Princípios ativos: hipericina, hypericum perforatumJarsin
Laboratório
Biosintética
Apresentação de Jarsin
Drg.: emb. c/ 60 drágeas de 300 mg.
Jarsin – Indicações
Jarsin 300 (extrato seco de Hipericum perforatum L LI 160) é um produto fitoterápico indicado para tratamento de distúrbios psicovegetativos, estados depressivos, medos e/ou agitação nervosa. As drágeas de Jarsin 300 podem ser usadas por diabéticos. A dose diária de três drágeas contém uma pequena taxa de carboidrato (aproximadamente 0,96 g).
Contra-indicações de Jarsin
Este produto está contra-indicado para pacientes com histórico de hipersensibilidade conhecida ao Hipericum perforatum ou a qualquer componente da fórmula. Não usar em episódios de depressão grave. Não há experiências suficientes sobre o uso deste medicamento em crianças. Assim, o produto não deve ser utilizado por crianças abaixo de 12 anos de idade.
Reações adversas / Efeitos colaterais de Jarsin
Durante o tratamento com Jarsin 300 (extrato seco de Hypericum perforatum L. – LI 160), especialmente em pessoas de pele clara expostas a forte luz solar e em uso de altas doses do produto, podem ocorrer reações do tipo queimadura solar. Raramente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, reações dermatológicas, sonolência ou agitação.
Jarsin – Posologia
Tomar 1 drágea de Jarsin 300, 3 vezes ao dia (de 8/8 h), com pouco líquido, de manhã, à tarde e à noite, de preferência após as refeições, por um período de 4 a 12 semanas, até o máximo de 6 meses. Estudos mostraram que o período de tratamento deve ser de 4 a 6 semanas, até a melhoria dos sintomas. Se os sintomas da depressão não melhorarem durante 4 semanas ou tornarem-se piores apesar de seguir corretamente a prescrição, recomenda-se o retorno ao médico.
Jarsin – Informações
Jarsin 300 é preparado a partir de um extrato metanólico obtido das partes aéreas (folhas e inflorescências) do Hipericum perforatum Linné, popularmente conhecido como erva-de-são-joão, o qual foi designado, em código, de LI 160 como ingrediente ativo. O ingrediente ativo com a denominação codificada de LI 160 é um abrangente extrato fitoterápico e, portanto, um composto complexo de substâncias. Os componentes conhecidos até agora incluem a biapigenina e o derivado de floroglucina, hiperforina, assim como os derivados de naftodiantrona, hipericina e pseudo-hipericina, além dos flavonóides (quercetina, hiperosida e rutina), taninas e procianidinas. Hipericinas e pseudo-hipericinas funcionam como substâncias de comparação padrão para o extrato.