hidróxido de magnésio……………….208,9mg
carbonato de cálcio……………….231,5mg
excipiente (sacarina sódica, sorbitol, sacarose, manitol, mentol, sucralose, dióxido de silício, talco e estearato de magnésio) q.s.p………….1 comprimido
Sabor Laranja
Cada comprimido mastígável contém:
hidróxido de alumínio………………..159,9mg
hidróxido de magnésio……………….208,9mg
carbonato de cálcio………………..231,5 mg
excipiente (sacarina sódica, sorbitol, sacarose, manitol. aroma laranja, sucralose, amido de milho, corante l aca amarelo, talco, estearato de magnésio) q.s.p………..1 comprimido
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
KOLLANGELTABS comprimido mastigável é destinado ao alívio dos sintomas da hiperacidez gástrica (aumento da acidez do estômago), azia, desconforto estomacal, dor de estômago e dispesia (dificuldade de digestão).
2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
KOLLANGEL TABS age reduzindo o excesso de ácido produzido pelo estômago por meio de uma reação química de neutralização, ou seja, transformando o ácido em outras substâncias, reduzindo assim a acidez estomacal.
3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado em casos de alergia ou intolerância aos componentes da fórmula.
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos de idade.
Este medicamento deve ser utilizado com cautela em pacientes com insuficiência renal (diminuição da função do rim), hipofosfatemia (redução de fosfato no sangue), na gravidez, amamentação e em pacientes com obstrução intestinal devido à presença do hidróxido de alumínio na fórmula do produto.
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência renal (diminuição da função do rim) severa.
KOLLANGEL TABS é classificado como um medicamento de Categoria C, de acordo com a tabela que trata das categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação do médico ou cirurgião-dentista.
4.0 QUE DEVO SABERANTES DE USARESTE MEDICAMENTO?
Não é aconselhável ultrapassar as doses recomendadas ou prolongar o tratamento por mais de 14 dias (com a dose máxima). KOLLANGEL TABS é classi ficado como um medicamento de Categoria C, de acordo com a tabela que trata das categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas.
Atenção diabéticos: contém açúcar (lOOmg desacarose/comprimido mastígável).
Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Durante o período de aleitamento materno ou doação de leite humano, só utilize medicamentos com o conhecimento do seu médico ou cirurgião-dentista, pois alguns medicamentos podem ser excretados no leite humano, cansBndo reações indesejáveis no bebê.
O uso prolongado de antiácidos contendo alumínio por pacientes com níveis normais de fosfato no sangue pode resultar em diminuição destes níveis se a quantidade de fosfato ingerida não for adequada.
O hidróxido de magnésio administrado em pacientes com insuficiência renal (diminuição da função do rim) pode causar depressão do sistema nervoso central.
KOLLANGEL TABS pode alterar a absorção de alguns medicamentos como: tetraciclina, fenitoína, digoxina e agentes hipoglicemiantes (que diminuem a glicose sanguínea). Por esse motivo deve ser administrado pelo menos 2 horas antes ou 2 horas depois da utilização destes medicamentos.
Interações Medicamentosas:
É muito importante informar ao seu médico sobre a utilização de outros medicamentos antes do inicio ou durante o tratamento com KOLLANGEL TABS. Pode haver interação com outros medicamentos, tais como: clorpromazina, pseudoefedrina, levodopa, anfetaminas, quinidina, salicilatos, sais de ferro, inibidores da colinesterase, antagonistas da angiotensina II, antifõngicos, azitromicina, bifosfonatos, cloro quina, ferro e vitaminas, nitro furantoína, penicilamina, fenotiazinicos, lítio e rifampicina. Este medicamento também pode diminuir a eficácia de alguns fármacos, como por exemplo, quinolonas, propranolol, atenolol, captopril, ranitidina, famotidina e ácido acetilsalicílico. Aconselha-se evitar o uso concomitante destes medicamentos com antiácidos. KOLLANGEL TABS deve ser administrado em um intervalo de 2 a 3 horas antes ou 2 a 3 horas após o uso destes medicamentos.
Informe ao sen médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
5. ONDE, COMO E PORQUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo, respeitando o prazo de validade de 24 meses, indicado na embalagem.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.
Características do medicamento:
KOLLANGEL TAB S é apresentado na forma de comprimido mastígável.
