Princípio ativo: dipironaDipirona Sódica 500 mg

Composição – DIPIRONA SÓDICA

cada ml ou comprimido contém: dipirona sódica500 mg. Excipientes gotas: metabissulfito de sódio, EDTA sódico, sorbitol, água purificada. Excipiente injetável: água para injeção. Excipientes comprimidos: amido, polividona, álcool etílico.

Posologia e Administração – DIPIRONA SÓDICA

adultos e adolescentes acima de 15 anos: 1 a 11/2 comprimido ou 20 a 30 gotas ou 2 a 5 ml via IM ou IV 4 vezes ao dia, ou a critério médico. De 5 a 11 anos: 1/2 comprimido ou 5 a 25 gotas ou 0,4 a 1,0 ml via IM ou IV 4 vezes ao dia, ou a critério médico. Em crianças menores a posologia deve ser ajustada a critério médico.

Precauções – DIPIRONA SÓDICA

o produto pode produzir reações idiossincrásicas, caracterizadas com neutropenia e/ou agranulocitose. Recomenda- se, pois, o controle sanguíneo nos tratamentos prolongados. O uso em idosos (acima de 65 anos) requer prescrição e acompanhamento médico. – Interações medicamentosas: o uso de dipirona com clorpromazina, pode provocar hipotermia grave. Não deve ser usado com bebidas alcoólicas porque o efeito do álcool pode ser potencializado. Não deve ser usado com ciclosporinas devido à redução do nível sanguíneo desta.

Reações adversas – DIPIRONA SÓDICA

o uso de pirazolonas, incluso a dipirona, pode ocasionar efeitos indesejáveis que vão desde simples alergias até depressão de granulocitopoiese e agranulocitose que pode ser fatal.

Contra-Indicações – DIPIRONA SÓDICA

portadores de nefrites crônicas e no glaucoma de ângulo estreito entre a íris e a córnea, discrasias sanguíneas, durante a gravidez, a pacientes com doenças metabólitas, tais como: porfiria hepática e deficiência congênita de glicose- 6-fosfato desidrogenase e a pacientes com hipersensibilidade aos derivados pirazolônicos. No uso concomitante com ciclosporinas, clorpromazina e bebidas alcoólicas.

Indicações – DIPIRONA SÓDICA

analgésico e antipirético, uso habitual em estados febris e dolorosos.

Apresentação – DIPIRONA SÓDICA

caixa com 50 ampolas de 2 ml e caixa com 50 ampolas de 5 ml; gotas em frasco de 10 ml e caixas com 25 envelopes de 4 comprimidos.

LABORATÓRIO

NEO QUIMICA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.