Princípios ativos: sulfametoxazol, trimetoprima

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Infectrin
Classe terapêutica dos Antibioticos Sistemicos
Princípios ativos Sulfametoxazol e Trimetoprima.

Indicações de Infectrin

Tratamento das infecções causadas por germes Gram-positivos e Gram-negativos, sensíveis à associação sulfametoxazol e trimetoprima. Infecções respiratórias: bronquites agudas e crônicas, bronquiectasias infectadas, pneumonias, amigdalites, sinusites e faringites. Infecções das vias urinárias: cistites agudas ou crônicas, pielocistites, pielonefrites, uretrites. Infecções dos órgãos genitais: inclusive uretrite gonocócica. Infecções intestinais: enterites, febre tifóide e paratifóide. Outras infecções: piodermites, furúnculos, abscessos e feridas infectadas, septicemias e outras infecções por germes sensíveis.

Efeitos Colaterais de Infectrin

Na posologia recomendada, o produto é bem tolerado. Raramente, podem ocorrer náuseas, vômitos e erupções cutâneas. Com administração prolongada e posologia excessiva foram observadas alterações hematológicas em alguns casos isolados. Estas alterações desaparecem após a interrupção do tratamento. Superdosagem: em casos recentes de superdosagem, efetuar lavagem gástrica e indução de vômito. Para acelerar a eliminação, aumentar a ingestão de líquidos ou promover diurese forçada, com alcalinização da urina. Na ocorrência de reações de hipersensibilidade pode ser necessário o emprego de corticóides.

Como Usar (Posologia)

Comprimidos: adultos e crianças com mais de 12 anos: dose máxima (infecções graves): 3 comprimidos cada 12 horas. Dose-padrão: 2 comprimidos cada 12 horas. Dose mínima: 1 comprimido cada 12 horas (no caso de tratamentos que se prolonguem por mais de 15 dias). Para o tratamento da gonorréia, administrar 8 comprimidos no primeiro dia e 8 comprimidos no segundo dia. Crianças de 6 a 12 anos: 1 comprimido a cada 12 horas. Suspensão: crianças de 6 a 12 anos: 1 copo-medida (10 ml) a cada 12 horas. Crianças de 6 meses a 5 anos: 1/2 copo-medida (5 ml) a cada 12 horas. Crianças de 6 semanas a 6 meses: 1/4 copo-medida (2,5 ml) a cada 12 horas.

Contra-Indicações de Infectrin

Casos de afecções graves do parênquima hepático, discrasias sangüíneas e insuficiência renal grave, quando não se pode determinar regularmente a concentração plasmática do medicamento. Hipersensibilidade a sulfas e trimetoprima; gravidez e lactação. Recomenda-se não administrar o produto a prematuros e recém-nascidos durante as cinco primeiras semanas de vida.

Precauções

Em casos de insuficiência renal, a posologia deve ser reduzida ou espaçada, para evitar o acúmulo do medicamento, sendo aconselhável a determinação da sua concentração plasmática. Nos tratamentos prolongados aconselha-se controle do hemograma. – Interações medicamentosas: Infectrin pode prolongar o tempo de protrombina em pacientes que recebem o anticoagulante warfarina. Em diabéticos tratados com antidiabéticos orais pode ocorrer um aumento do efeito hipoglicemiante destas drogas. Sulfonamidas podem aumentar a toxicidade de metotrexato.

Apresentação

Embalagem com 20 comprimidos. Suspensão: frascos com 50 e 120 ml.

Composição

Cada comprimido: e cada 10 ml de suspensãocontém: trimetoprima 80 mg; sulfametoxazol 400 mg.

Laboratório

Boehringer Ingelheim

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Ambezetal, Amicacina, Amikin, Amoxil, Ampicil

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Bacgen, Bacris, Bactricin, Bactrim, Bactropin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *