Princípios ativos: efedrina, fenobarbital, homatropina, novatropina, teofilina

B1 – Psicotrópicos – Receituário de controle especial

Filinasma
Classe terapêutica dos Broncodilatadores
Princípios ativos Efedrina, Fenobarbital, Homatropina, Novatropina e Teofilina.

Indicações de Filinasma

Tratamento sintomático da asma brônquica, febre do feno, afecções pulmonares alérgicas.

Efeitos Colaterais de Filinasma

Têm sido relatados efeitos sobre o aparelho gastrintestinal, como anorexia, náuseas, vômitos e boca seca; efeitos sobre o sistema nervoso central, tais como, cefaléia, nervosismo, sonolência, vertigens e midríase; distúrbios do ritmo cardíaco; aumento da freqüência respiratória e urticária. Alguns pacientes podem desenvolver espasmo do esfíncter vesical, o que poderá ocasionar dificuldade à micção.

Como Usar (Posologia)

Adultos: 1 comprimido cada 4 horas até 4 vezes ao dia. Crianças: doses proporcionalmente menores, conforme a idade e peso corpóreo. Superdosagem: cuidados gerais de suporte ao estado do paciente. Lavagem gástrica, se o intervalo entre a tomada do medicamento e o atendimento médico assim permitir.

Contra-Indicações de Filinasma

Filinasma não deve ser administrado a pacientes com úlcera péptica ativa, uma vez que a teofilina pode aumentar o volume e a acidez da secreção gástrica. Pacientes com história de hipersensibilidade à teofilina, efedrina ou fenobarbital não devem ser tratados com este medicamento. Filinasma não deve ser usado em pacientes com cardiopatia, hipertensão arterial, hipertireoidismo, porfiria e naqueles sob tratamento ou que tenham estado em tratamento até 10 dias antes, com inibidores da M.A.O. Não deve ser administrado a pacientes com glaucoma.

Precauções

Algumas crianças podem ser anormalmente sensíveis a Filinasma. A administração de efedrina ou outras drogas simpaticomiméticas a pacientes que já estejam usando Filinasma, pode resultar em sinergismo tóxico. De acordo com a posologia recomendada, raramente ocorrerá sonolência. Nesses casos, o paciente deve ser alertado para não dirigir veículos automotores ou operar maquinarias perigosas. A segurança de uso de Filinasma na gravidez não foi ainda estabelecida. Recomenda-se cautela quanto ao uso de Filinasma em pacientes com diabetes mellitus ou nefropatias. Usar cuidadosamente o produto em pacientes com hipertrofia prostática. A administração crônica de altas doses do produto pode ainda provocar irritação gastrintestinal. Atenção especial deve ser dispensada a pacientes com história de úlcera péptica, uma vez que tal condição poderá ser exacerbada pela ação do produto. Tendo em vista a presença de fenobarbital na fórmula, o paciente deve ser alertado sobre os efeitos aditivos de bebidas alcoólicas ou de depressores do SNC. O fenobarbital estimula as enzimas do microssoma hepático e pode aumentar o metabolismo de algumas drogas, inclusive anticoagulantes. Interações medicamentosas: deve-se evitar o uso concomitante de drogas simpaticomiméticas, para evitar o sinergismo de ação com a efedrina. Deve-se evitar o uso simultâneo de bebidas alcoólicas ou depressores do SNC para impedir potencialização do fenobarbital e o aparecimento de intensa sonolência.

Apresentação

Embalagem com 100 comprimidos.

Composição

Cada comprimido contém: teofilina 100 mg;cloridrato de efedrina 30 mg; fenobarbital 30 mg; metilbrometo de homatropina 1 mg; excipientes: amido de milho, trietanolamina, povidone, estearato de magnésio.

Laboratório

Searle Monsanto do Brasil Ltda.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Abrilar, Accolate, Aero-clenil, Aero-ped, Aerojet

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Atapec, C.a.m. Xarope, Codelasa, Codrinan, Diarona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *