Princípio ativo: fumarato de benciclanoFludilat
Classe terapêutica dos Vasodilatadores
Princípio ativo Fumarato de Benciclano.
Indicações de Fludilat
Distúrbios circulatórios cerebrais e periféricos. Doenças em que coexiste redução da circulação cerebral: esclerose cerebral acompanhada de vertigens, cefaléias, zumbido dos ouvidos, alterações do sono, diminuição da capacidade psíquica, falta de memória, estados apopléticos. Distúrbios circulatórios das extremidades, devido à arteriosclerose: com sensação unilateral de frio, cãibras noturnas das panturrilhas, parestesias, claudicação intermitente, dores em repouso, alterações tróficas. Angiopatias diabéticas. Úlcera crural. Distúrbios circulatórios funcionais como doença de Raynaud e acrocianose.
Efeitos Colaterais de Fludilat
Ocasionalmente têm sido relatados efeitos sobre o trato gastrintestinal com sensação de plenitude, dores gástricas e náusea. A natureza leve de tais efeitos raramente obriga à interrupção do tratamento. Em casos de superdosagem ou em pacientes hipersensíveis, casos isolados de inquietação, hiperexcitabilidade, tremor das mãos e alterações do sono têm sido observados. Esses efeitos, provavelmente, estão correlacionados à ação anestésica local e ao efeito inibidor da serotonina de FLUDILAT. A maioria destas manifestações desaparece espontaneamente quando a dose é reduzida a 300 mg diários ou menos. Os efeitos colaterais podem surgir mais freqüentemente em pacientes de peso abaixo do normal.
Como Usar (Posologia)
Oral: FLUDILAT: 1 comprimido 3 vezes ao dia e, em casos graves, 1 comprimido 4 vezes ao dia. FLUDILAT RETARD: 1 comprimido 2 vezes ao dia, após as refeições e, em casos graves, a dose poderá ser elevada para1 comprimido, 3 vezes ao dia.
Contra-Indicações de Fludilat
Insuficiência cardíaca descompensada e insuficiência hepática ou renal grave; fase aguda do infarto do miocárdio e apoplexia (durante os 3 primeiros dias); bloqueio A-V de qualquer grau. A infusão intravenosa ou intra-arterial está contra-indicada nos casos de colapso iminente e(ou) insuficiência cardíaca descompensada.
Modo de Uso (Posologia) de Fludilat
Oral: FLUDILAT: 1 comprimido 3 vezes ao dia e, em casos graves, 1 comprimido 4 vezes ao dia. FLUDILAT RETARD: 1 comprimido 2 vezes ao dia, após as refeições e, em casos graves, a dose poderá ser elevada para1 comprimido, 3 vezes ao dia.
Advertências e Precauções
FLUDILAT possui um efeito relaxante sobre a musculatura lisa, por isso, deve ser empregado com cautela em pacientes com retenção de urina residual, devido à hipertrofia prostática. Deve-se controlar regularmente a pressão intra-ocular e verificar os possíveis distúrbios visuais em pacientes glaucomatosos submetidos à terapêutica com o produto. Os pacientes suscetíveis a crises cerebrais especialmente aqueles que estejam recebendo doses altas do produto devem ser cuidadosamente controlados.
Apresentações
FLUDILAT: Caixa com 24 comprimidos. FLUDILAT RETARD: Caixa com 24 comprimidos revestidos.
AKZO NOBEL Ltda. Divisão Organon
Características
FLUDILAT é um vasoativador indicado no tratamento dos distúrbios circulatórios cerebrais e periféricos. FLUDILAT possui ação vasodilatadora sobre os vasos sangüíneos arteriais, inibe a adesividade plaquetária e facilita o fluxo sangüíneo pela redução da agregação plaquetária. FLUDILAT é facilmente absorvido pelo trato gastrintestinal e seu efeito se manifesta após 15 minutos da ingestão, perdurando por cerca de 8 horas. FLUDILAT é um vasodilatador que satisfaz todas as exigências: aumenta a circulação das extremidades, melhorando primordialmente a irrigação dos músculos estriados, o que é de importância na medida em que os distúrbios circulatórios, em geral, atingem tais músculos das extremidades inferiores do corpo; melhora a microcirculação, aumenta a velocidade da corrente sangüínea terminal e o número de capilares ativos na circulação; aumenta o volume cardíaco-minuto, diminui a resistência periférica e aumenta o volume sistólico, economizando assim o trabalho cardíaco; promove o desenvolvimento de colaterais interarteriais; ao contrário dos derivados do ácido nicotínico, não provoca queda da pressão arterial e não causa irritação ou eritema cutâneos; tem um efeito prolongado inerente à própria substância, o que permite, mediante seu uso regular, uma ação terapêutica continuada.
Composição
FLUDILAT Comprimido: Cada comprimido contém 100 mg de fumarato de benciclano. FLUDILAT RETARD: Cada comprimido revestido contém 200 mg de fumarato de benciclano.
Interações
FLUDILAT pode agir sinergicamente com anti-hipertensivos, nitratos e outros vasodilatadores especialmente alfabloqueadores exacerbando suas ações respectivas. Durante a terapêutica com anticoagulantes, é rotina aumentar a freqüência de determinações dos parâmetros de coagulação sangüínea quando se usa, associadamente, qualquer outra terapêutica. FLUDILAT pode potencializar a ação de medicação psicotrópica com derivados tricíclicos. Portanto, deve-se ter cautela com os pacientes que recebem altas doses desses medicamentos. A terapêutica combinada de FLUDILAT com anestésicos locais, antiarrítmicos ou betabloqueadores requer uma cuidadosa vigilância da função cardíaca.
Uso Na Gravidez
Embora os estudos experimentais em animais prenhes não tenham mostrado quaisquer efeitos teratogênicos sobre a prole, recomenda-se, quando da presença ou suspeita de gravidez, avaliar os benefícios do uso de FLUDILAT contra os possíveis riscos para o feto.
Laboratório
Akzo Nobel Ltda – Divisão Organon Brasil
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Adalat, Adalat Oros, Apresolina, Atenol, Balcor