Princípio ativo: cefadroxila

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Drocef
Classe terapêutica dos Antibioticos Sistemicos
Princípio ativo Cefadroxil.

Indicações de Drocef

O cefadroxil esta indicado no tratamento de infeccoes causadas por microorganismos sensiveis; testes de sensibilidade e cultura deverao ser realizados antes do inicio da terapia, estudo renal deve ser executado quando indicado.

Efeitos Colaterais de Drocef

Sintomas de colite pseudomembranosa podem surgir durante antibioticoterapia. nausea e vomito tem sido raramente relatados. a administracao com alimentos diminui a nausea e nao prejudica a absorcao. diarreia tem tambem ocorrido, hipersensibilidade alergica na forma de erupcao, urticaria e angioedema tem sido observados. suas reacoes desaparecem com a suspensao da droga. outras reacoes tem incluido prurido genital, moniliase genital, vaginite, neutropenia transitoria moderada e elevacoes discretas na transaminase serica. a sindrome de stevens-johnson tem sido raramente relatada.

Como Usar (Posologia)

Drocef (cefadroxil) e acido estavel e pode ser administrado oralmente sem levar em consideracao as refeicoes. a administracao com alimentos pode ser util em diminuir potenciais queixas gastrintestinais, ocasionalmente associadas com terapia cefalosporinica oral. adultos: 1 a 2 g por dia, fracionados em 2 tomadas de 12 em 12 horas. em algumas patologias, a criterio medico. drocef podera ser administrado de 1 a 2 g em dose unica diaria. criancas: a dose diaria recomendada para criancas e de 25-50 mg/kg/dia em doses divididas (a cada 12 horas). cuidados na administracao: no tratamento de infeccoes estreptococicas beta-hemoliticas, a dose terapeutica de drocef devera ser administrada por pelo menos 10 dias. para o tratamento da faringite ou tonsilite estreptococica beta-hemolitica tanto em adultos quanto em criancas, drocef (cefadroxil) pode ser administrado na dosagem usual, em doses divididas em 2 tomadas a cada 12 horas ou em dose unica diaria. em pacientes com disfuncao renal, a dose de cefadroxil devera ser ajustada de acordo com as taxas de clearance de creatinina para evitar acumulo da droga. o seguinte esquema e sugerido: em adultos, a dose inicial e de 1.000 mg de drocef e a dose de manutencao (baseada na taxa do clearance de creatinina [ml/min/1,73 m2]) e 500 mg nos intervalos de tempo a seguir relacionados: clearance de creatinina/intervalo de doses: 0 10 ml/min/36 horas; 10 – 25 ml/min/24 horas; 25 – 50 ml/min/12 horas. pacientes com taxas de clearances de creatinina acima de 50 ml/min. podem ser tratados como se fossem pacientes com funcao renal normal.

Contra-Indicações de Drocef

E contra-indicado em pacientes com historia de hipersensibilidade as cefalosporinas. usar com cautela quando da administracao na gestacao e lactacao.

Precauções

Em pacientes alergicos a penicilina, as cefalosporinas deverao ser usadas com grande cautela. ha evidencias clinicas e laboratorial de alergenicidade cruzada parcial entre as penicilinas e cefalosporinas, e ha casos de pacientes que apresentam reacoes a ambas as drogas. pacientes com comprometimento de funcao renal devem ter posologia reduzida entre as doses aumentadas. pode ocorrer reacao de coombs ou glicosumia falso-positivas. – conduta na superdosagem: sinais e sintomas: os sintomas de uma superdosagem oral podem incluir: nauseas, vomitos, dor epigastrica, diarreia e hematuria. se outros sintomas surgirem e provavel que sejam secundarios a doenca concomitante a uma reacao alergica ou aos efeitos toxicos de outra medicacao. ao tratar uma superdosagem, considerar uma superdose de multiplas drogas no paciente. nao sera necessario a descontaminacao gastrintestinal, a menos que tenha sido ingerida uma dose 5 a 10 vezes a dose normal.

Apresentação

Caixa com 8 capsulas. frasco com 80 ml.

Composição

Cada capsula de 500 mg contem cefadroxil monoidratado 515 mg. cada 5 ml de suspensao contem cefadroxil monoidratado 250 mg.

Laboratório

Billi Farmacêutica Ltda

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Ambezetal, Amicacina, Amikin, Amoxil, Ampicil

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Cefadroxil (genérico)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.