Princípios ativos: acetato de hidrocortisona, ácido ascórbico, benzocaína, sulfato de neomicina, troxerrutina
GINGILONE
acetato de hidrocortisona + associações
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO
GINGILONE (acetato de hidrocortisona, sulfato de neomicina, troxerrutina, ácido ascórbico e benzocaína) pomada bucal – bisnagas contendo 10g.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO
Cada grama contém 5 mg de acetato de hidrocortisona, 5 mg de sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina base), 20 mg de troxerrutina, 0,50 mg de ácido ascórbicoe2mgde benzocaína. Excipientes: mentol, essência de hortelã, essência de anis, edetato dissódico, metabissulfito de sódio, sacarina, glicerina, polietilenoglicol 400, polietilenoglicol 4000, clorobutanol, sorbitol, polividona, álcool etílico e água purificada.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
Este medicamento combina a ação antiinflamatória do acetato de hidrocortisona à ação bactericida do sulfato de neomicina. Além disso, a presença da troxerrutina e do ácido ascórbico em sua composição auxiliam no processo de recomposição celular. A benzocaína é um anestésico que alivia o desconforto causado pelas afecções bucais.
O produto deve ser conservado em sua embalagem original ao abrigo da luz. Evitar local quente (temperatura entre 30 e 40°C). O prazo de validade encontra-se impresso na embalagem externa. Não utilize medicamento com o prazo de validade vencido.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se estiver amamentando. Os riscos/benefícios da utilização deste medicamento durante o período de gravidez e lactação devem ser avaliados pelo médico. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Este medicamento é contra-indicado para pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula e para o tratamento de afecções bucais de origem herpética, micótica ou tuberculosa.
NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O acetato de hidrocortisona é um esteróide adrenocortical que inibe a resposta inflamatória induzida por agentes de natureza mecânica, química ou imunológica.
O sulfato de neomicina é um antibiótico bactericida eficaz contra microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos.
A troxerrutina é um derivado sintético da rutina que reduz a fragilidade e a permeabilidade capilar. O ácido ascórbico é essencial na síntese e manutenção da integridade do colágeno, para o processo de cicatrização e para a síntese de outros constituintes orgânicos de diversos tecidos, o endotélio capilar, entre outros.
INDICAÇÕES
Na fase aguda das infecções bucais por microrganismos sensíveis à neomicina. Estomatites. Aftas. Lesões da mucosa bucal, lingual e gengival. Hemorragia gengival.
CONTRA – INDICAÇÕES
É CONTRA-INDICADO NOS PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE AOS COMPONENTES DA FÓRMULA. LESÕES TUBERCULOSAS, MICÓTICAS OU VIRAIS (HERPES SIMPLES, VACCÍNIA,
VARICELA) DA MUCOSA ORAL. PRECAUÇÕES
A SEGURANÇA DO USO DE CORTICOSTERÓIDES TÓPICOS DURANTE A GRAVIDEZ AINDA NÃO
FOI ESTABELECIDA DE MODO DEFINITIVO. O USO PROLONGADO DE ANTIBIÓTICOS PODE FAVORECER O APARECIMENTO DE INFECÇÕES SECUNDÁRIAS POR BACTÉRIAS NÃO SENSÍVEIS OU FUNGOS. ATENÇÃO PARA O MODO DE USAR O PRODUTO.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
NÃO SÃO CONHECIDAS INTERAÇÕES COM OUTROS MEDICAMENTOS. REAÇÕES ADVERSAS
O USO PROLONGADO DE CORTICOSTERÓIDES, MESMO QUE POR VIA TÓPICA, SOB CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS PODE ORIGINAR OS EFEITOS SISTÊMICOS DESSES, PODENDO OCORRER
DESEQUILÍBRIO ELETROLÍTICO, COM RETENÇÃO DE SÓDIO E LÍQUIDOS, EDEMA E HIPERTENSÃO, ALÉM DE AUMENTO DA EXCREÇÃO DE POTÁSSIO, HIPERCALCEMIA E ALCALOSE.
POSOLOGIA
Friccione uma pequena quantidade de pomada no local afetado,3a6 vezes por dia, ou a critério médico ou odontológico.
SUPERDOSAGEM
Ainda não foram descritos casos de superdose. Pacientes idosos
Considerando-se que efeitos colaterais ocorrem em maior proporção em pessoas idosas, deve-se dar atenção especial à segurança ao se administrar qualquer medicamento a esses pacientes.
Venda sob prescrição médica ou odontológica. N° do lote, data de fabricação e prazo de validade: ver cartucho. MS – 1.0394.0487 – Farm. Resp.: J.G. Rocha CRF-SP n° 4067 CNPJ 61.150.819/0001-20 Indústria Brasileira
FARMASA
LABORATÓRIO AMERICANO DE FARMACOTERAPIA S.A.
RUA NOVA YORK, 245 – 04560-908 -SÃO PAULO – SP – SAC 0800 11 4033 – www.farmasa.com.br