Sabor ceTeja: comprimido circular biplanar, rosa, com odor de cereja.
Sabor menta: comprimido circular biplanar, branco, com odor de menta.
Sabor laranja: comprimido circular biplanar, laranja, com odor de laranja.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consnite o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utQizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
KOLLANGEL TABS deve ser administrado por via oral, devendo ser bem mastigado antes da deglutição. Deve scr utilizado entre meia hora e uma hora antes das refeições e ao deitar, ou segundo recomendação médica. Não eugolir os comprimidos inteiros e/ou mal mastigados. Não utilizar o medicamento por outra via que não seja a oral.
A administração de KOLLANGEL TABS deve ser de 1 a 2 comprimidos mastigáveis (417,8mg de hidróxido de magnésio, 319,8mg dc hidróxido de alumínio e 463mg de carbonato de cálcio por dose administrada 2 comprimidos), por até 4 vezes por dia (total de 8 comprimidos mastigáveis por dia), ou a critério médico. Não é aconselhável ultrapassar as doses máximas recomendadas ou prolongar o tratamento pormais de 14 dias.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. N9o desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
7.0 QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECERDE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma ou mais doses deste medicamento, a dose recomendada deverá scr retomada assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: regurgitação, náusea, vómito ou diarréia leve.
Reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): diarréia, eructação, flatulência e constipação (prisão de ventre), podendo evoluir para a obstrução intestinal, impactação fecal e o desenvolvimento de hemorroidas e fissuras anais. Em pacientes com função renal comprometida (diminuição da função do rim), pode ocorrer hiperaluminemia (aumento dos niveis de alumínio no sangue) e hipermagnesemia (aumento do magnésio sanguíneo).
A ingestão prolongada de altas doses de carbonato de cálcio (acima de 20g/dia) pode produzir hipercalcemia (aumento de cálcio sanguíneo). Em pacientes com insuficiência renal, doses cm tomo de 4g/dia de carbonato de cálcio podem ocasionar este efeito. Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Síndrome do Leite Alcalino, caracterizada por início súbito de irritabilidade, aversão ao leite, dor de cabeça, náuseas (enjôo) e vómitos ocasionais, dores musculares, fraqueza e mal estar. Estes efeitos ocorrem pelo excesso de cálcio a partir da ingestão exagerada de carbonato de cálcio.
Informe ao sen médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo aso do medicamento.
Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento bo Consumidor (SAC).
9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A ingestão aguda (imediata) de antiácidos raramente leva a efeitos tóxicos. A toxicidade aguda pela administração de antiácidos é ainda mais improvável pela má absorção sistémica desses medicamentos, já que sua ação é local (no estômago). Com a administração prolongada e/ou a administração de grandes doses pode ser observada a ocorrência de arritmia (alteração do ritmo cardíaco), hipotensão (diminuição da pressão arterial), hipertensão arterial (aumento da pressão arterial), encefalopatia (alteração inflamatória do sistema nervoso central), insuficiência renal (diminuição da função do rim), diarréia, prisão de ventre, alcalose (aumento do pH sanguíneo), distúrbios eletrolíticos, miopatia (alteração muscular) e osteodistrofía (alterações ósseas).
O monitoramento laboratorial dos eletrólitos, dos níveis de alumínio, cálcio e magnésio sanguíneos, o eletrocardiograma e testes de função renal (especialmente nos pacientes com alteração da função renal) devem ser realizados nos pacientes que apresentem intoxicação por antiácidos. O medicamento nestes casos deve ser imediatamente suspenso. O tratamento suporte deve ser feito como base nos sintomas apresentados pelo paciente, corrigindo quaisquer distúrbios eletrolíticos apresentados.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Em caso de Intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mals orientações sobre como proceder.
DIZERES LEGAIS
MS: 1.3841.0052
Farm. Responsável: Tales de Vasconcelos Cortes -CRF/BAn 3745
NATULAB LABORATÓRIO S. A.
Rua H, n° 2, Galpão III – Urbis II Santo Antônio de Jesus-Bahia – CEP 44.574-150 CNPJ 02.456.955/0001-83 INDÚSTRIA BRASILEIRA SAC: (75) 3311-5555
Esta bula foi aprovada pela ANVISA em (06/02/2012).
Siga corretamente o modo de nsar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
Fabricado por: