Princípio ativo: clotrimazolGino-canesten 1
Classe terapêutica dos Antimicoticos Ginecologicos
Princípio ativo Clotrimazol. Uso adulto. venda sob prescrição médica.
Indicações de Gino-canesten 1
Infecções da região genital (vaginite) causadas por fungos (mais freqüentemente Candida) e superinfecções causadas por bactérias sensíveis ao clotrimazol. Está indicado na leucorréia infecciosa causada por levedura, vaginite causada por fungo, geralmente levedura, ou Trichomonas. Para se assegurar da erradicação quando se tratar de Trichomonas vaginalis, um tricomonicida oral deve ser adicionalmente prescrito. Nas infecções dos lábios vaginais e das áreas subjacentes, bem como na inflamação da glande e do prepúcio do parceiro sexual, causadas por fungo (vulvite e balanite por Candida), está indicado o uso de GINO-CANESTEN na forma de creme.
Efeitos Colaterais de Gino-canesten 1
Em casos isolados podem ocorrer reações de hipersensibilidade sistêmica de intensidade variável, podendo acometer a pele (prurido, avermelhamento), trato respiratório (dispnéia), sistema cardiovascular (hipotensão e síncope) e trato gastrintestinal (náuseas, diarréia).
Contra-Indicações de Gino-canesten 1
Hipersensibilidade ao clotrimazol ou a outro componente da fórmula. Primeiro trimestre de gravidez.
Precauções
Estudos experimentais e clínicos demonstraram não haver indícios de efeitos nocivos na mãe e na criança provocados pelo uso de GINO-CANESTEN 1 durante a gravidez. Entretanto, nos 3 primeiros meses de gestação, GINO-CANESTEN 1 não deve ser utilizado sem orientação médica. Uso em crianças menores de 12 anos, somente sob orientação médica. Durante o período de gestação, o tratamento deve ser efetuado sem o uso de aplicador. GINO-CANESTEN 1 Comprimido vaginal pode reduzir a eficácia e a segurança dos produtos de látex e diafragmas. Pode haver redução da eficácia de espermicida vaginal como método de controle de natalidade. O efeito é temporário e ocorre somente durante o tratamento.
Composição
Cada comprimido contém 0,5 g de clotrimazol.
Forma Farmacêutica e Apresentação
GINO-CANESTEN 1 é apresentado em embalagem com 1 comprimido vaginal mais aplicador.
Informações Técnicas
Farmacodinâmica: O clotrimazol age sobre os fungos pela inibição da síntese de ergosterol, que ocasiona dano estrutural e funcional da membrana citoplasmática. O clotrimazol é um antimicótico de amplo espectro, incluindo dermatófitos, leveduras, fungos, etc. Os valores de CIM destes tipos de fungos são (0,062- 4 (-8) mg/ml de substrato. O modo de ação do clotrimazol é primariamente fungistático. A atividade in vitro está limitada à proliferação de elementos fúngicos. Os esporos são apenas levemente sensíveis. Além de sua ação antimicótica, o clotrimazol age sobre o Trichomonas vaginalis, microrganismos Gram-positivos (estreptococos/estafilococos), e microrganismos Gram-negativos (Bacteroides/ Gardnerella vaginalis). O clotrimazol in vitro inibe a multiplicação de Corynebacteria e cocos Gram-positivos, exceto o Enterococci, nas concentrações de 0,5-10 mg/ml de substrato, e tem ação tricomonicida com 100mg/ml. São raras as variantes de resistência primária de fungos sensíveis; foram observados somente casos muito isolados de desenvolvimento de resistência secundária de fungos sensíveis sob condições terapêuticas. Farmacocinética: Estudos mostrarem que, após aplicações dermatológica e vaginal, somente pequenas quantidades de clotrimazol (
Instruções de Uso
Inserção do comprimido vaginal com o aplicador. puxe totalmente o êmbolo do aplicador e coloque no mesmo o comprimido vaginal. introduza-o na vagina, tão profundamente quanto possível, de preferência deitada de costas, e empurre totalmente o êmbolo para depositar o comprimido. remova o aplicador.
Interações Medicamentosas
Não são conhecidas.
Posologia e Modo de Usar
Salvo outra orientação médica, recomenda-se o tratamento de dose única com a inserção de um comprimido de GINO-CANESTEN 1, com ou sem aplicador, à noite. GINO-CANESTEN 1 Comprimido deve ser aplicado tão profundamente quanto possível no interior da vagina, à noite. A aplicação é melhor efetuada em decúbito dorsal, com as pernas ligeiramente fletidas. Nos casos de vulvite e balanite por Candida, é importante fazer o tratamento externo também com GINO-CANESTEN Creme, aplicando uma fina camada e friccionando sobre a área afetada (órgãos genitais externos ao ânua na mulher, glande e prepúcio no homem) 2 a 3 vezes ao dia. O período habitual de tratamento é de 1 a 2 semanas. O tratamento pode ser repetido, se necessário. O tratamento durante o período menstrual deve ser efetuado somente se os sintomas clínicos forem pronunciados, e deve ser concluído antes do início da menstruação. Freqüentemente as áreas vulvar e vaginal são acometidas simultaneamente; recomenda-se o tratamento concomitante.
Laboratório
BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA.
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Albocresil, Bio-vagin, Candoral, Colpagex N, Colpistar
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo
Baycuten N, Canesten, Clomazen, Clotigen, Clotrimazol (genérico)