Princípio ativo: ciclopiroxFungirox
Fungirox
Ciclopirox olamina
Apresentações – Fungirox
Creme: bisnaga com 20 gSolução: frasco gotejador com 15 ml
Bula :
Ciclopirox olamina
Solução e creme – Uso tópico
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO – Fungirox
Fungirox®Solução:
Ciclopirox olamina:10 mg
Veículo/ Excipiente q.s.p.:1 ml*
Fungirox®Creme:
Ciclopirox olamina:10 mg
Veículo/ Excipiente q.s.p.:1 g**
* (álcool isopropílico, água desmineralizada)
** (base emulsionante, lanolina, glicerina, celulose, propilenoglicol, polissorbato, ácido lático, cloreto de benzalcônio, metilparabeno, propilparabeno, água desmineralizada)
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – Fungirox
· FUNGIROX® é um medicamento utilizado no tratamento de micoses da pele, como a candidíase cutânea e tinhas do couro cabeludo e do pé.· FUNGIROX® deve ser conservado em lugar seco, fresco (temperatura menor que 30o C) e protegido da luz, na sua embalagem original até o término de seu uso.
· FUNGIROX® SOLUÇÃO deve ser protegido do fogo e de fontes de calor.
· O número do lote, as datas de fabricação e validade estão carimbados no cartucho do produto.
· Não utilize o medicamento com prazo de validade vencido.
· Para a aplicação correta de FUNGIROX®, leia atentamente o item Instruções de Uso, contido na parte final desta bula.
· FUNGIROX® não deve ser utilizado por pacientes alérgicos ao ciclopirox.
· FUNGIROX® SOLUÇÃO e CREME não devem ser utilizados por via intravaginal, intrabucal, nos olhos ou aplicados sobre a pele com ferimentos abertos.
· Recomenda- se lavar as mãos após a aplicação de FUNGIROX® SOLUÇÃO ou CREME. Se houver o contato de FUNGIROX® SOLUÇÃO com os olhos, aconselha-se lavar abundantemente com água e procurar imediatamente orientação médica.
· O frasco e a bisnaga de FUNGIROX® devem ser fechados imediatamente após o uso do medicamento.
· Pacientes em tratamento com FUNGIROX® devem evitar o uso de roupas sintéticas (usar, preferencialmente, as de algodão). É também recomendável usar calçados abertos, quando o paciente apresenta micose nos pés.
· FUNGIROX® deve ser utilizado por, no máximo, 4 semanas. Se, durante este período, não houver o desaparecimento dos sintomas da doença o médico deverá ser informado.
· Informe ao médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término.
· Informe ao médico se estiver amamentando.
· Informe ao médico sobre os medicamentos que está utilizando.
· Obedeça a posologia indicada pelo médico e não interrompa o tratamento sem o seu conhecimento.
· Informe imediatamente ao médico se ocorrerem reações indesejáveis.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – Fungirox
O ciclopirox, derivado da hidroxipirididona, tem atividade antifúngica de amplo espectro. É fungicida para a Candida albicans, Epidermophyton floccosum, Microsporum canis, Trichophyton mentagrophytes e Trichophyton rubrum e fungistática para o Pityrosporum orbiculare. Apresenta efeito antiflogístico e antibacteriano contra ampla variedade de bactérias Gram- positivas e negativas.
O mecanismo de ação do ciclopirox consiste na inibição do transporte de substâncias essênciais, como aminoácidos, para o interior das células fúngicas. Interfere na biossíntese de proteínas, RNA e DNA destes microorganismos.
Após a aplicação tópica, o ciclopirox penetra rapidamente pela epiderme até a derme, sendo, aproximadamente, 1,5% da dose absorvidos para a circulação sistêmica. O fármaco penetra os folículos pilosos, as glândulas sebáceas e cabelos.
Apresenta alta ligação a proteínas plasmáticas e meia- vida de 1,7 horas.
O ciclopirox é excretado principalmente pela urina.
INDICAÇÕES – Fungirox
FUNGIROX® é indicado para o tratamento da Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea pedis, candidíase e pitiríase versicolor causadas por Trichophyton rubrum, Trichophyton mentagrophytes, Epidermophyton floccosum, Microsporum canis, Candida albicans e Pityrosporum orbiculare.
CONTRA-INDICAÇÕES – Fungirox
Em casos de hipersensibilidade ao ciclopirox ou a qualquer componente da fórmula.
FUNGIROX® SOLUÇÃO e CREME não devem ser administrados por via intravaginal, intrabucal, nos olhos ou aplicados sobre lesões abertas.
PRECAUÇÕES – Fungirox
Não é aconselhável o uso de roupas sintéticas, devendo- se usar, preferencialmente, as de algodão. É também recomendável usar calçados abertos, quando o paciente apresenta dermatomicose nos pés.FUNGIROX® SOLUÇÃO deve ser protegido de fontes de calor. Recomenda- se lavar as mãos após a aplicação de FUNGIROX® SOLUÇÃO ou CREME. Se houver o contato de FUNGIROX® SOLUÇÃO com os olhos, aconselha-se lavar abundantemente com água e procurar orientação médica.
Gravidez e lactação: não foram relatadas evidências de efeitos teratogênicos com o uso do ciclopirox em estudos realizados com animais. O medicamento poderá ser administrado durante a gestação, sob acompanhamento médico, quando os benefícios para a mãe justificarem o potencial de risco para o feto.
A administração deve ser cautelosa e sob orientação médica se o ciclopirox for utilizado durante a lactação.
REAÇÕES ADVERSAS – Fungirox
FUNGIROX® é um fármaco bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Geralmente, os efeitos adversos são leves e transitórios não causando a suspensão da terapia. Ocasionalmente, podem ocorrer, no local da aplicação, prurído, sensação de queimação, rubor.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – Fungirox
Não são conhecidos relatos sobre interações medicamentosas com o ciclopirox.
POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO – Fungirox
FUNGIROX® SOLUÇÃO ou CREME devem ser aplicados, sobre a região cutânea afetada, 2 vezes ao dia (de manhã e a noite), até o desaparecimento dos sintomas.
Se não houver melhora do quadro clínico após 4 semanas de tratamento, a medicação deverá ser suspensa e o diagnóstico da doença deverá ser reavaliado.
INSTRUÇÕES DE USO – Fungirox
O local de aplicação deve estar limpo e seco.A aplicação de FUNGIROX® SOLUÇÃO ou CREME deve ser feita com quantidade suficiente do medicamento para ser distribuída pela superfície afetada com movimentos suaves e circulares.
Lavar as mãos após a aplicação de FUNGIROX® ou usar dedeira ou luva de borracha para evitar a transmissão da doença a outras partes do corpo ou para outras pessoas.
O frasco e a bisnaga de FUNGIROX® devem ser fechados imediatamente após o uso do medicamento.
SUPERDOSAGEM – Fungirox
Não são conhecidos casos de intoxicação por ciclopirox.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Farmacêutica Responsável: Dra. Dirce de Paula Zanetti.
CRF- SP nº 7758
Registro MS nº 1.0550.0096
LABORATÓRIO
UCI FARMA