Princípios ativos: citrato de colina, metioninaEnterofigon

ENTEROFIGON®

NOVA FÓRMULA

Citrato de colina 50mg + metionina 10mg

HERTZ®

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO – ENTEROFIGON

Cartuchos contendo 3, 12, 24 e 60 flaconetes de 10 ml nos sabores pêssego e abacaxi e cartucho contendo frasco de vidro com 150 ml no sabor pêssego.

USO ORAL

USO ADULTO

COMPOSIÇÃO – ENTEROFIGON


Cada ml contém
citrato de colina* ……………….. 50 mg
metionina ……………….. 10 mg
Veículo q.s.p. ……………….. 1 ml
(Veículo: sacarina sódica, metilparabeno, propilparabeno, sorbitol, água deionizada, álcool etílico, corante e essência).
*a posologia diária recomendada corresponde a 192% da IDR

INFORMAÇÕES AO PACIENTE – ENTEROFIGON

Ação esperada do medicamento Enterofigon é um medicamento utilizado como suplemento de aminoácidos, composto por colina, componente necessário para a função normal de todas as células e precursor das lipoproteínas VLDL (responsáveis pela remoção de triglicerídios do fígado) e metionina, um aminoácido essencial, indispensável para formação de proteínas e  precursor da glutationa (molécula que combate radicais livres gerados em diversas reações, dentre elas o metabolismo do álcool).

Cuidados de armazenamento: após aberto, manter o medicamento em sua embalagem original. Deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC) e ao abrigo da luz e umidade.

Prazo de validade: 24 meses.

INFORME SEU MÉDICO A OCORRÊNCIA DE GRAVIDEZ NA VIGÊNCIA DO TRATAMENTO OU APÓS O SEU TÉRMINO. INFORMAR AO MÉDICO SE ESTÁ AMAMENTANDO.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
Reações adversas: Enterofigon pode causar náuseas, vômitos, sonolência e desconforto gastrintestinal. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: Quando administrado junto com levodopa, a metionina pode provocar a diminuição dos efeitos fisiológicos desse medicamento.

Contra- indicações e precauções: Enterofigon está contra-indicado em caso de alergia a quaisquer componentes da fórmula, crianças menores que 12 anos, durante a gravidez e lactação. Pacientes com homocistinúria, cirrose e doenças cardiovasculares: conversar com o médico antes de iniciar o uso de Enterofigon. Pacientes idosos podem ter sua sensibilidade alterada com a idade. Diabéticos: não contém açúcar. Informe seu medico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

INFORMAÇÃO TÉCNICA – ENTEROFIGON

CARACTERÍSTICAS – ENTEROFIGON


A colina é um componente necessário para a função normal de todas as células. Ela ou seus metabólitos, incluindo fosfolipídios, betaina e acetilcolina, asseguram a integridade estrutural e funções sinalizadoras das membranas celulares.A colina é necessária na síntese de acetilcolina, um importante transmissor que influencia na função do cérebro, coração, músculo, glândula adrenal, trato gastrintestinal e muitos outros órgãos. Na maioria dos mamíferos, a deficiência da ingestão nutricional de colina depleta seus estoques corporais.
A colina é indispensável para a síntese de fosfolipídios, como a fosfatidilcolina, que compõe parte das lipoproteínas VLDL. A colina pode ser sintetizada endogenamente, mas isso exige uma reação de transmetilação que envolve metionina. Na falta desses dois aminoácidos, os triglicerídios não podem ser exportados do fígado através das VLDL e se acumulam.
A metionina é um aminoácido essencial, também formada endogenamente através da metilação da homocisteína, é necessária para a síntese de proteínas e fornecimento de grupamentos metila. É precursora da S- adenosilmetionina, molécula doadora de grupamentos metila em praticamente todas as reações biológicas de metilação, dentre elas a formação de fosfatidilcolina. A metionina também é precursora da cisteína, um dos aminoácidos que compõe a glutationa, molécula que combate os radicais livres gerados por diversas reações, entre elas a oxidação de etanol à acetaldeído. Estudo realizado em ratos demonstrou que a administração de metionina normalizou a atividade de algumas enzimas e aumentou os níveis hepáticos de glutationa.

INDICAÇÕES – ENTEROFIGON


Enterofigon é um medicamento composto por colina e metionina e é indicado como suplemento de aminoácidos.

CONTRA-INDICAÇÕES – ENTEROFIGON

Enterofigon é contra- indicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, crianças menores que 12 anos, durante a gravidez e lactação.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS – ENTEROFIGON


Pacientes com homocistinúria, cirrose e doenças cardiovasculares: conversar com o médico antes de iniciar o uso de Enterofigon. Informar ao médico sobre qualquer medicamento que esteja tomando, antes do início ou durante o tratamento.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – ENTEROFIGON

A metionina pode diminuir a ação da levodopa. Apesar de não serem relatadas outras interações medicamentosas, informe seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

REAÇÕES ADVERSAS – ENTEROFIGON


Podem ocorrer reações desagradáveis, tais como: náuseas, vômitos, sonolência e desconforto gastrintestinal. Em caso de aparecimento de reações indesejáveis, seu médico deverá ser informado.

ALTERAÇÕES DOS EXAMES LABORATORIAIS – ENTEROFIGON

Não são conhecidas alterações significativas.

POSOLOGIA – ENTEROFIGON


Flaconete: 2 flaconetes (totalizando 20 ml), 3 vezes ao dia, antes das refeições. Pode ser diluído em água.
Solução oral: 2 colheres de sobremesa (totalizando 20 ml), 3 vezes ao dia, antes das refeições.
Também pode ser diluído em água.

SUPERDOSAGEM – ENTEROFIGON

Em caso de ingestão acidental de dose muito acima das preconizadas, procurar um médico imediatamente. A ingestão excessiva de colina pode causar hipotensão, com evidência corroborativa de efeitos colaterais colinérgicos (por exemplo: suor e diarréia) e odor corporal piscoso.

PACIENTES IDOSOS – ENTEROFIGON


Pacientes idosos podem ter sua sensibilidade alterada com a idade. Recomenda- se o uso sob prescrição médica.

Data de fabricação, data de vencimento e lote
Vide cartucho.

VENDA SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA

SAC 0800 704 9001
KLEY HERTZ S.A – Indústria e Comércio Rua Comendador Azevedo, 224 – P. Alegre – RS
Farmacêutica Resp.: Paula Carniel Antonio
CRF- RS 4228 – Reg. no M.S. nº 1.0689.0014
C. N. P. J. nº 92.695.691/0001- 03
INDÚSTRIA BRASILEIRA

LABORATÓRIO

KLEY HERTZ S.A – Indústria e Comércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *