Princípio ativo: ibuprofeno

Ibuprofan

ibuprofeno

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Comprimidos revestidos – Caixas com 10 ou 20 comprimidos revestidos.

USO ADULTO

FÓRMULA E COMPOSIÇÃO_

Cada comprimido revestido contém:

Ibuprofeno………….600 mg

Excipientes:(Celulose,lactose,gelatina,estearato de magnésio,e carboximetil celulose sódica) q.s.p…….. 1 comprimido

INFORMAÇÕES AO PACIENTE_

Ibuprofeno é um antiinflamatório não esteróide, indicado no tratamento da artrite reumatóide,osteoartrite e suas manifestações. Na artrite gotosa aguda (tratamento) ou para aliviar a dor e a inflamação.

? Mantenha o produto em local fresco e seco, ao abrigo da luz, calor e umidade.

? Validade – 24 meses contados a partir da data de fabricação que está impressa no cartucho.

NÃO USE O PRODUTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO POIS O MESMO PODE TER SUA AÇÃO ALTERADA.

? O Ibuprofeno pode ser administrado após as refeições ou juntamente com leite ou antiácido para reduzir a possibilidade de distúrbios gastrintestinais. Siga rigorosamente os horários de administração conforme orientação médica.

? Os efeitos colaterais do Ibuprofeno são de natureza gastrintestinal, como náuseas, dispepsia leve, dores epigástricas e diarréia. Seu uso deverá ser cauteloso em pacientes com história progressa de úlcera.

? Informe seu médico caso ocorra distúrbios gastrintestinais.

? Como todo medicamento, não deve ser administrado no primeiro trimestre de gravidez, e se esta ocorrer, o médico deve ser imediatamente consultado. Não deve ser usado durante a gravidez e nem em crianças por não ter sido estabelecido a segurança nestes períodos.

? O Ibuprofeno é contra-indicado para pacientes com histórias

de bronco espasmo, asma, rinite, urticária, pólio nasal, angiodema e outros sintomas de reação alérgica ou anafilática induzidas por ácido acetil salicílico e outros antiinflamatórios não esteróides.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

? Tanto a administração como a supressão da medicação somente deverá ser feita sob orientação do médico assistente.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS_

MODO DE AÇÃO

O Ibuprofeno é um agente antiinflamatório não esteróide (AINE), de mecanismo de ação não conhecido, mas parece estar relacionado com a inibição da síntese de prostaglandinas. Os AINE inibem a enzima ciclo-oxigenase, diminuindo a formação de precursores das prostaglandinas e dos tromboxanos a partir do ácido araquidônico. Estes medicamentos inibem reversivel-mente a ação plaquetária, porém em menor grau do que o ácido acetil salicílico.

Como anti-reumático, o Ibuprofeno atua mediante mecanismo antiinflamatório e analgésico.

Como analgésico, pode bloquear o impulso doloroso mediante ação periférica com redução da atividade das prostaglandinas e possivelmente, inibição da síntese ou das ações de outras substâncias as quais sensibilizam os receptores da dor aos estímulos mecânicos e químicos.

Como anti gotoso, o Ibuprofeno atua como analgésico e antiinflamatório, não corrigindo a hiperuricemia. Produz antipirese por ação a nível central sobre centro hipotalâmico regulador da temperatura produzindo vasodilatação periférica, com aumento do fluxo sangüíneo, na pele da sudorese e da atividade das prostaglandinas no hipotálamo. O Ibuprofeno age como antidismenorréico: diminui a contração uterina, aumenta a perfusão uterina e alivia a dor mediante inibi-ção da síntese e da atividade das prostaglandinas intra-uterinas (que são consideradas responsáveis pela dor e por outros sintomas da dismenorréia primária). Pode também aliviar os sintomas extra uterinos como dor de cabeça, náuseas e vômitos que podem estar associados à excessiva produção de prostaglandinas. Absorção: aproximadamente 80% da dose é absorvida no trato gastrintestinal.

O Ibuprofeno distribui-se amplamente pelos tecidos. Atinge altas concentrações no líquido sinovial onde pode permanecer por longo tempo. Em experiências com animais foi constatado que o Ibuprofeno atravessa a barreira placentária. Não foi detectado no leite materno de mulheres ingerindo dois gramas por dia.

