Princípio ativo: oximetazolinaDesfrin

Indicações de Desfrin

Vasoconstritor, para reduzir o edema e a hipersecreção da mucosa nasal, conseqüentes à vasodilatação ocasionada por infecções, processos alérgicos e alterações vasomotoras que acometem as vias aéreas superiores.

Efeitos Colaterais de Desfrin

Embora oximetazolina seja normalmente bem tolerada, podem ocorrer irritação e ardor local, ressecamento da mucosa nasal, espirros, cefaléia, tontura, insônia e raramente palpitação. Esses efeitos pouco freqüentes costumam ser leves e transitórios.

Como Usar (Posologia)

Adultos e crianças acima de 6 anos: instilar 1 a 3 gotas ou nebulizações em cada narina, pela manhã e à noite. A aplicação ao deitar proporciona uma retração da mucosa nasofaríngea durante toda a noite. – Superdosagem: o cloridrato de oximetazolina pode causar intoxicações em crianças em caso de superdosagem ou ingestão acidental. Há depressão do sistema nervoso central, com sedação ou mesmo coma, e hipotermia acompanhada de hipotensão ou choque. O tratamento é feito com lavagem gástrica e carvão, infusão de plasma (ou substitutivos plasmáticos), oxigênio, calor e nos casos graves, intubação e respiração artificial.

Contra-Indicações de Desfrin

Hipersensibilidade à oximetazolina ou a qualquer componente da fórmula. Doença cardíaca, hipertensão, diabete, doença da tireóide ou dificuldade de urinar por aumento da próstata, salvo se prescrito por médico.

Precauções

O frasco de oximetazolina deve ser usado por apenas uma pessoa, a fim de evitar disseminação de infecções. O uso prolongado ou excessivo do produto pode, eventualmente, ocasionar congestão de rebote. Gravidez: não está plenamente estabelecida a segurança do emprego de oximetazolina em gestantes. Por isso não se recomenda utilizá-la durante a gravidez. Em crianças, o uso de doses excessivas pode provocar sedação, tornado-as sonolentas e desanimadas. – Interações medicamentosas: como todas as aminas simpaticomiméticas, a oximetazolina deve ser usada com extrema cautela em pacientes sob tratamento com inibidores da monoaminoxidase, em virtude da possibilidade de ocorrência de crise hipertensiva.

Apresentação

Solução nasal adulto em frasco vaporizador de 10 ml.

Composição

Cada ml da solução nasal 0,05% contém:cloridrato de oximetazolina 5 mg. Veículo q.s.p. 10 ml.

Laboratório

União Quím. Farm. Nacional S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.