Princípio ativo: pilocarpinaIsopto Carpine
Isopto Carpine®
2% Cloridrato de Pilocarpina
Solução Oftálmica Estéril
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: – Isopto Carpine
Frasco plástico conta- gotas contendo 15 ml de solução oftálmica estéril de cloridrato de pilocarpina nas concentrações de 2% e 4 %.
COMPOSIÇÕES: – Isopto Carpine
ISOPTO CARPINE 2%
Cada ml contém:
Cloridrato de pilocarpina………………..20,0 mg
Veículo constituído de hipromelose, ácido bórico, citrato de sódio, ácido clorídrico e/ou hidróxido de sodio, cloreto de benzalcônio como conservante e água purificada q.s.p 1 ml.
ISOPTO CARPINE 4%
Cada ml contém:
Cloridrato de pilocarpina………………..40,0 mg
Veículo constituído de hipromelose, ácido bórico, citrato de sódio, ácido clorídrico e/ou hidróxido de sódio, cloreto de benzalcônio como conservante e água purificada q.s.p 1 ml.
INDICAÇÕES: – Isopto Carpine
O cloridrato de pilocarpina é um miótico (parassimpatomimético) indicado no controle da pressão intra- ocular. ISOPTO CARPINE pode ser usado em combinação com outros mióticos, beta-bloqueadores, inibidores da anidrase carbônica, agentes simpatomiméticos ou hiperosmóticos.
CONTRA-INDICAÇÕES: – Isopto Carpine
Mióticos são contra- indicados quando a miose não é recomendada, como nos casos de irite aguda, glaucoma por bloqueio pupilar e hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
PRECAUÇÕES: – Isopto Carpine
Geral: A miose geralmente provoca dificuldade de adaptação para visão no escuro. Os pacientes devem ser avisados para ter cuidado ao dirigir à noite ou executar outras atividades perigosas sob iluminação deficiente.
Carcinogênese, mutagênese e diminuição da fertilidade: Não foram realizados estudos de longo prazo em animais para se avaliar o potencial carcinogênico da pilocarpina.
Gravidez: Não foram realizadosestudos de reprodução em animais com a pilocarpina. Não se sabe se a pilocarpina pode causar dano ao feto quando administrada durante a gravidez ou se pode afetar a capacidade de reprodução.
ISOPTO CARPINE deve ser usado durante a gravidez somente nos casos em que for indispensável.
Lactantes: Não se sabe se esta droga é excretada no leite humano. Devido ao fato de muitas drogas serem excretadas no leite materno, devem ser tomadas precauções quando ISOPTO CARPINE for administrado a mulheres lactantes.
ADVERTÊNCIAS: – Isopto Carpine
EXCLUSIVAMENTE PARA USO TÓPICO. NÃO DEVE SER INJETADO.
REAÇÕES ADVERSAS: – Isopto Carpine
Podem ocorrer sintomas transitórios de ardor e queimação. Espasmo ciliar, congestão vascular conjuntival, cefaléia temporal ou supra- orbitária e indução de miopia podem ocorrer, especialmente em pacientes jovens, que tenham começado a administração recentemente. Indivíduos mais velhos e aqueles com opacidade do cristalino poderão experimentar uma redução na acuidade visual sob iluminação deficiente. Como com todos os mióticos, relataram-se raros casos de descolamento da retina quando usados em indivíduos sensíveis. Pode ocorrer a opacificação do cristalino com o uso prolongado de pilocarpina.
POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO: – Isopto Carpine
Duas gotas no olho, 3 ou 4 vezes por dia, ou a critério médico.
Alguns pacientes podem requerer instilações mais frequentes. Indivíduos de íris mais pigmentadas podem requerer concentrações mais altas.
NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
LABORATÓRIO
ALCON