Princípio ativo: vitamina b12Cronobê
Laboratório
Biolab
Apresentação de Cronobê
sol. inj. 5000 mg cx. c/ 2 amp.
Cronobê – Indicações
Cronobê encontra suas indicações eletivas nas neuro-artropatias, neurites, nevralgias, hepatopatias, inclusive as de caráter grave e, em geral, em todos os casos em que é oportuno o emprego da vitamina B12 em doses elevadas com efeito prolongado.
Contra-indicações de Cronobê
Em pacientes que apresentam hipersensibilidade às cobalaminas e em pacientes com doença de Leber.
Advertências
Pacientes que não toleram as cobalaminas de origem natural nos alimentos, podem não tolerar a cobalamina cronoativa. Dependendo da condição em que se encontra o paciente, recomenda-se o monitoramento nas concentrações de ácido fólico e vitamina B12; contagem de hematócrito, plaquetas e reticulócitos no plasma após 5 a 7 dias de tratamento; e determinação de potássio sérico nas primeiras 48 horas em pacientes com anemia megaloblástica. A vitamina B12 pode mascarar a deficiência de ácido fólico. A resposta clínica inadequada da vitamina B12 pode ocorrer na presença de infecção, doença renal, tumor ou deficiência concomitante de ácido fólico e ferro. O risco de câncer gástrico em pacientes com anemia perniciosa é alta. Recomenda-se o acompanhamento de câncer gástrico oculto em intervalos regulares.
Uso na gravidez de Cronobê
Não se conhece problemas com o uso de vitamina B12 cronoativa durante a gravidez nas doses preconizadas. Lactação Embora a vitamina B12 seja distribuída para o leite materno, não foi documentado problemas com o uso de vitamina B12 cronoativa nas doses preconizadas.
Interações medicamentosas de Cronobê
Doses altas e contínuas de ácido fólico podem reduzir as concentrações sangüíneas de vitamina B12. Interferência em Exames Laboratoriais: Os antibióticos podem interferir nos ensaios microbiológicos para determinação das concentrações sérica e eritrocitária de vitamina B12 no sangue, causando falsos resultados baixos.
Reações adversas / Efeitos colaterais de Cronobê
Raramente podem ocorrer rash cutâneo, pruridos ou sibilos após a administração parenteral. Nestes casos é importante a atenção médica tendo em vista a possibilidade de reação alérgica. A ocorrência de diarréia ou manifestações cutâneas são menos freqüentes e só requerem atenção médica se forem persistentes.
Cronobê – Posologia
Injeções intramusculares em intervalos de 10 dias. Em tratamento por ciclos de 3 ou mais semanas, as variações no ritmo das administrações e na duração do tratamento ficam a exclusivo critério médico.