Princípios ativos: carbonato de cálcio, hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio
GASTROL
hidróxido de magnésio
carbonato de cálcio
hidróxido de alumínio
VIA ORAL USO ADULTO
FÓRMULAS: Pastilha:
Cada pastilha contém:
hidróxido de magnésio…………..185,0 mg
carbonato de cálcio………….231,5 mg
hidróxido de alumínio………..178,0 mg
Excipientes…..q.s.p………1 pastilha
Suspensão oral: Cada mL contém:
hidróxido de magnésio…………. 125,0 mg
carbonato de cálcio……………50,0 mg
hidróxido de alumínio……….. 180,0 mg
Excipientes……..q.s.p………1 mL
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO:
GASTROL® efervescente é uma associação de 3 compostos de ação antiácida, indicados na redução da hiperacidez gástrica e no alívio da úlcera péptica.
CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO:
Conservar em local fresco e seco. Proteger da luz direta e umidade.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO:
"Este medicamento pode ser usado durante a gravidez, desde que sob prescrição médica". "Informar seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término".
"Informar ao médico se está amamentando".
CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO:
"Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento".
REAÇÕES ADVERSAS:
Antiácidos contendo magnésio podem ter um efeito laxativo podendo causar diarréias e cólicas, já antiácidos contendo alumínio podem causar constipação podendo levar a
obstrução intestinal. A mistura magnésio/alumínio contida nos antiácidos é utilizada para evitar a alteração na função intestinal.
"Informe seu médico o aparecimento de reações indesejáveis".
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS
CRIANÇAS.
Risco de automedicação
"NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE."
"Durante o tratamento, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas."
CONTRAINDICAÇÕES E PRECAUÇÕES:
Insuficiência renal. Tratamento simultâneo com aureomicina. Pacientes que apresentem hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Para GASTROL sabor abacaxi e limão, favor observar a seguinte menção: Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
INFORMAÇÃO TÉCNICA
Características
O HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO possui excelente capacidade de neutralização e o íon de magnésio é dificilmente absorvido.
Os sais de magnésio promovem um efeito laxativo que contrabalança a tendência do hidróxido de alumínio causar constipação.
O CARBONATO DE CÁLCIO é utilizado como antiácido gástrico.
? É classificado como antiácido não sistêmico pelo fato de não produzir alcalose.
? Como ácido clorídrico no estômago, forma cloreto de cálcio e em seguida, reage com bicarbonato de sódio no tubo intestinal formando o carbonato de cálcio. Por ser antiácido efetivo, o carbonato de cálcio alivia a dor da úlcera gástrica e duodenal, protegendo a mucosa do estômago e revelando maior atividade antiácida. O emprego do carbonato de cálcio (revestido), confere ao produto excelente textura e paladar, perfeitamente tolerados por pacientes que necessitam usá-lo por períodos prolongados, possuindo ação demulcente. O HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO é comprovadamente um dos mais efetivos neutralizadores do ácido clorídrico.
? Por não ser absorvido, não ocasiona alcalose sistêmica a exemplo do que acontece com algumas substâncias.
? Reage com o ácido clorídrico do estômago, neutralizando-o e formando o cloreto de alumínio, o qual reage com as secreções alcalinas do intestino, produzindo sais básicos de alumínio. Uma propriedade do hidróxido de alumínio, responsável por parte da ação benéfica na úlcera péptica é a capacidade para inativar a pepsina do suco gástrico.
Indicações
Como antiácido no tratamento sintomático da hiperacidez gástrica e suas complicações na úlcera péptica.
Contraindicações
Insuficiência renal. Tratamento simultâneo com Aureomicina. Pacientes que apresentem hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Precauções e Advertências
O hidróxido de magnésio, assim como outros sais de magnésio na presença de insuficiência renal, pode causar depressão do sistema nervoso central. O hidróxido de alumínio, na vigência de dietas hipofosforadas, pode provocar uma deficiência de fósforo.
"Informe ao médico ou cirurgião dentista o aparecimento de reações indesejáveis."
"Informe o médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento."
Interações medicamentosas
Os antiácidos podem interagir com outros medicamentos pelo aumento do pH gástrico alterando a desintegração, dissolução, solubilidade, ionização e tempo de esvaziamento gástrico. A absorção de fármacos fracamente ácidos é diminuída, resultando possivelmente em diminuição do efeito do fármaco (por exemplo: digoxina, fenitoína, clorpromazina e isoniazida).
A absorção de fármacos fracamente básicos é aumentada resultando possivelmente em toxicidade ou reações adversas (por ex: pseudoefedrina e levodopa). Os antiácidos podem interagir também pela adsorção ou ligação aos fármacos em sua superfície resultando em diminuição na biodisponibilidade (por ex: Tetraciclina). O hidróxido de magnésio tem uma maior habilidade para absorver fármacos enquanto o hidróxido de alumínio tem uma habilidade intermediária. Os antiácidos podem diminuir o pH urinário afetando o nível de eliminação dos fármacos. O efeito é a inibição da excreção de fármacos básicos (por ex: quinidina e anfetaminas) e aumento da excreção de fármacos ácidos (por ex: salicilatos). As interações podem ser minimizadas dando um intervalo entre 2 a 3 horas entre administração do antiácido e a do outro medicamento. A absorção do hidróxido de alumínio no trato gastrintestinal pode ser aumentada se este é administrado concomitantemente com citratos ou ácidos ascórbicos. Desta forma pacientes com insuficiência renal devem evitar o uso concomitante dessas substâncias com compostos de alumínio.
Reações adversas: Antiácidos contendo magnésio podem ter um efeito laxativo podendo causar diarréia, já antiácidos contendo alumínio podem causar constipação podendo levar a obstrução intestinal.
A mistura magnésio/alumínio contida nos antiácidos é utilizada para evitar a alteração na função intestinal.
Posologia
Modo de usar: Via oral
Pastilha: 1 a 2 pastilhas ao dia ou a critério médico.
Suspensão oral: Uma a duas colheres das de sobremesa (10 a 20 mL) meia ou uma hora após às refeições e à noite, ao deitar-se. A dosagem poderá ser aumentada ou reduzida, de acordo com as necessidades em casos de úlceras pépticas ou a critério médico.
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou se seu cirurgião dentista.
Não tome medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Reg. MS – 1.0404.0057
Farm. Resp: Christian Gregory Burgos de Menezes CRF-SP n° 30.098
Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 551066
N° do lote, Data de Fabricação, Data de Validade: Vide cartucho.
LUPER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA.
Av. Francisco Samuel Lucchesi Filho, 1039-A ? Bragança Paulista – SP CEP: 12929-600 ? CNPJ: 61.299.111/0001-35 ? INDÚSTRIA BRASILEIRA