Sua biotransformação é hepática e é rapidamente metabolizado e eliminado na urina; a excreção do ibuprofeno é virtualmente completa em 24 horas após a última dose.

INDICAÇÕES_

No tratamento da artrite reumatóide, osteoartrite e suas manifestações. Na artrite gotosa aguda (tratamento) ou para aliviar a dor e a inflamação.

CONTRA-INDICAÇÕES_

O produto não deve ser usado em pacientes com antecedentes a hipersensibilidades ao Ibuprofeno, síndrome de polipos nasais, angiodema e bronco espasmos induzido pelo ácido acetil salicílico. Embora, não tenha sido descritos casos de ambriotoxidade e teratogenia, o Ibuprofeno não é recomendado para mulheres grávidas ou aquelas que estão amamentando. A segurança do emprego do produto não foi estabelecida em crianças.

EFEITOS COLATERAIS E REAÇÕES ADVERSAS_

Os efeitos colateriais do Ibuprofeno são de natureza gastrintestinais: dor epigástrica, náuseas, diarréia, tem sido observados principalmente quando tomado em jejum. As reações de hipersensibilidade ao Ibuprofeno são similares as do ácido acetil salicílico, isto é, rinosinusites/asma ou angiodema/ urticária, e (neste caso o risco é maior quando se reinicia um tratamento, previamente interrompido com este fármaco).

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS E COM ALIMENTOS_

A biodisponibilidade do Ibuprofeno não se altera quando ingeridos com alimentos, não tomar o Ibuprofeno juntamente com bebidas alcoólicas.

Seu uso é desaconselhável concomitante com o ácido acetil salicílico, anti coagulantes do tipo cumarínico, hipogliceminantes orais ou insulina, antihipertensivos e diuréticos e ácido valpróico.

PRECAUÇÕES_

Seu uso deve ser evitado em pacientes que apresentam sinais de sensibilidade ao ácido acetil salicílico.

O uso do Ibuprofeno exige atenção em pacientes com doenças cardiovasculares, úlcera péptica e problemas hematológicos.

Gravidez e lactação:

Seu uso é contra-indicado durante todo o período gestacional e de lactação, por inibir a síntese de prostaglandina (como a outros antiinflamatório não esteróides)

Em especial seu uso não é recomendado no primeiro trimestre de gestação devido aos efeitos dos antiinflamatórios não esteróides (AINE) no sistema cardiovascular fetal.

Pacientes idosos: Não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos. Devendo levar em consideração o estado geral do paciente.

POSOLOGIA_

Dose normal para adultos: 1 comprimido revestido 2 a 3 vezes ao dia, embora doses de manutenção de 1 a 2 comprimidos revestidos diários sejam eficientes para alguns pacientes. Em idosos, principalmente para os de 70 anos de idade ou mais, recomenda-se reduzir a dose inicial até a metade da dose para adultos. Recomenda-se tomar após as refeições com leite ou outro líquido.

CONDUTA NA SUPER-DOSAGEM_

Caso ocorra ingestão excessiva acidental, consultar imediatamente o médico assistente.

QUADRO CLÍNICO

Sintomas incluíndo vertigem, nistagmo, apnéia, inconciência e hipotensão.

TRATAMENTO

Não há antídoto específico conhecido. A hipotensão pode ser minimizada com a administração de líquidos. Promover o esvaziamento gástrico através da indução de vômito ou lavagem gástrica, instilar carvão ativado e manter a diurese.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

N° do lote, data de fabricação e validade: vide cartucho. Reg. M.S. n° 1.0577.0075.002-6

Farm. Responsável: Dra. Elaine C.M. Pessôa – CRF-SP n° 14.059

BUNKER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Rua: Aníbal dos Anjos Carvalho, 212 Cidade Dutra São Paulo – SP – Fone: (11) 5666-0266 C.N.PJ. 47.100.862/0001-50

Serviço de Atendimento ao Cliente: SAC 0800.142110 BUNKER INDÚSTRIA BRASILEIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *