Princípio ativo: frutose
Frutoplex®
Frutose + Associação
Uso adulto
Injetável (via endovenosa)
Forma farmacêutica e apresentações –
Injetável 10 ml: Caixa contendo 3 ampolas de 10 ml.
Injetável 20 ml: Caixa contendo 3 ampolas de 20 ml.
Composição –
FRUTOPLEX 10 ml: Cada ampola contém: *Frutose 3,0 g; Ácido ascórbico (vitamina C) 300 mg, 1.333%; Riboflavina (vitamina B2) 1 mg, 154%.; Cloridrato de piridoxina (vitamina B6) 2 mg, 308%; Nicotinamida 10 mg, 125%. Excipientes: Cloreto de benzalcônio, hidróxido de sódio, EDTA e água destilada.
FRUTOPLEX 20 ml: Cada ampola contém: *Frutose 6,0 g; Ácido ascórbico (vitamina C) 600 mg, 2.667%; Riboflavina (vitamina B2) 2 mg, 308%; Cloridrato de piridoxina (vitamina B6) 4 mg, 615%;. Nicotinamida 20 mg, 250%. Excipientes: Cloreto de benzalcônio, hidróxido de sódio, EDTA e água destilada. (* Teor percentual do componente na posologia máxima relativo à ingestão diária recomendada.)
Informações técnicas – Frutose: É um monossacarídeo que não necessita de insulina para penetrar no meio intracelular. No interior da célula, ela é transformada em frutose-6-fosfato, podendo então ser armazenada no fígado sob a forma de glicogênio ou liberar ATP para as células através da via glicolítica. Com isto, a injeção de frutose aumenta a reserva hepática de glicogênio em mais de duas vezes quando comparada com a administração de doses equivalentes de glicose. A frutose fornece maior rendimento energético na unidade de tempo porque não necessita de insulina para alcançar o meio intracelular, isto porque a sua entrada na via glicolítica se dá numa etapa posterior à glicose. A frutose pode ser utilizada em diabéticos, uma vez que não eleva a glicemia e só é transformada em glicose no interior das células. Ácido ascórbico, riboflavina, piridoxina, nicotinamida: Na via glicolítica, os hidrogênios liberados no metabolismo dos carboidratos têm como aceptores algumas vitaminas, particularmente piridoxina, riboflavina e nicotinamida. A atividade destas vitaminas em nível das mitocôndrias é essencial para a formação de ATP. O ácido ascórbico atua na respiração celular e no metabolismo dos ácidos aminados. A riboflavina tem importância nos processos regenerativos das mucosas, prevenindo estomatites e auxiliando a sua terapêutica. A piridoxina tem participação ativa no metabolismo proteico e nos processos de mielinização das fibras nervosas. A nicotinamida é eficaz no tratamento das polineuropatias, nos distúrbios de memória e nas confusões mentais originadas por sua deficiência.
Indicações – FRUTOPLEX é um suplemento energético, revitalizante e vitamínico para casos de hipovitaminoses, convalescenças e esgotamentos físicos e mentais. FRUTOPLEX está indicado nos pós-operatórios de cirurgias de grande porte e nas doenças consumptivas, como alternativa de fornecimento calórico ao paciente. Pacientes idosos, incapazes de deglutir e obrigados a dietas por sondas se beneficiam com aplicações periódicas de FRUTOPLEX.
Contraindicações – FRUTOPLEX não deve ser administrado a pacientes com antecedentes alérgicos aos seus componentes.
Reações adversas – O uso da frutose por períodos muito prolongados pode ter um efeito lipogênico mais acentuado do que o da glicose. Entretanto a frutose não eleva a glicemia, o que pode ser uma vantagem para pacientes diabéticos. Pode causar aumento dos níveis sanguíneos de triglicérides.
Precauções – FRUTOPLEX é para uso exclusivamente endovenoso; os cuidados na esterilização do material usado para infusão são essenciais para evitar complicações com seu uso. A administração deve ser lenta e, ao menor sinal de dor no local da aplicação, verificar se a agulha não saiu do vaso sanguíneo. O uso em pacientes predispostos a cálculos renais deverá ser avaliado.
Interações medicamentosas – A vitamina B6 reduz o efeito terapêutico da levodopa isolada. Nos diabéticos, a vitamina C pode modificar a glicemia e falsear a dosagem de açúcar na urina.
Posologia – A administração de FRUTOPLEX deve ser feita de acordo com a necessidade energético-calórica do paciente. Em geral 1 a 2 ampolas diárias são suficientes para se obter o resultado esperado. Em balanços calóricos deve ser computado que a frutose fornece 9 calorias por grama, podendo, de acordo com a apresentação, fornecer 27 a 54 calorias por ampola. Em pacientes sob venóclise, FRUTOPLEX pode ser adicionado no frasco do soro, para administração endovenosa gota a gota.
Superdosagem – Em caso de superdosagem, o tratamento deve ser sintomático.
Pacientes idosos – Não há recomendações especiais, desde que obedecidas as precauções e contraindicações comuns ao produto.
SAC: 0800-554545 FREE.
Registro no M.S. 1.0155.0010.
MARJAN Indústria e Comércio Ltda.