Princípio ativo: furazolidonaEnterocolil

Indicações de Enterocolil

Tratamento de giardíase e das enterites e disenterias causadas pela maioria das espécies e raças suscetíveis da Salmonella, Shigella, Escherichia, Proteus, Staphyloccus e organismos classificados como colibacilares e enterocócicos.

Efeitos Colaterais de Enterocolil

Foram relatadas algumas reações de hipersensibilidade à furazolidona, como queda da pressão arterial, urticária, febre, artralgia e erupção cutânea. Ocasionalmente podem ocorrer náusea, vômito, dor de cabeça e mal-estar que podem ser minimizados ou eliminados com a redução da dosagem ou suspensão do tratamento.

Como Usar (Posologia)

Crianças até 6 anos: 1 colher das de chá, 2 vezes ao dia durante 7 dias consecutivos; adultos: 4 colheres das de chá, 2 vezes ao dia durante 7 dias consecutivos; aconselha-se a ingestão pela manhã após o café da manhã e à noite antes de deitar-se, ou a critério do médico assistente. – Observação: o produto tinge a urina de cor amarelo-castanha, o que não traduz qualquer fato indesejável. Superdosagem: em caso de ingestão acidental excessiva, proceder à lavagem gástrica, uso de carvão ativado e manutenção dos sinais vitais. Pacientes idosos: devem ser tomadas as mesmas precauções para as demais idades.

Contra-Indicações de Enterocolil

A ingestão de álcool deve ser evitada durante e por 4 dias posteriores ao fim do tratamento, para que não ocorram reações semelhantes às que podem surgir com o dissulfiram. Em geral, as drogas inibidoras da monoaminoxidase, alimentos que contenham tiramina (queijos, cervejas, vinhos, produtos fermentados) e aminas simpaticomiméticas que atuem indiretamente (fenilefedrina, efedrina, anfetaminas) são contra-indicados ou devem ser usadas com cautela em pacientes aos quais se esteja administrando a furazolidona. Da mesma forma, sedativos, anti-histamínicos, tranqüilizantes e narcóticos devem ser usados em doses reduzidas e com cautela. Sensibilidade à furazolidona ou a qualquer dos componentes da formulação.

Precauções

Gravidez: a segurança da furazolidona durante a gravidez não foi estabelecida. Estudos em animais, entretanto, não mostraram evidência de teratogenicidade mesmo depois de ter-se administrado a furazolidona por longos períodos e em doses muitos superiores às recomendadas para o homem. Não há informações clínicas sobre possíveis efeitos adversos para o feto ou para o recém-nascido. – Interações medicamentosas: a ingestão do produto pode causar o aumento da ação de alguns medicamentos, tais como, sedativos, anti-histamínicos, tranqüilizantes e narcóticos que devem ser usados com cautela e ter suas doses reduzidas. Inibe os efeitos da monoaminoxidase.

Apresentação

Suspensão em frascos com 60 ml.

Composição

Cada colher das de chá (5,0ml) contém:furazolidona 50,0 mg; sacarose 205,00 mg; sacarina 3,00 mg; fosfato tribásico 250,00 mg; hidroxipropilcelulose 400,00 mg; goma xantan 3,00 mg; essência de caramelo 3,20 mg; nipagin 0,20 mg; nipasol 0,10 mg; água purificada q.s.p. 15,00 m.

Laboratório

Quimioterápica Brasileira Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *