Princípio ativo: clotrimazolGino-canesten 3
Indicações de Gino-canesten 3
Infecções da região genital (vaginite) causadas por fungos (mais freqüentemente Candida) e superinfecções causadas por bactérias sensíveis ao clotrimazol. Para garantir a erradicação quando se tratar de Trichomonas vaginalis, um tricomonicida oral deve ser adicionalmente prescrito. Em infecções dos lábios vaginais e das áreas adjacentes, bem como na inflamação da glande e do prepúcio do parceiro sexual, causadas por fungo (vulvite e balanite por Candida), também é indicado.
Efeitos Colaterais de Gino-canesten 3
Ocasionalmente, podem ocorrer reações de pele como ardência, prurido, irritação ou eritema.
Como Usar (Posologia)
Salvo outra orientação médica, recomenda-se utilizar o conteúdo de um aplicador de creme vaginal (aproximadamente 5 g) à noite, por 3 dias sucessivos. Gino-Canesten 3 deve ser introduzido tão profundamente quanto possível no interior da vagina, à noite. A aplicação efetua-se melhor se a paciente estiver deitada de costas, com as pernas ligeiramente dobradas. Nos casos de vulvite e balanite por Candida, deve-se aplicar Gino-Canesten 3 em uma fina camada, friccionando-o sobre a área afetada (órgãos genitais externos ao ânus na mulher; glande e prepúcio no homem), 2 a 3 vezes ao dia. O período habitual de tratamento é de 1 a 2 semanas, podendo ser repetido, se necessário. O tratamento não deve ser realizado durante o período menstrual, a não ser que os sintomas clínicos sejam pronunciados, e deve ser concluído antes do início da menstruação. Freqüentemente, a área vulvar e a vaginal são acometidas simultaneamente; recomenda-se, então, o tratamento concomitante. O aplicador foi dimensionado para dispensar a dose terapêutica prevista, independentemente da quantidade de creme retida no interior do aplicador após o uso.
Contra-Indicações de Gino-canesten 3
Hipersensibilidade ao clotrimazol, ao álcool cetoestearílico ou a outro componente presente na fórmula. Nos casos de hipersensibilidade ao álcool cetoestearílico, o tratamento deverá ser efetuado com Gino-Canesten comprimidos vaginais. Primeiro trimestre de gravidez.
Precauções
Gino-Canesten 3 pode reduzir a eficácia e a segurança de produtos à base de látex, como preservativos e diafragmas. Este efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento. Em crianças menores de 12 anos, deve-se usar o medicamento somente sob orientação médica. Gravidez: estudos experimentais e clínicos demonstraram não haver indícios de efeitos nocivos sobre a mãe e o feto provocados pelo uso de Gino-Canesten 3 durante a gravidez; contudo, nos três primeiros meses de gravidez, não deve ser utilizado sem orientação médica. Entretanto, a higienização do canal vaginal deve ser assegurada, particularmente durante as últimas 4 – 6 semanas de gravidez. Durante o período de gestação, o tratamento deve ser efetuado com o Gino-Canesten comprimidos vaginais, que podem ser inseridos sem o uso do aplicador. Interações medicamentosas: não são conhecidas.
Apresentação
Embalagem com 20 g de creme vaginal a 2% de clotrimazol, acompanhado de 3 aplicadores descartáveis.
Composição
5 g de creme contém 0,1 g de clotrimazol.Componentes inertes: álcool benzílico, palmitato de cetila, álcool cetoestearílico, polissorbato, octildodecanol, monoestearato de sorbitano e água.
Laboratório
BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA.