Princípio ativo: simeticona

Dimezin

simeticona

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Comprimido 40mg

Embalagem contendo 20 comprimidos.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO ORAL

COMPOSIÇÃO

Cada comprimido contém:

simeticona………40mg

Excipiente q.s.p………1 comprimido

Excipientes: lactose, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, fosfato de cálcio dibásico, dióxido de silício e estearato de magnésio.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação do medicamento: Dimezin® atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, rompendo as bolhas que retêm os gases e que provocam flatulências e dores. Assim, os gases são eliminados mais facilmente, diminuindo o desconforto causado por eles.

Indicações do medicamento: Dimezin® é indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. O acúmulo de gases no estômago e no intestino chama-se flatulência, ou seja, incômodo, estufamento, dor ou cólicas no abdome. A eliminação dos gases aliviam estes sintomas. Dimezin® também pode ser usado como medicação auxiliar em exames médicos como na endoscopia digestiva, e no preparo dos pacientes para radiografia do abdome.

Riscos do medicamento:

CONTRA-INDICAÇÕES: DIMEZIN® NÃO DEVE SER UTILIZADO POR PESSOAS ALÉRGICAS OU SENSÍVEIS A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FÓRMULA.

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES: COMO O DIMEZIN® É BEM TOLERADO, NÃO HÁ ADVERTÊNCIAS OU RECOMENDAÇÕES ESPECIAIS SOBRE O SEU USO.

Interações medicamentosas: Não são conhecidas interações de Dimezin® com outros medicamentos ou alimentos. Não há recomendações especiais para pacientes idosos e crianças.

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.

Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

Não há contra-indicação relativa a faixas etárias.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Modo de uso: Você deve engolir o comprimido com um pouco de água.

Aspecto físico: Comprimido circular de cor branca.

Características Organolépticas: Os comprimidos de Dimezin®, não apresentam características organolépticas marcantes que permitam sua diferenciação em relação a outros comprimidos. Posologia: Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia, às refeições. Essa dose poderá ser aumentada à critério médico.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DE SEU CIRURGIÃO-DENTISTA.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).

Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

REAÇÕES ADVERSAS: A SIMETICONA NÃO ENTRA NO ORGANISMO, ATUANDO SOMENTE DENTRO DO APARELHO DIGESTIVO, E É TOTALMENTE ELIMINADA NAS FEZES, SEM ALTERAÇÕES. DESSA MANEIRA, NÃO COSTUMA PROVOCAR REAÇÕES INDESEJÁVEIS NO ORGANISMO. VOCÊ DEVE INFORMAR AO SEU MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS, OU SEJA, EFEITOS DIFERENTES DO ESPERADO.

Conduta em caso de superdose: Não se espera que ocorram sintomas causados pelo uso exagerado de simeticona, pois este medicamento não entra no organismo.

Caso você, acidentalmente, use Dimezin® em uma quantidade maior do que a recomendada, você deve procurar um médico imediatamente.

Cuidados de conservação e uso: O produto deve ser mantido em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e umidade.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Características farmacológicas: Dimezin®, que é a simeticona, é um silicone antiespumante, que apresenta ação antiflatulenta, aliviando o mal-estar gástrico causado pelo excesso de gases.

Um dos problemas mais comuns enfrentados pelos médicos na prática diária é o das queixas sobre excessos de gases intestinais e a distensão abdominal por eles causada, devido à aerofagia.

Sob a forma de gotas, Dimezin® torna-se valioso no tratamento das cólicas intestinais dos lactentes. Também sob essa forma torna-se fácil a administração aos pacientes acamados no pós-operatório.

Dimezin® atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas que retêm os gases. Uma vez livres os gases são facilmente eliminados por eructações ou flatos.

Resultados de eficácia: Utilização da simeticona na prevenção do desconforto abdominal pós-operatório: Um estudo duplo cego foi realizado em pacientes com secção cesariana para estudar o efeito da simeticona sobre os sinais subjetivos e objetivos de distensão por gás durante o período pós-operatório. Os resultados obtidos com a simeticona demonstraram uma redução significativamente alta das reclamações subjetivas analisadas (náusea, vômitos, meteorismo, desconforto no estômago, dores abdominais) assim como movimentos peristálticos e flatulência em relação ao placebo.

Com base nos resultados obtidos e considerando a não-toxicidade da droga, sua característica de ser inerte quimicamente, boa tolerância e uso simples, os autores consideraram a simeticona muito útil na prevenção da terapia do desconforto pós-operatório devido ao acúmulo de gás e distinção gastrintestinal após secção cesariana.

Eficácia da simeticona na melhora da visibilidade durante a colonoscopia: A solução oral de fosfato de sódio é melhor tolerada do que o polietilenoglicol na preparação dos pacientes para colonoscopia, entretanto, a visibilidade do lúmem é prejudicada devido a presença de bolhas. Os resultados demonstraram que trinta pacientes no grupo placebo e apenas um no grupo da simeticona apresentaram bolhas significativas

1). Adicionalmente, a contagem média de bolhas foram maiores no grupo placebo em cada região do cólon.

O estudo indicou que a administração de simeticona com preparação oral de fosfato de sódio pode melhorar a visibilidade do cólon diminuindo a presença de bolhas. O aumento da qualidade na visualização do cólon pode melhorar a detecção de lesões patológicas.

Indicações: Dimezin® está indicado no caso de excesso de gases no aparelho gastrintestinal constituindo incômodo, motivo de dores ou cólicas intestinais, tais como: meteorismo, eructação, borborigmos, aerofagia, pós-operatório e convalescença, distúrbios fermentativos intestinais.

É indicado ainda no preparo intestinal dos pacientes para radiografia do abdome para reduzir o número de bolhas no trato gastrintestinal e sombras. Similarmente, a preparação para colonoscopia e gastroscopia envolve a administração de simeticona, que, por sua ação antiespumante, melhora a visibilidade, como resultado da redução da presença de bolhas no cólon que podem dificultar a detecção de lesões na mucosa do trato gastrintestinal.

CONTRA-INDICAÇÕES: DIMEZIN® É CONTRA-INDICADO PARA PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FÓRMULA.

Modo de usar e cuidados de conservação depois de aberto: Você deve engolir o comprimido com um pouco de água.

O produto deve ser mantido em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e umidade.

Posologia: Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia, às refeições. Essa dose poderá ser aumentada à critério médico.

ADVERTÊNCIAS: NÃO HÁ ADVERTÊNCIAS OU RECOMENDAÇÕES ESPECIAIS SOBRE O USO DE DIMEZIN®.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco: Não há recomendações especiais para pacientes idosos e crianças.

Interações medicamentosas® Não são conhecidas interações de Dimezin com outros medicamentos ou alimentos.

REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS:

DIMEZIN® É FISIOLOGICAMENTE INERTE E DESPROVIDO DE TOXICIDADE. APÓS ADMINISTRAÇÃO ORAL, A SIMETICONA É ELIMINADA PELAS FEZES DE FORMA INALTERADA.

Superdose: Não se espera que ocorram sintomas consequentes da superdose de simeticona, pois este fármaco não é absorvido. Entretanto, caso ocorra ingestão acidental excessiva, consulte um médico.

Armazenagem: O produto deve ser mantido em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e umidade.

N° do lote e data de fabricação: VIDE CARTUCHO

Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva CRF-GO n° 2.659 M.S. no 1.0370.0208

LABORATÓRIO

TEUTO BRASILEIRO S/A.

CNPJ – 17.159.229/0001-76 VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 – DAIA CEP 75132-140 – Anápolis – GO Indústria Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.