Princípio ativo: prometazina

CremeFenergan OTC

MODELO DE BULA

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

CremeFenergan

prometazina

Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Creme a 2%. Bisnaga de 30 g.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO.

COMPOSIÇÃO

Cada bisnaga contém: prometazina ….. 0,6 g excipientes q.s.p ….. 30 g excipientes: ácido esteárico, lanette, colesterol, lanolina anidra, trolamina, glicerol, metilparabeno, propilparabeno, cumarina, essência de lavanda, água purificada.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação esperada do medicamento: CremeFenergan é um medicamento com propriedades antialérgicas, sob a forma de creme de uso cutâneo, empregado para o tratamento dos sintomas locais de alergias (especialmente em picadas de insetos) e nas irritações da pele de diversas origens.

Cuidados de armazenamento: CremeFenergan deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).

Prazo de validade: vide cartucho. Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Nunca use medicamentos com o prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à sua saúde. Antes de utilizar o medicamento, confira o seu nome na embalagem, para não haver enganos. Não utilize CremeFenergan caso haja sinais de violação e/ou danificações na embalagem.

Gravidez e lactação: Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando.

CremeFenergan OTC

Cuidados de administração: CremeFenergan deve ser aplicado em uma área limpa e livre de sujidades. Aplique o creme de forma uniforme. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas: CremeFenergan tem ação antialérgica. Embora raramente, podem ocorrer reações desagradáveis como sensibilização da pele, principalmente após uso prolongado ou exposição a raios solares. Deve-se evitar a exposição ao sol ou à luz artificial durante ou logo após o tratamento com CremeFenergan. Caso ocorra qualquer reação indesejável, informe ao seu médico, que ele lhe dará a orientação adequada.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contra-indicações e precauções: Este produto é contra-indicado para alguns tipos específicos de inflamações ou infecções de pele. Também é contra-indicado em casos de hipersensibilidade à prometazina ou a qualquer componente da fórmula.

A prometazina não deve ser utilizada em crianças menores de dois anos devido ao risco de depressão respiratória fatal.

NÃO TOME REMÉDIOS SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

CremeFenergan é um medicamento cujo princípio ativo, a prometazina, é uma substância de síntese pertencente à classe dos produtos dermatológicos anti-histamínicos H1 e antipruriginosos. O produto é dotado de propriedades antialérgicas e antipruriginosas.

INDICAÇÕES

CremeFenergan é um anti-histamínico de síntese, indicado em pruridos de várias etiologias, picadas de insetos e processos alérgicos tópicos.

CONTRA-INDICAÇÕES

CremeFenergan é contra-indicado em casos de dermatoses infectadas ou irritadas, eczemas e lesões exsudativas.

CremeFenergan OTC

Também é contra-indicado em casos de hipersensibilidade à prometazina ou a qualquer componente da fórmula.

A prometazina é contra-indicada para o uso em crianças menores de dois anos (ver item Advertências).

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS

Como é possível a sensibilização cutânea em virtude da presença da prometazina, deve-se evitar o uso muito freqüente ou muito prolongado de CremeFenergan, bem como o seu emprego em lesões exsudativas da pele. Deve-se evitar exposição ao sol ou à luz artificial durante ou logo após o tratamento, devido ao risco de fotossensibilização. O prurido é apenas um sintoma, e exige a pesquisa e identificação de sua etiologia e tratamento apropriado. Considerando os potenciais alergisantes dos componentes da fórmula deste medicamento, recomenda-se avaliar a relação risco-benefício antes de se iniciar o tratamento com CremeFenergan. O uso de prometazina deve ser evitado em crianças e adolescentes com sinais e sintomas sugestivos da Síndrome de Reye.

A prometazina não deve ser utilizada em crianças menores de dois anos devido ao risco de depressão de depressão respiratória fatal.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Em casos de sensibilização comprovada à prometazina contida no creme, deve-se considerar as reações de sensibilidade cruzada que podem ocorrer após administração de fenotiazínicos sistêmicos.

REAÇÕES ADVERSAS

Sensibilização cutânea e fotossensibilização.

Foram relatados casos muito raros de reações alérgicas, incluindo urticária, “”rash””, prurido e anafilaxia.

POSOLOGIA

Aplique o creme sobre a área afetada, espalhando-o em camada fina sobre a pele, 3 a 4 vezes por dia.

CremeFenergan OTC

SUPERDOSAGEM

Não são conhecidos casos de superdose decorrente do uso tópico da prometazina.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMASPROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

MS n° 1.1300.0320

Farm. Resp. Antonia A. Oliveira CRF-SP nº 5.854

Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.

Rua Conde Domingos Papais, 413 Suzano – São Paulo CEP: 08613-010

C.N.P.J. 02.685.377/0008-23 Indústria Brasileira IB011205B

Atendimento ao Consumidor: 0800 – 7030014 www.sanofi-aventis.com.br

NÚMERO DE LOTE -DATA DE FABRICAÇÃO -VENCIMENTO: VIDE CARTUCHO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.