Princípio ativo: adapaleno

C2 – Retinoicos – Receituário de controle especial

Dalap

Laboratório

Aché

Apresentação de Dalap

Dalap (adapaleno) 0,1%. emb. c/ bisn. c/ 30g.

Dalap – Indicações

Dalap (adapaleno) é indicado para o tratamento de acne vulgaris da face, tórax ou das costas, onde predominem comedões, pápulas e pústulas.

Contra-indicações de Dalap

Dalap (adapaleno) é contra-indicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade ao adapaleno ou a qualquer componente do medicamento.

Advertências

O uso do medicamento deve ser interrompido se ocorrer reação de hipersensibilidade ou irritação. O medicamento não deve ser aplicado na pele lesada (com cortes e abrasões), queimada pelo Sol ou com eczema, e não deve ser utilizado por pacientes com acne grave envolvendo áreas extensas da pele. Deve ser evitado o contato com os olhos, lábios, nariz e membranas mucosas. A exposição ao Sol ou a lâmpadas ultra-violetas deve ser minimizada durante o tratamento com o medicamento. Os pacientes que se expõem muito ao Sol ou que apresentem muita sensibilidade devem ter cautela no uso do medicamento. Pacientes com queimadura solar devem ser advertidos a não utilizar o medicamento até a completa recuperação da pele.

Uso na gravidez de Dalap

Categoria C de risco na gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgiãodentista.

Interações medicamentosas de Dalap

O adapaleno possui um potencial de produzir irritação local em alguns pacientes, desta forma o uso concomitante com outros medicamentos potencialmente irritantes (medicamentos ou sabonetes abrasivos, sabonetes ou cosméticos com forte efeito secativo e medicamentos com alta concentração de álcool ou fragrância) deve ser feito com cautela. Tratamento anti-acne cutâneo tais como eritromicina (até 4%), fosfato de clindamicina (até 1% como base) ou gel aquoso de peróxido de benzoíla (até 10%) podem ser usados pela manhã quando Dalap (adapaleno) for usado à noite, uma vez que não ocorre degradação mútua ou irritação cumulativa. Um cuidado maior deve ser tomado ao se usar preparações contendo resorcinol, súlfur ou ácido salicílico em combinação com Dalap (adapaleno). O adapaleno é pouco absorvido através da pele, sendo improváveis as interações com medicamentos de uso sistêmico.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Dalap

Algumas reações adversas como eritema, prurido, descamação e queimação podem ocorrer em 10-40% dos pacientes. Prurido ou queimação imediatamente após a aplicação também ocorrem em aproximadamente 20% dos pacientes. Todas as reações adversas são reversíveis com a descontinuação do tratamento.

Dalap – Posologia

Dalap (adapaleno) deve ser aplicado uma vez ao dia sobre a área afetada, antes de deitar. A resposta ao tratamento deve ser observada após 4-8 semanas do uso do medicamento, obtendo-se melhora adicional no decorrer de 3 meses do tratamento. A segurança cutânea do medicamento foi demonstrada em estudos com 6 meses de duração.

Superdosagem

O medicamento destina-se exclusivamente para uso cutâneo e não deve ser ingerido. A aplicação excessiva não produz resultados terapêuticos mais eficazes, e pode causar vermelhidão acentuada, descamação ou desconforto cutâneo. A dose oral aguda para produzir efeitos tóxicos em camundongos deve ser superior a 10g/Kg. Entretanto, em caso de ingestão acidental, deve-se considerar o esvaziamento gástrico, a menos que a dose ingerida seja pequena. A ingestão crônica do medicamento pode levar a efeitos adversos associados com o consumo excessivo de Vitamina A oral.

Dalap – Informações

O adapaleno é um composto tipo retinóide, quimicamente estável, que demonstrou possuir propriedades antiinflamatórias em modelos de inflamação in vitro e in vivo. O adapaleno é essencialmente estável ao oxigênio e à luz e é quimicamente não reativo. Tal como a tretinoína, liga-se aos receptores nucleares específicos do ácido retinóico, mas difere da tretinoína por não se ligar às proteínas de ligação citossólicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.